Dicas para dirigir no inverno, com ou sem neve

Dirigir na neve é um pouco mais complicado do que parece mas há algumas regras práticas e cuidados que quando seguidos evitam muita dor de cabeça. Eu já tenho experiência de 13 anos no assunto e graças a Deus nunca tive nenhum acidente, só sustos mesmo. Tomei um curso de winter driving logo que cheguei no Canadá e o que aprendi lá já me salvou em muitas situações. Nesse post eu compartilho um pouco o que aprendi em todos esses anos vivendo no Canadá.

IMG_4496

Kit de Sobrevivência

É indispensável ter um “kit de sobrevivência” no carro. No meu tem:

  • Pequena pá de limpar neve – trunk shovel
  • Escova para tirar a neve e o gelo do carro – snow brush and ice scraper
  • Mini compressor de ar – mini air compressor for car
  • Cabos para chupeta, caso a bateria descarregue – jumper/booster cables
  • Uma lanterna – flashlight
  • Fluido para o limpador de para-brisa – windshield washer fluid

O fluido do limpador de para-brisa deve ser próprio para o inverno e aguentar até -40C. Usamos anticongelantes mesmo no verão. Nada de colocar água heim! Eu gosto de ter um galão extra no carro nos meses mais frios pois usamos muito.

Tem gente que leva outras coisas mas eu nunca precisei de nada mais dentro da cidade.

dirigindo-no-inverno

Roadtrips no inverno

Se for sair das cidades, além dos itens citados acima, é bom levar um kit de primeiros socorros, um pequeno cobertor, fósforo, vela, água e barrinhas de cereais. No caso de emergência ligue para o 911 mas qualquer outro problema na estrada ligue para 1-888-310-1122 (Ontário).

Antes de dirigir no inverno verifique as condições das estradas no site Ontario.ca/trip ou ligando para 511. Para saber como verificar a previsão do tempo leia o post sobre o clima no Canadá.

Preparando o carro

Colocar correntes dos pneus não é um costume em grandes cidades canadenses, só em regiões mais remotas ou montanhosas. Em Ontário é ilegal o uso de correntes nas estradas, a não ser que você viva bem no norte.

O recomendado é colocar winter tires, que são pneus apropriados para andar na neve e que suportam as temperaturas mais baixas. A diferença deles para pneus normais é enorme. Assim que as temperaturas ficam abaixo de 7 graus positivos os pneus comuns já começam a perder a aderência. Os quatro pneus devem ser trocados, não adianta trocar só dois. Na província de Quebec é obrigatório o uso de winter tires de dezembro à março.

Outra coisa importante é sempre verificar a pressão dos pneus. Quando a temperatura diminui, a pressão também diminui e temos que ajustar.

Limpeza do Carro

Limpe a neve do carro inteiro antes de dirigir, não apenas dos vidros. Neve no teto do veículo acaba derretendo e escorrendo para o vidro, atrapalhando a visão do motorista. As vezes ela voa e cai no carro de trás, podendo provocar um acidente. Pode parecer óbvio mas muita gente não faz, principalmente quando estão atrasados.

Na hora de comprar uma snow brush para o carro, escolha uma multi-funcional. A minha é similar a da foto e tem uma escova, um rodo e um scraper (para raspar o gelo dos vidros). Elas são vendidas no Walmart, Canadian Tire, mercados, postos de gasolina, etc.

image

E se atolar?

Se você atolar na neve não pise forte no acelerador, isso só irá piorar a situação. É preciso mover o carro devagar para frente e para trás, até que consiga pegar tração para sair do lugar. Se isso não funcionar tente usar tapetes de tração ou os tapetes do carro embaixo dos pneus.

Quando há muita neve, ou cai uma tempestade de uma hora para a outra, é preciso escavar o carro e é por isso que sempre carrego uma pequena pá de neve no carro.

Dirigindo na neve ou gelo

Durante uma tempestade, ou quando há gelo no chão, é preciso dirigir mais lentamente que o normal. Observe a velocidade que os outros motoristas estão andando e tente acompanhar, sempre mantendo uma boa distância do veículo da frente. Acelerar ou frear muito rápido aumenta o risco de derrapagem.

Evite ultrapassagens. E jamais passe o caminhão que faz a limpeza quando ele estiver operando. snowplow-1168280_640

E se derrapar?

Se o carro derrapar, tire o pé do acelerador e vire o volante na direção que você quer ir. Não pise no freio senão o carro pode rodar. Se demorar a retomar o controle do carro, coloque a marcha no neutro e continue virando o volante devagar. Quando sentir que retomou o controle do carro, comece a frear bem devagar. Temos que ter cuidado e sempre acelerar ou frear aos poucos para evitar perder o controle do carro.

Drive safe!

E você, tem mais dicas ou dúvidas sobre o assunto? Deixa um recado aí embaixo!

IMG_4494

Fotos: domínio público / Walmart/ Escova: Canadian Tire

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário

Close