Os melhores bairros para morar em Toronto

toronto-bairrosUma das perguntas que eu acho mais difícil responder é “Qual o melhor bairro para morar em Toronto?”. Não que eu desconheça a cidade e sim porque a resposta vai depender dos interesse de cada um. Talvez o que eu considere melhor para mim não seja o melhor para outra pessoa. Da mesma forma existem várias maneiras de avaliar os melhores bairros da cidade, uma das mais famosas é a pesquisa realizada pela revista Toronto Life.

Toronto-hoodmap1Toronto tem 140 bairros e você pode ver a lista completa no site da City of Toronto

Nessa pesquisa, publicada no ano passado, eles avaliaram os bairros da cidade de acordo com 10 critérios (dando um peso diferente para cada um):

  1. Housing (15%): preço e qualidade de moradia.
  2. Crime (13%): criminalidade.
  3. Transit (11%): o número de rotas e pontos de ônibus.
  4. Shopping (11%): o número de supermercados, farmácias e lojas diversas.
  5. Health (10%): número de médicos disponíveis, quantidade de poluição no ar e área verde.
  6. Entertainment (10%): número de bares, restaurants e centros comunitários da região.
  7. Community (8%): ruas mais bonitas/bem cuidadas e a quantidade de eleitores que aparecem para votar.
  8. Diversity (8%): Diversidade étnica do bairro.
  9. Schools (7%): número de escolas no bairro e o ranking delas no Fraser Institute.
  10. Employment (7%): número de empregos disponíveis per capita e a taxa de desemprego.

Yonge-Eglinton foi escolhido o melhor bairro, enquanto que Westminster-Branson foi o pior.yonge-egllinton

Os 10 melhores bairros foram:

  1. Yonge-Eglinton
  2. Casa Loma
  3. Playter Estates-Danforth
  4. Runnymede-Bloor West Village
  5. Lawrence Park North
  6. North Riverdale
  7. Yonge-St. Clair
  8. Mount Pleasant East
  9. Cabbagetown-South St. James Town
  10. Leaside-Bennington

E os 10 piores:

  1. Westminster-Branson
  2. West Hill
  3. Downsview-Roding-CFB
  4. Mount Olive-Silverstone-Jamestown
  5. Kingsview Village-The Westway
  6. Clanton Park
  7. Englemount-Lawrence
  8. Woburn
  9. Rouge
  10. Islington-City Centre West

Mas atenção, essas classificações são baseadas em todos os critérios e pesos acima. Isso pode colocar nas últimas posições bairros que são apenas residenciais e tem apenas casas. No meu bairro por exemplo, tem pouquíssimas lojas, nenhum centro comunitário e nenhum restaurante. Ele fica prejudicado nessa classificação pois eles não levam em conta que nos dois bairros vizinhos tem bastante de tudo isso e dá para ir andando.

Por isso gosto de enfatizar que essa pesquisa oferece a opção de customizar, de acordo com interesses e prioridades de cada um. Por exemplo, se você faz questão de um bairro com boas escolas, pode atribuir mais peso a escolas ou qualquer outro ponto. Aí toda a classificação muda. Da mesma forma se quer um bairro com mais agito, vai aparecer outras opções. Fiz uma simulação e priorizei apenas escolas, desconsiderando todos os outros itens. Então os bairros foram colocados na ordem de quem tem escolas melhores e Rosedale-Moore Park ficou em primeiro.

rosedale

Os 10 bairros com as melhores escolas são:

  1. Rosedale-Moore Park
  2. Lawrence Park South
  3. Bathurst Manor
  4. Lansing-Westgate
  5. North Riverdale
  6. St. Andrew-Windfields
  7. Hillcrest Village
  8. Willowdale East
  9. Banbury-Don Mills
  10. Forest Hill South

Reparem que Yonge-Eglinton nem aparece entre os 10 primeiros.

Gosto da flexibilidade que a pesquisa online te dá para escolher o que é importante para você e ir ajustando as questões criminalidade e preço de moradia até encontrar um bairro que preencha todos os pré-requisitos e que esteja dentro do orçamento. Quando eu coloco escolas e baixa criminalidade o meu bairro fica entre os 30 primeiros (ao contrário de cento e tanto usando todos os critérios da pesquisa).

