Tudo sobre o PRESTO Card e os passes mensais do TTC

Com o objetivo de agilizar e unificar o sistema de transporte público, algumas cidades canadenses estão usando um serviço de pagamento eletrônico. Na região da Grande Toronto (GTA), Hamilton e Ottawa esse sistema é o PRESTO.

Atualmente o PRESTO funciona nos seguintes sistemas de transporte:

Como eu estou em Toronto, vou explicar alguns detalhes de como funciona aqui.

Onde comprar um PRESTO card e quanto custa

O cartão custa $6 e precisa ser carregado com no mínimo $10. Ele pode ser comprado nas máquinas em estações de metrô ou GO Transit, revendedores autorizados (inclusive Shoppers Drug Mart) e online no site prestocard.ca.

Lembrando que se você planeja comprar passes mensais, proteger o saldo do seu cartão em caso de perda, fazer autoreload ou renovação automática, é preciso criar uma conta online no  My PRESTO.

Crianças precisam de PRESTO card?

Crianças até 12 anos não pagam passagem em Toronto portanto, entram sem problemas no ônibus, street car e estações onde há um cobrador, sem a necessidade de apresentar cartão.

Porém, segundo o site do TTC, crianças entre 6 e 12 anos precisam ter o PRESTO, com cadastro infantil. Então temos que cadastrar o percil criança na Shoppers ou na central de atendimento do TTC (Davisville Station). Imagino que isso seja um requisito para as entradas onde há somente a catraca eletrônica,

Sei que em outras cidades as crianças pagam tarifa reduzida, só que aqui em Toronto elas andam de graça. Mesmo assim teremos que comprar o PRESTO por $6, mais crédito de $10. Ou seja, vamos pagar $16 para adquirir o PRESTO para uma criança que não paga passagem. Ridículo. Vou pegar um cartão zerado que tenho aqui e tentar transformá-lo em infantil. Vamos ver se funciona.

Vantagens de adquirir um PRESTO Card

Além de não precisar se preocupar em ter o dinheiro trocado ou tokens para pagar a passagem, nem com transfers, os passes mensais só estão disponíveis no PRESTO.

Outra coisa importante é que algumas entradas nas estações de metrô só aceitam o PRESTO. Como por exemplo, na Wilson, ao lado do estacionamento. Quem não tem cartão precisa dar a volta para poder entrar com dinheiro ou token.

Quem usa o cartão no TTC, paga $3 na passagem, ao invés de $3.25, e tem direito a usar o transporte ilimitadamente por 2h.

Também ganha desconto nas conexões entre TTC com GO ou Up Express e nas atrações abaixo:

Mais detalhes sobre os descontos em atrações aqui..

Tipos de passes que podemos carregar no PRESTO

Para as pessoas que utilizam o transporte público de Toronto regularmente, sai bem mais econômico comprar um passe mensal do que pagar as passagens individualmente. Esse passe mensal  oferece viagens ilimitadas no TTC, do primeiro ao último dia do mês. Até 2018 esses passes eram vendidos em formato de cartão e eram chamados de Metropass.

A partir de janeiro de 2019, acaba o cartão Metropass e entra o passe mensal no PRESTO card. Mesma coisa, apenas o nome mudou. Na verdade já era possível comprar esse passe no PRESTO desde 2017. O TTC está fazendo lentamente uma transição para o uso exclusivo da tarifa eletrônica e essa mudança é mais uma etapa desse plano.

No momento, existem três tipos de passes mensais para o TTC que você pode carregar no PRESTO:

  • Monthly Pass (antigo Metropass): custa $146,25 para adultos e $116,75 para idosos / jovens.
  • 12-Month Pass: custa $134 para adultos e $107 para idosos / jovens. Requer um compromisso de 12 meses.
  • Post-Secondary Monthly Pass: custa $116,75. É preciso comprovar que está matriculado num college ou universidade e fazer a carteira de estudante do TTC para definir a tarifa de estudante no PRESTO. Carregue sempre a carteira de estudante durante a viagem no TTC.

Onde comprar um passe mensal do TTC?

O Monthly Pass e o Post-Secondary Pass do PRESTO estão disponíveis nas lojas Shoppers Drug Mart, em máquinas na entrada das estações de metrô/GO e online no site prestocard.ca

O 12 Month Pass só está disponível online.

