Dúvidas dos leitores

Esse post vai ser um cantinho para o leitor tirar dúvidas. Aqui você vai encontrar uma lista com as perguntas e respostas para as dúvidas mais frequentes que eu recebo e também vai poder deixar a sua pergunta nos comentários, caso não tenha achado a resposta no blog.

Por favor coloquem suas perguntas aqui ao invés de me mandar um email assim fica de referência para todos.

Eu não sei tudo mas posso tentar te ajudar a achar a informação que precisa. Com o tempo vou adicionando mais perguntas à lista e dependendo das dúvidas posso até fazer posts!

dúvidas-1

Como ir do aeroporto para o centro de Toronto usando o transporte público?

Há duas opções: o UP Express, o ônibus convencional e o ônibus da GO.

O Up Express é um trem que te leva do aeroporto ao centro da cidade em 25 minutos. Leia o tudo sobre ele no post Up Express, a maneira mais rápida de ir do aeroporto ao centro de Toronto.

O TTC tem duas rotas diurnas, o 192 Airport Rocket que faz o trajeto entre o aeroporto e a estação de metrô da Kipling e o 52A Lawrence West que faz o trajeto entre o aeroporto e as estações da Lawrence West e Lawrence . Há também dois ônibus noturnos, o 300A Bloor-Danforth 332 Eglinton West. Confira os horários no site do TTC.

A GO também disponibiliza uma rota, a 34 Airport/ North York. Consulte os horários no site da GO.


Onde posso comprar chip pré-pago para colocar no meu celular? 

Todas as operadoras de celular do Canadá estão listadas aqui.


Posso comprar chips de operadoras de celulares canadense pela internet e mandar entregar no Brasil?

No momento não.


Onde comprar enxoval de bebê?

Veja meu Guia de Compras: enxoval e produtos para crianças em Toronto


Que tipo de alimentos estão disponíveis para bebês no Canadá? O que é permitido trazer na mala?

A explicação está nesse post sobre Alimentação para bebês no Canadá


Como faço para imigrar para o Canadá?

Fiz a minha documentação sozinha utilizando as instruções do site do Departamento de Imigração canadense tem todas as informações que você precisa para imigrar.


Se eu não tiver visto de residente os meus filhos poderão estudar? Qual a documentação necessária para efetuar a matrícula? 

Dá uma olhada no post FAQ: Matrícula e elegibilidade nas escolas elementares


Como faço para matricular meus filhos na escola? 

Passo-a-passo: Como matricular seu filho numa escola em Toronto


Como escolher uma escola para o meu filho?

O Fraser Institute faz uma avaliação das escolas e disponibiliza um ranking das escolas nas províncias de Ontário, Quebec, Alberta e British Columbia. Escrevi um post sobre as escolas em Ontário com algumas dicas sobre o assunto e como funciona.


Qual a melhor bairro para morar em Toronto?

Veja o post sobre os bairros de Toronto.


Tem produtos do Brasil em Toronto? Onde encontrar?

Sim, aqui temos muitos produtos brasileiros. Fiz uma lista completa dos locais onde é possível encontrar produtos brasileiros.


Qual o melhor College de Toronto?

A cidade possui vários Colleges, todos bons. Ao contrário das escolas primária e secundária, não existe um rank de Colleges. Mas existe um órgão que conduz pesquisas de satisfação com estudantes e empresas que contrataram profissionais recém formados. Veja no site http://www.collegesontario.org/http://www.collegesontario.org/


Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza, Twitter @BaianosNoPN e Google Plus Livi Souza

Foto: Domínio público

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

37 Resultados

  1. Eduardo disse:

    Ola, a um tempo atras eu passei por Toronto para um intercambio e amei a forma como o Canada é. Hoje com uma familia ( esposa e filho pequeno ) temos pensado bastante em sair do Brasil porem não sei como isso seria.

    Minha primeira duvida é sobre a adaptação de meu filho que tem 3 anos, pois ele vai muito bem aqui no Brasil, esta se desenvolvendo muito bem.

    A segunda duvida seria sobre as formas de imigrar, meu plano inicial seria fazer uma especialização ou mestrado, ou ate um novo curso profissionalizante.