Para achar um bairro legal é preciso fazer o dever de casa e pesquisar em várias fontes. Eu sugiro começar pela pesquisa da Toronto Life mas também verificar separadamente a questão da criminalidade, escolas (se você tem ou pensa em ter filhos) e outros fatores importantes para você. Como o blog é voltado para famílias vou explicar como saber se uma escola é boa, ou não, e falar sobre a questão da criminalidade que são as dúvidas mais frequentes dos leitores.

Segurança

Eu me sinto muito segura em Toronto, ando pelas ruas com as meninas, pego transporte público. Uso celular, máquina fotográfica, etc e nunca me aconteceu nada. Mas assim como qualquer lugar, a cidade não está livre da criminalidade e é sempre bom não vacilar. Claro que nem se compara aos números assustadores do Brasil. De qualquer forma é bom ficar de olho e pesquisar em que tipo de lugar você vai morar.

O Departamento de Polícia tem um mapa interativo que mostra o número de ocorrências e o tipo, em cada bairro.toronto-criminalidade

Escolas

Para saber qual escola atende no seu bairro vá no site do TDSB (públicas) ou TCDSB (católicas) e digite o endereço ou o nome da escola.

Para saber se uma escola é boa ou não, há dois indicadores. O primeiro é um teste realizado pelo Governo de Ontário chamado EQAO. Eles fazem testes de matemática, leitura e escrita nos graus 3, 6, 9 e 10. Os resultados são publicados por escola e eles não fazem uma lista dizendo qual a melhor ou pior. Os resultados são comparados com uma média de todas as escolas, cada grau separadamente. É meio confuso e você precisa ler o relatório completo para entender.

O segundo é o Fraser Institute, que é mais direto e faz um ranking das melhores escolas da província ou das cidades. Dá para separar também pública e católica, ou misturar as duas. A nota da escola nos últimos anos fica disponível e dá para ver se ela está mantendo um nível ou não. Os alunos também são testados em matemática, leitura e escrita, como no EQAO. Acho bem prático e direto. O Fraser Institute avalia escolas em Ontário, Quebec, Alberta e British Columbia.

Leia mais sobre esses testes nesse post sobre as escolas de Toronto.kindergarten-canada-1

Navut

O Navut é um site que promete te ajudar a encontrar o bairro perfeito em várias cidades canadenses. Ele é bem legal e organizado, disponibiliza uma pequena biografia de cada vizinhança e indica propriedades disponíveis para alugar ou comprar naquela região. Eles tem uma ferramenta chamada Neighborhood Finder onde você marca o que é importante para você e eles indicam 5 opções que se encaixam no seu perfil. Mais ou menos como na pesquisa da Toronto Life mas na prática achei algumas informações erradas. Por exemplo, a escola que consta como sendo do meu bairro não fica aqui e tem uma nota 6,2. A escola das minhas filhas tem nota 7,7 e não está na lista. Então se eu marcar na minha pesquisa que a qualidade da escola é importante ele não vai sugerir esse bairro.

Mesmo assim, acho que o site é útil para ler sobre cada cidade, sobre as vizinhanças e sobre o perfil das pessoas que moram nela.

navut

O meu bairro

Outra coisa que o pessoal sempre pergunta é onde eu moro, o nome da região é North York mas não vou entrar em detalhes em relação ao bairro por questões de privacidade. Estou satisfeita com a qualidade de vida que eu tenho aqui. A vizinhança é tranquila, bem residencial, a escola das meninas é boa e estou perto de tudo. Tem transporte público a 2 minutos da minha casa e em 45 minutos de ônibus+metrô estou no centro da cidade.

Dicas Úteis

Depois de pesquisar você vai ter uma idéia de como será o lugar que pretende morar mas na prática pode ser bem diferente. Minha sugestão é não fechar um contrato longo sem antes ter certeza que vai gostar do lugar e das pessoas que moram na região.

As dicas também são válidas para quem pretende passar apenas uma temporada em Toronto e não quer se meter numa furada de pegar um apartamento num local baixo astral.

Bem, é isso. Espero que essas dicas ajudem a escolher um bairro legal. E você que já mora em Toronto, como escolheu o bairro para morar? Compartilha suas dicas aí na caixa de comentários.

Imagens Rosedale e Yonge: Patricia Schaffer e Robert Jack via Flickr Creative Commons

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

28 Resultados

  1. janayna disse:

    Esse poste era tudo que precisava, estou indo para Toronto ano que vem e meu marido estudará no Seneca College. Vi que a regiao era boa, mas sempre fica uma dúvida, agora tenho certeza que irei para North York. Muito obriga pelas dicas. Para quem é mãe as preocupações são imensas. Abraços.