Todos os passes mensais estão disponíveis para venda a partir dos últimos oito dias do mês até cinco dias após o início do mês seguinte.

Idosos, jovens e estudantes de pós-graduação devem definir um tipo de tarifa sênior, juvenil ou pós-secundária em seus PRESTO Cards na Shoppers Drug Mart ou no Centro de Atendimento ao Cliente da TTC (na Davisville Station), antes de comprar um passe mensal.

É preciso apresentar uma identificação emitida pelo governo para definir a tarifa de crianças, jovens e idosos. Para definir a tarifa de estudante pós-secundário, é preciso fazer/apresentar a carteira de estudante do TTC, como falei acima.

Qual é a diferença entre um TTC Monthly Pass no PRESTO e um Metropass?

A única diferença é que você não terá um cartão separado de Metropass. Agora basta tocar o seu cartão PRESTO na máquina verde e seguir em frente. Ambos fornecem viagens ilimitadas por um mês, do primeiro ao último dia.

Tenho que comprar um Monthly Pass ou posso apenas carregar meu cartão com o valor do passe ($ 146,25 ou $ 116,75)?

Você TEM que comprar um TTC Monthly Pass para se beneficiar da viagem ilimitada por um mês. Caso contrário será debitada a quantia de $3, como numa viagem normal de TTC.

Como se inscrever para a renovação automática (autorenew)?

Você pode configurar e gerenciar o autorenew online através de sua conta My PRESTO, no site prestocard.ca. Você só precisa se inscrever uma vez e seu passe mensal estará sempre disponível no primeiro dia de cada mês.

Caso deseje configurar sua autorenew usando sua conta bancária (débito pré-autorizado), use um formulário em papel. Mais informações aqui..

O PRESTO card pode ter um passe mensal e um saldo monetário ao mesmo tempo?

Sim. O passe será usado no TTC e o dinheiro em qualquer outra das agências de trânsito na GTA, Hamilton e Ottawa.

Como funciona o TTC 12-Month Pass?

Esse é um passe anual que fornece viagens ilimitadas pelo TTC. Ele é igual ao Monthly Pass porém mais barato pois assinamos um contrato de 12 meses. O valor é pago mensalmente e não todo de uma vez. Num passe de adulto será uma economia mensal de $12.25.

Este passe é um substituto para o antigo Metropass Discount Plan (MDP).

Como faço para adquirir o passe de 12 meses do TTC?

Antes de comprar o TTC 12-Month Pass, você precisa de um cartão PRESTO e uma conta My PRESTO.

Idosos e jovens devem definir o tipo de tarifa específica no cartão antes da compra.

Para adquirir o passe faça login na sua conta My PRESTO, clique em Load My card, Transit Passes, selecione Toronto Transit Commission no menu e escolha 12-month Pass. Siga para o check-ou normalmente. O passe será ativado 24h depois,

Quando o TTC deixará de vender e aceitar bilhetes e tokens?

Bilhetes e tokens estarão disponíveis para compra até a metade de 2019 e serão aceitos até o final de 2019.

E se eu pegar um ônibus do TTC que vai para outra cidade?

A leitora Thais Gomes, compartilhou uma informação importante nos comentários:

“Os onibus do TTC que saem de Toronto mas na rota entram em outra cidade, onde é necessario pagar a tarifa extra, não aceitam o presto para o pagamento dessa tarifa.

Por exemplo: eu moro em Toronto mas trabalho em Markham. Eu pego um desses onibus que saem do território de Toronto e entram em Markham. Nesse caso, ao passar da Steeles Av, tenho que pagar uma tarifa extra ao descer do ônibus. Nessa hora, o ônibus que é do TTC passa a operar como YRT e não aceita o PRESTO para pagar a tarifa adicional pois as máquinas ainda não entendem que devem cobrar valores diferentes (o TTC cobra $3 e o YRT $3.75), Portanto, para não ter confusão, os motoristas aceitam apenas o pagamento em cash ou token.”

Uma alternativa para evitar isso seria adquirir o GTA Weekly Pass, que custa $63. Mas por causa do custo elevado só compensa em alguns casos. Por enquanto esse passe ainda não pode ser adicionado ao PRESTO card.

Leia mais sobre como funciona o transporte público de Toronto aqui..

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

19 Resultados

  1. Brenda Borges disse:

    Para comprar passes, eles aceitam cash ou somente cartão de crédito? Se aceitam cash, onde posso recarregar meu cartão?