    A terceira duvida seria sobre onde ir, quanto maior mais caro. Pensei em Nova Scotia mas nao sei se é a escolha certa.
    Poderia me ajudar com estas questoes?

    Atenciosamente
    Eduardo

    • Livi disse:

      Oi Eduardo,

      Em relação a adaptação, todas as famílias de brasileiros que conheço que vieram com filhos não tiveram problemas. Na verdade as crianças até se adaptaram mais rápido que os pais. Já escrevi alguns posts que podem te ajudar, sugiro começar por aqui.

      Sobre a forma como imigrar eu nem vou me arriscar a dar pitaco pois as leis mudam tão rápido que não consigo acompanhar. Você já pensou em falar com algum profissional de imigração? Pelo menos para fazer uma consulta e saber qual a melhor forma de imigrar no seu caso. Depois você decide se contrata o serviço ou faz seu processo sozinho. Se quiser indicação me fala que te mando por email.

      E sobre onde ir. Realmente as cidades maiores são mais caras mas elas também vão te oferecer mais oportunidades, tanto educacional como profissional. Você pode morar numa cidade próxima e ter um custo de vida menor do que se morasse na cidade maior. Por exemplo, há várias cidades num raio de menos de 1h de Toronto, onde você pode alugar ou comprar casa bem mais barato do que aqui e ainda desfrutar dos benefícios de estar na região de Toronto. Outro fator a considerar é o inverno, Vancouver possui um clima mais ameno, o resto, quanto mais ao norte mais frio e mais neve. Considere os fatores mais importantes para seu estilo de vida.

      Um abraço

  2. Amanda disse:

    Oi Livi!! Adorando o blog!!

    Eu e meu marido estamos com intenção de fazer college ai em Toronto e nossos filhos iriam conosco, a minha grande dúvida é: O meu filho mais novo é autista e queria saber se teríamos acesso a terapias ou como é o suporte aí no Canadá. Obrigada desde já. Beijos

    • Livi disse:

      Oi Amanda,

      Se o seu filho já estiver em idade escolar, ele terá suporte dentro da escola. O tipo de suporte vai depender de cada caso e dos recursos disponíveis na escola.

      Para outros serviços, olhei no site do Toronto Autism Services mas não há um explicação clara se é acessível para quem vem como estudante. Sei que tem para residentes, inclusive reembolso no caso de alguns serviços contratados pelos pais.

      Recomendo você entrar em contato diretamente com o Surrey Place, que é o local que administra os serviços para crianças autistas em Toronto, para explicar sua situação e tirar dúvidas.

      Beijos

  3. Olá!

    Estou me preparando para imigrar em Novembro, você tem dias de pechinchas que podem ser uteis para recem chegados ainda sem emprego (vamos ter que gastar o minimo possivel até começarmos a trabalhar)?

    Especificamente estou preocupada em acabar fazendo compras (para od ia a dia mesmo: comida, produtos de limpeza, etc) num supermercado super caro por desconhecer quais mercados tem mais oferta…

    Também me preocupo com a compra das roupas de inverno, a gente tem roupas que usamos durante períodos que passamos em países frios (já morei na Suiça e passei muito tempo trabalhando na Suécia), então acho que consigo me virar com elas um tempo até aparecer uma promoção por aí… será que acho promoção de roupas na Black Friday? Será que aguento esperar até o Boxing Day? O que vc acha?

    • Livi disse:

      Oi Amanda,

      Para as compras diárias eu recomendo o Walmart, No Frills e Fresh Co. Tem o Food Basics também mas não gosto muito.

      Tem um app chamado Flipp que você pode ver os panfletos de todos as lojas/mercados e comparar os preços. Dá para pegar cupons também. Tem outros apps legais que recomendo para economizar, veja aqui e aqui.

      Tem muita promoção na Black Friday mas se você for um dia antes pega a promoção e não tem fila. Ficando de olho há sempre promoções. Veja algumas dicas de compras aqui.

      Mas olha não economize nas botas de neve porque a pior coisa é ficar com o pé congelado. Sorrel é uma das melhores marcas.