  2. Marcela Franco disse:

    Ola!
    Sou Paula e vou morar ai com minha filha e meu marido, eu queria saber quanto custa uma casa com dois quarto ou três,
    E se as escolas tem uma aula de inglês ou tem pessoa ajudando aqueles que não fala muito bem inglês?
    Pois minha filha não sabe fala muito bem.
    Também queria saber se a cidade de Pickering fica perto de Toronto?

    • Livi disse:

      Olá,

      Preços de casas mudam muito de acordo com a região, então minha sugestão seria dar uma olhada no site realtor.ca

      Em relação as escolas, as aulas são mormais em inglês. A sua filha vai entrar na série correspondente a idade dela. Dependendo da idade, existe aulas de reforço dentro da própria escola chamadas English As Second Language.

      Não sei se você viu mas tenhos vários posts sobre escolas e educação no Canadá. Dá uma olhada se interessar.

      O centro de Pickering fica a 41km do centro de Toronto.

      Um abraço

  3. Maria Fernanda disse:

    Olá! vou para Toronto a passeio em setembro e estou chocada com o preço dos hotéis. A impressão que dá é q a rede hoteleira é pequena e por isso os preços elevados. Vc comentou que vive em North York e estou olhando o Novotel q fica ao lado da estação de metrô North York Centre. A grande dúvida é em relação à distância das atrações turísticas.
    Será q vale a pena pagar quase o dobro pra se hospedar no Centro/Yorkville ???
    Consigo chegar à maioria das atrações com o metrô?
    Ah, as estações de metrô de Toronto são acessíveis (escada rolante/elevador) pra quem está com mala?
    O metrô funciona de madrugada, pois meu voo chegará às 23 hs?
    Obrigada!

    • Livi disse:

      Oi Maria Fernanda,

      Ficando no Novotel em North York você demora entre 20 e 40 minutos de metrô até o centro de Toronto, dependendo do horário. Dá para ir para todas as principais atrações do centro tranquilamente usando o transporte público. A diferença seria só o tempo de deslocamento e que você não teria a conveniência de estar pertinho do hotel para ir se arrumar e sair novamente para jantar. Mas na região da Yonge St com a Eglinton Av. também tem restaurantes legais e não fica tão longe do Novotel.

      A maioria das estações possuem escada rolante porém nem todas tem até o nível da rua. Se você olhar no mapa do TTC tem a lista de todas que são completamente acessíveis até o nível da rua.

      Quanto ao horário, o último metrô sai às 1:30 da manhã.

  4. Renato Junior disse:

    Olá, Livi! Eu moro em São Paulo e tenho o sonho de deixar a capital e imigrar para o Canadá, o que só está em fase de planejamento. Gostei muito do seu post, mas ainda não tenho 100% de certeza se o certo é ir para Toronto ou Calgary (as cidades desejadas até o momento), o que quero mesmo é um bom emprego, segurança e a possibilidade de morar em uma daquelas casas que vemos nos filmes americanos, haha. Sabe me dizer se existe esse tipo de casa por aí onde você mora? Ou acha que o que quero está mais para Calgary?

    Fico no aguardo. 🙂

    • Livi disse:

      Olá Renato,
      Tanto aqui como em Calgary há casas do jeito que você está pensando. No centro da cidade há mais prédios e casas antigas mas a medida que vamos nos afastando e entrando nos bairros residenciais, é daquele jeito mesmo. Nas cidades ao redor de Toronto estão as construções mais novas e o que chamamos de sub-divisions. Dá uma olhada em fotos de Woodbridge, Markham, Mississauga, Oakville, cada vizinhança mais linda que a outra. Um abraço!

    • Renato reflita bem antes de decidir. Conheço alguém que optou por ir para Calgary e que já me disse que se fosse para fazer de novo, teria vindo para Toronto. A província de Alberta foi bastante afectada pela crise do petróleo. Toronto é uma espécie de capital económica do Canadá. Tudo de bom.

  5. Joseane Bomfim disse:

    Oi Livi, meu nome é Jô e estou indo morar no Canadá no início do ano, e o meu marido irá trabalhar próximo a região de North York. estou procurando um lugar para morar, mas a minha prioridade é ter uma escola boa para as crianças (um de 8 e outro de 10). Gostei da sua sugestão do bairro, provavelmente vou começar a minha procurar por lá. Você teria alguma dica de escola nesse bairro para os meus filhos? Obrigada pelo post.