  2. Leticia disse:

    Oi Livi!
    O valor do passe mensal ($146,25) é somente os passes né? O cartão preciso adquirir separado?

  3. Flavia Bartholo disse:

    Livi, tenho que fazer pros meus dois meninos, de 6 e 12 anos. Minha dúvida é se é só chegar na Shoppers e falar como quero configurar ou se precisa de algum documento deles.

    • Livi disse:

      Oi Flavia,

      É preciso levar identidade sim. Mas posso te dar um conselho, espere um pouco para comprar. Por enquanto as crianças podem transitar sem problemas, como falei no texto. O problema vai ser no meio de 2019 quando não teremos mais cobradores em nenhuma estação do TTC. Se comprar agora vai pagar $16 e ficar com $10 empatado. Eu li que o TTC está buscando uma solução para vender o cartão por apenas $6 porque todo mundo está reclamando e não quer pagar $16.

  4. Rachel Cardoso Nunes disse:

    Oii!
    Vou viajar para Toronto e tenho dúvidas quanto ao passe mensal. Essa tarifa mais barata para jovens também vale para estrangeiros??
    Obrigada!

    • Livi disse:

      Oi Rachel,

      Vale sim. Mas você tem que comprar o Presto numa farmácia Shoppers Drug Mart e configurar para jovem, depois é só colocar o passe e vai pagar mais barato do que o preço de adulto.

  5. Letícia Costa disse:

    Olá. Tenho uma dúvida. O turista pode optar por pagar em dinheiro o metrô e o ônibus ao invés de adquirir o presto? Como funciona com a criança turista que não paga passagem e nem quer adquirir o cartão? É possível?

    • Livi disse:

      Por enquanto é possível pagar em dinheiro sim e quanto a criança, é tranquilo no ônibus e no metrô, se houver um funcionário, eles abrem a catraca. Minhas filhas não tem PRESTO.

  6. ROGER NAVARRO disse:

    Olá Livi… muito bom o texto… mas tenho uma dúvida: o cartão presto pode ser usado nos ônibus da TTC e da YRT (York Region)? Explico: pra chegar ao meu destino preciso usar 1 ônibus da TTC e 1 ônibus da YRT… Obrigado…

    • Livi disse:

      Oi Roger,

      Você pode usar o PRESTO para pagar o TTC em Toronto e o YRT na região de York. Porém se você pega um ônibus do TTC na região de York, eles pedem que pague em dinheiro ou token do YRT como explica esse link e também o comentário feito pela Thais Gomes, acima.

      A máquina do PRESTO no TTC não é programada da mesma maneira que a do YRT por causa da diferença de preço. Por enquanto não acharam uma solução para o problema.

  7. Carla F. disse:

    Bom dia, no caso de turistas, como funcionaria? Teríamos que comprar um Presto Card e mais 10 dólares?

    • Livi disse:

      Se você quiser usar o PRESTO, o primeiro cartão vai custar $16 no total, sendo que $10 é o saldo para passagens. Quando acabar os $10, você carrega mais créditos e segue usando.

  8. Thais Gomes disse:

    Muito bom o post!

    So uma informacao: os onibus do TTC que saem de Toronto mas na rota entram em outra cidade, onde e necessario pagar a tarifa extra, nao aceitam o presto para o pagamento dessa tarifa.

    Ex: eu moro em Toronto mas trabalho em Markham. Eu pego um desses onibus que, ao sair do territorio de Toronto e entrar em Markham (nesse caso, ao passar da Steeles Av) eu tenho que pagar uma tarifa extra ao descer do onibus. Nessa hora, o onibus que e do TTC mas passa a operar como YRT nao aceita o Presto para pagar a tarifa adicional pq as maquinas ainda nao entendem que devem cobrar valores diferentes (o TTC cobra 3.00 e o YRT 3.75), e acabam ou cobrando o valor normal, ou beneficiando o passageiro com o transfer gratuito de 2 horas. Para nao ter confusao, os motoristas aceitam apenas o pagamento em cash ou token.

    Isso e frustrante pq eles empurram o Presto para usarmos e nao precisarmos carregar dinheiro, token, mas nao estao realmente preparados para aceita-los em todos os cenarios.

  9. Eduardo Henrique Tito de Oliveira disse:

    Simplesmente, EXCELENTE
    Obrigado

Deixe um Comentário