      Beijos

  4. Daniela disse:

    Olá Livi, Estou indo no final do mês para Toronto com meu filho de 1 ano e 8 meses e queria saber se você conhece alguma empresa que faça transfer do Aeroporto para o hotel e que possua cadeirinha para o bebê. Obrigada

    • Livi disse:

      Oi Daniela,

      Vou te dar 3 opções para você decidir. A primeira é pegar um taxi com cadeirinha (é só pedir ao despachante na fila do taxi que ele chama – em inglês é car seat). A segunda é o Uber, que também dá para escolher no app se você precisa de uma cadeirinha. E a última é um brasileiro chamado Rafael Bastos que faz transfer mas não tenho certeza se ele tem a cadeirinha. O WhatsApp dele é +16477748524

      Beijos

  5. Daniellle disse:

    Oi Livi, estou adorando seu Blog. De todos que olhei aqui na net é o único que me sinto confiante e confortante (risos). Meu esposo está se inscrevendo para fazer um mestrado em uma escola de Design Gráfico em Toronto. O curso é de dois anos e teremos que ir com ele (eu e meu filho de 3 anos). Trabalho como Cheff de cozinha em um restaurante aqui em João Pessoa/PB e tenho dúvida se realmente vou poder conseguir e solicitar uma permissão de trabalho enquanto meu esposo estuda. Vi em alguns sites que será possível, mas queria saber de vc com sua experiência na cidade se isso ira ser possível realmente e se é fácil conseguir esse tipo de trabalho. Se vc já respondeu essa pergunta mais de mil vezes te peço desculpa (rs).
    Grande abç.

    Danielle.

    • Livi disse:

      Oi Danielle,

      Para ser bem sincera não estou bem por dentro das leis de imigração que mudam com frequência. Acho que em casos de mestrado e doutorado geralmente o cônjuge recebe uma permissão de trabalho.
      Quanto a achar emprego você pode demorar um pouco por não ter experiência canadense e provavelmente terá que começar como uma auxiliar e não a cheff principal até que eles te conheçam e confiem no seu trabalho.
      Se você quiser posso te passar um contato de uma profissional de imigração que pode te responder perguntas mais específicas sobre tipos de visto e processos.
      Beijos

      • Daniellle disse:

        Adoraria esse contato, Livi. Temos algumas dúvidas pontuais, principalmente pq meu esposo já fez faculdade no Canada e talvez, futuramente com o Mestrado facilite nosso processo de imigração. Desde já agradeço.

        beijos

  6. Andreia disse:

    ola, a escola está a pedir para matricular o meu filho na escola católica, os documentos de imigração, mas para eu pedir o visto de estudante para ele, tenho que provar que ele esta inscrito, quais são esses documentos de imigração que eles necessitam?

  7. Dea disse:

    Oi Livi, tudo bem? Começamos a pesquisa para alugar o nosso cantinho aí. Queria sua opinião em relação a: apartamento ou casa? Vc tem experiência com os dois? Pros e contras? Muito obrigada!

    • Livi disse:

      Oi Dea,

      Nunca morei em apartamento aqui mas acho que vai muito do gosto pessoal de cada um. Acho que se você quer mais espaço, quintal e jardim, a casa é mais legal. O prédio oferece conveniências que a casa não tem como o fato de não ter que dar manutenção do lado de fora, nem limpar neve no inverno. A maioria deles também tem piscina, academia e salão de festas. Para minha família o ponto negativo do prédio é a falta de espaço 😉
      Pense nesses pontos antes de decidir o que é melhor para você. Beijos

  8. Raquel disse:

    Ola Liv! Tenho acompanhado seu blog, pois pretendo passar 6 meses em Toronto para um doutorado sanduíche. Meu filho e marido irão também… Gostaria de saber como é para alugar imóvel… é necessário fiador? Uma moça disse em uma reportagem que teve dificuldade para alugar… Você poderia me dar alguma dica? Um abraço
    Raquel

    • Livi disse:

      Oi Raquel,

      Vai depender muito do proprietário.
      Tem uns que exigem o fiador, outros não. Eu já aluguei sem fiador antes de comprar minha casa. O cara pediu um credit check, uma carta dos nossos empregadores e o depósito do primeiro e último mês (que é normal).
      A dica que posso te dar é para explicar a sua situação e perguntar se ele aceita algum outro documento, ou pode fazer algum outro acordo. Se não aceitar tem que procurar outro que aceite, infelizmente.

