O incrível Lake Superior Provincial Park, em Ontário

Na nossa viagem de Toronto a Thunder Bay em 2020, fizemos uma parada no Lake Superior Provincial Park e ficamos impressionados com tanta beleza. Dormimos lá 2 noites e tivemos 1 dia e meio para explorar as principais atrações do parque. Foi suficiente para nos apaixonarmos. Engraçado é que fotos desse parque aparecem em capas de vários livros de turismo de Ontário, porém ele é pouco visitado por turistas estrangeiros (imagino que por causa da distância de Toronto).

Lake Superior Provincial Park

O parque fica nas margens do Lago Superior, o maior dos Grandes Lagos. A paisagem montanhosa e a estrada ziguezagueando entre o lago as montanhas tiram o fôlego. A cada curva eu batia uma foto!

Lake Superior Provincial Park

Há muitos lugares incríveis para ver dentro no Lake Superior Provincial Park, sem precisar fazer muito esforço. Em um dia e meio vimos a Agawa Rock, Old Woman Bay e fizemos 3 trilhas fáceis.

Lake Superior Provincial Park

Trilhas que fizemos no Lake Superior Provincial Park

O parque tem 11 trilhas com 4 níveis de dificuldade, que vão de fácil a muito difícil. No centro de visitantes é possível pegar um mapa com informações sobre elas e no website do Ontario Parks também tem detalhes sobre todas. Recomendo muito baixar o aplicativo AllTrails que tem o mapa e informações sobre as trilhas.

Nós escolhemos as mais fáceis para fazer com as meninas (11 e 9 anos na época). Nenhuma delas dá para fazer com carrinho de bebê.

Agawa Rock Pictographs

Acesso no km 1098
Nível de dificuldade: moderada
Distância: 0.5 km (ida e volta)
Tempo: 1/2 – 1 hour

O parque classifica como dificuldade moderada porque a trilha é cheia de pedras. Mas honestamente achei super fácil e curtinha, considerando que as minhas filhas são maiores. Basta andar com cuidado para não tropeçar.Lake Superior Provincial Park

O caminho é lindo!Lake Superior Provincial Park

Quando chegamos na pedra, temos que esperar nossa vez e ir segurando numa corda porque é bem estreito e escorregadio.Lake Superior Provincial Park

Esse lugar é incrível e considerado sagrado pelos First Nations. Na rocha há 32 pictogramas com centenas de anos. Só é possível ir até onde estão as pinturas quando o Lago Superior está calmo. Nós demos sorte nesse dia.

IMPORTANTE: A Agawa Rock só fica aberta para visitação de maio a setembro.Lake Superior Provincial Park

Trapper’s

Acesso no km 1074.3
Nível de dificuldade: fácil
Distância 1.5 km (ida e volta)
Tempo: 45 min. – 1.5 h

Uma trilha plana e bem tranquila ao redor de um lago. Tem uma ponte sobre a água e dois pontos de observação. Chances de ver  pássaros, castor e alces. Nós só vimos aves e pegadas de alce.Lake Superior Provincial Park

Pinguisibi

Acesso no km 1090.6
Nível de dificuldade: fácil
Distância: 6 km (ida e volta)
Tempo: 1½ – 3 hrs

A trilha é uma antiga rota de caça dos First Nations. Ela segue beirando o rio e passa por 3 cachoeiras. A trilha não é difícil mas vamos subindo e descendo nas pedras e tempos que ser bem cuidadosos, principalmente com as crianças menores pois não há nenhuma proteção. Nós fomos até a segunda cachoeira e voltamos pois as meninas estavam exaustas.

Old Woman Bay

Não deixe de visitar essa baía com areia branquinha e formação rochosa de 200m com uma silhueta que lembra a face de uma senhora (daí o nome Old Woman Bay). Ela fica na parte norte do parque e é um lugar perfeito para fazer um picnic. A água nessa região é bem gelada, então nadar é só para os fortes. Se você pretende fazer a Nokomis Trail, o estacionamento da Old Woman Bay é o ponto de partida.Lake Superior Provincial Park

Como é acampar no Lake Superior

O Lake Superior Provincial Park tem dois campings reserváveis que acomodam barracas e trailers, o Agawa Bay e o Rabbit Blanket Lake, além de opções backcountry. Leia esse post sobre como fazer reserva para acampar nos parques provinciais de Ontário.

Nós ficamos no Agawa Bay. O lugar é bonito  demais! Porém o camping fica espremido entre a estrada e o lago, portanto, os campsites são mais apertados do que o normal. Recomendo ter bastante atenção ao reservar pois vimos alguns lugares que seriam impossíveis estacionar o nosso trailer, apesar de serem liberados para o tamanho dele. O barulho da estrada diminui a noite e não incomoda. Uma coisa boa é que por causa da proximidade com o lago a maioria dos campsites tem vista para a água.Lake Superior Provincial Park

O centro de visitantes fica no Agawa Bay e o pessoal nos deu mapas e várias dicas úteis sobre as trilhas adequadas para fazer com nossas filhas. Nos meses de julho e agosto eles têm vários programas interessantes para adultos e crianças.

Nesses dias que ficamos lá a praia estava bem forte e não nos arriscamos a entrar na água mas vi algumas pessoas nadando. À noite ventou bastante, então esteja preparado com roupas mais quentinhas, mesmo no verão.

Não vejo a hora de poder voltar nesse lugar incrível!

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Incrível!
    Tanto para ver e fazer nas proximidades.
    Adorei!
    Este lago é qualquer coisa de espectacular!!
    Obrigado pela partilha!
    Abraço dos Açores, Portugal!

Deixe um Comentário