  9. Dea Carneiro disse:

    Bom dia Livi,
    Parabens pelo seu blog! Desde que soube que ia pra Toronto comecei a acompanhar seu blog e estou adorando. Chego em Julho com minha filha de 3 anos ( moramos em Paris) mas meu marido ja esta ai.
    Gostaria de saber , vc tem um dentista pra nos indicar?

  10. Adeilda disse:

    Oi Livi, somos de Salvador e estamos ( eu e marido) programando para um intercâmbio de 4 semanas em Toronto. Pensamos durante esse período fazer bate – volta para Montreal, Ontario, Niágara ( nos fins de semana). Você sugere mais alguma coisa? Iremos entre 17 de agosto e 25 de setembro. Aguardamos sua ajuda!

  11. Glauci disse:

    Oi Liv, mega obrigada pelos esclarecimentos e ajuda.

    Eu queria entender melhor como funciona essa taxação do governo canadense.
    Vi na internet que residentes do país que viajam para outros países podem trazer mercadorias de acordo com o tempo de estadia x valor, o que não é o meu caso pois sou turista.

    A amazon canadense me atende, porém, meu marido é colecionador de quadrinhos e essas coisas específicas é melhor comprar nos EUA.
    A questão do frete não é muito relevante pra gente, a grande preocupação é o produto ficar retido e só podermos pegá-lo pessoalmente e com o pagamento da taxa.

    Procurei me informar sobre isso mas não consegui achar informações confiáveis.

    Por acaso vc tem algum artigo, ou informações que expliquem melhor como são tratadas as compras online feitas fora do Canadá? Até que valor não corremos o risco de ser taxado?

    Obrigada.

  12. Glauci disse:

    Oi Livi, td bem?
    Somos um casal com um filho de 4 anos e pretendemos conhecer Toronto em abril/maio.
    Já te acompanho faz um tempo pelo facebook e sempre estou por aqui fuçando a sua página.

    Conhecemos bem os EUA e pretendemos mudar um pouco nosso passeio de férias e ir para o canadá.

    Queria saber se vc indica algum hotel, pelo Centro de Toronto, que tenha cozinha.
    Por acaso vc conhece alguém,confiável, que alugue apartamento pelo airbn?

    Outra coisa, vc conhece alguém que faça serviço de fotografia para famílias? Sempre que viajamos, contratamos alguém pra tirar fotos de nós 3 juntos.

    Vc, Liv, oferece algum serviço (transfer, guia, fotografia…).

    Ahhh, última dúvida, a amazon americana entrega no Canadá sem burocracia? O frete costuma ser muito caro?

    Obrigada

    • Livi disse:

      Oi Glauci,
      Obrigado pelo contato. Que bom que as informações estão ajudando.
      Vou fazer uma lista com os hotéis e te passo depois. Tem vários bons no centro com cozinha.
      No momento eu não trabalho como guia nem faço transfer mas posso te ajudar com dicas pra montar seu roteiro. Vamos nos falando.
      A Amazon americana entrega alguns produtos no Canadá e o frete vai depender do que é. Se for uma coisa mais cara, o governo canadense pode cobrar taxas. Dá uma olhada na Amazon canadense pra ver se tem o que você quer. Ou talvez até outras lojas possam ter.
      Se eu puder te ajudar em mais alguma coisa me avisa. Beijos
      Beijos

  13. Bruno Yuri disse:

    Que blog excelente parabéns, eu tenho uma dúvida.
    Eu pretendo ir pro Canadá depois que eu me casar e forma na faculdade mas só que a minha namorada estuda letras português/inglês e a minha dúvida é, ela pode da aula no Canadá em algum dos idiomas que ela se forma?
    No Brasil temos aula de inglês durante a nossa formação, aí estuda alguma língua ah sim como nós aqui?
    Tem universidades que dão aula de português, espero que tire minhas duvidas que por sinal é mais de uma, parabéns pelo blog!

    • Livi disse:

      Olá Bruno,

      Ela pode dar aula particular sem problemas mas para lecionar numa instituição vai precisar fazer a equivalência de diploma.

      Nas escolas ensina-se o francês como segunda língua e em algumas católicas também tem aulas de italiano, espanhol ou português.

      Eu lembro que na época que eu estudava inglês, o Seneca College tinha cursos de português. Mas não tenho certeza se ainda oferece. Mas acredito que vários Colleges e Universidade deva oferecer aulas de português sim.

  14. Eliana disse:

    Oi! Você teria informações sobre escolas internacionais em Ontário? Há escolas públicas primárias com ensino da língua alemã?

  15. Ivany Varela disse:

    olá,primeiramente gostaria de lhe dar ps parabéns pelo blog, é de muita valia pra n´s turistas que desejamos passar um período no Canadá.Gostaria de solicitar sua ajuda no quesito estudos.Quero que minha filha faça o ensino médio em Toronto.Necessito que ela curse em uma escola pública, ela possui idade de 15 anos e é fluente.
    Não tenho condições de pagar programas de Homistey, tenho local pra ela ficar.Mas não sei por onde começar o processo. Possuímos visto de turistas.Será que vc se importa de clarear um pouco o assunto pra nós.iria nos ajudar muito.
    muito obrigada, Ivani Varela

    • Livi disse:

      Olá Ivany,

      Infelizmente apenas com visto de turista a sua filha não tem direito de estudar gratuitamente. Quando a pessoa fica sem status as escolas aceitam mas tem que esperar 6 meses. Eu expliquei com mais detalhes nesse post sobre elegibilidade Nas escolas. Boa sorte!

      • Ivany Varela disse:

        Eu entendi, portanto eu saliento que meu desejo é que ela estude em Toronto o nível de 2 grau que hoje seria o ensino médio, e pra isso gostaria de saber como faço, seria se possível em uma escola pública.
        eu posso pedir a escola que aplique um nivelamento de Inglês e logo com a aprovação solicitar seu visto de estudante?
        Minha dúvida seria por onde começar o processo.

        • Livi disse:

          Oi Ivany,

          Para entrar como estudante internacional, achei essas informações sobre formulário e taxas para solicitar matrícula na escola pública de Toronto no site da TDSB. Se desejar escolas católicas tem que olhar no TCDSB

  16. Glória helena S. barros disse:

    Bom dia! estive vasculhando seu blog em busca de opções de passeios de inverno na costa leste canadense . Já conheço alguns destinos como Mont tremblant, Blue Mountain, Quebec, Ottawa, Montreal. A pergunta é: conhece algum outro local? Seria na semana entre natal e ano novo, viajamos com uma bebê de 1 aninho. Obrigada

    • Livi disse:

      Olá Glória,

      Quanto vocês estão dispostos a dirigir e que tipo de passeio gostam? Eu sugiro cidades pequenas como Kingston pu Huntsville, aqui em Ontário. Niagara Falls é bem animada nessa época também, mesmo se vcs já conhecem. Em Quebec tem
      sherbrooke.

  17. Renato Leite Gomes disse:

    Parabens pelo seu blog. Vejo ele diariamente desde que decidimos nossa viagem para o Canada. Estamos indo na semana que vem. Ficaremos 6 dias em Toronto e 6 em Montreal e adjacencias. Sou Ortodontista e músico e gostaria muito de saber se tem dicas onde posso encontrar Dvds, BluRays, Vinis, de shows e bandas, usados ou novos, com precos especiais, pois quero aumentar minha coleção. Alguma loja ou local que possa me indicar? Se possivel me responda por email.Agradeço desde já.

    • Livi disse:

      Oi Renato,
      Eu indico você dar uma olhada no Yelp pois eu não sei muito sobre DVDs usados. Nesse site tem informações de Toronto e Montreal. Abs

Deixe um Comentário