    • Livi disse:

      Oi Jô,
      North York é bem grande e dentro dele há várias escolas. Fica difícil sugerir um lugar ou escola pois tem várias boas.
      Aqui a escola que os nossos filhos estudam são escolhidas de acordo com o endereço. Se você ainda não tem local definido eu sugiro olhar no Fraser Institute quais as escolas são bem avaliadas e tentar alugar ou comprar na área que a escola atende. Essa area chama-se catchment area em inglês. No site de cada escola tem a informação da área que ela serve. Beijos

      • Joseane disse:

        Oi Liv, a minha primeira mensagem para você foi em novembro de 2016, mas somente agora chegamos em Toronto. Atualmente estou em uma residência temporária em Richmond Hill. Estou gostando bastante daqui, mas procuro um lugar mais próximo do trabalho do meu marido que é em North York. Você teria alguma dica para a minha busca? Estou considerando também Vaughan, Maple e Woodbridge, por terem melhores preços, mas em Toronto mesmo não sei muito bem aonde começar a procurar, qual vizinhança pode ser mais interessante.
        Super agradeço se você puder me ajudar, com algumas dicas do lugar aonde você mora.
        beijo

        • Livi disse:

          Oi Jô,

          Eu moro perto do shopping Yorkdale e estou satisfeita com minha região. É um bairro residencial e ao mesmo tempo perto de tudo. Tem escolas boas, proximidade com o metrô e também a 401. Vaughan, Maple e Woodbridge são lugares excelentes para morar.
          Fica meio difícil dá um pitaco pois não sei as suas prioridades. Vocês querem um bairro mais central com opções de lazer ou estão mais preocupados com qualidade de escolas e opções de atividades para crianças?

  6. FABIO MACEDO COSTA disse:

    Muito esclarecedor seu post, pretendemos ir para Toronto no começo do ano que vem, eu, marido e mais dois filhos. Gostaria muito de saber sua opinião pessoal sobre o bairro de Woburn. Muito obrigada!

    • PAULA CARNEIRO disse:

      O nome do meu marido apareceu no lugar do meu. Meu nome é Paula.

      • Livi disse:

        Oi Paula,
        Toronto é muito grande e não sei detalhes de todos os bairros. Não conheço ninguém que more ou morou em Woburn mas olhando rapidamente vi que a maioria das escolas no bairro não são muito boas, tem apenas duas que estão entre a McCowan e a Markham Rd que são boas. Apesar da taxa de crimes não se comparar ao Brasil, essa região é considerada um hotspot pela polícia para infrações relacionadas a drogas e pequenos furtos. Mas isso não quer dizer que o bairro inteiro é ruim, pode ser que tenha áreas legais e outras nem tanto. Desculpe mas não tenho como te dar uma opinião pessoal por falta de conhecimento da área.

    • Tatiane disse:

      Oi Paula! Tbm pretendo ir com marido e duas filhas! Queria falar com vc se possível! tatifusco@gmail.com

  7. Milena disse:

    Tenho uma dúvida! Somente as escolas públicas tem o Esl ou as catholics tb?
    Obrigada! Ótimo post!

  8. Também moro em North York e gosto muito. Transportes pertissimo, lojas também. É uma zona muito boa para viver. Tudo de bom para quem vem para cá viver.

  9. Gildo Ribeiro disse:

    Muito legal… pesquisando tudo sobre o Canadá!!! Pensando em mudar com toda a família… esposa e 3 filhos!! Mas é um processo para 2 anos. Mas estamos decididos… medos são normais, mas procuramos uma melhor qualidade de vida para nossos filhos. Moro em Goiânia… excelente cidade!! Mas a situação do país nos preocupa muito!! Estamos preparando tudo… valeu pelo post.

    • Livi disse:

      Oi Gildo,

      Obrigado pelo comentário!
      As coisas no Brasil realmente não estão fáceis, espero que dê tudo certo e em breve vocês cheguem no Canadá.
      Abs

  10. Carol Lobo disse:

    Estava ansiosa por esse post! Muito esclarecedor!! Estou indo no segundo semestre com meus filhos pequenos… e a decisão do bairro é sempre muito difícil, principalmente quando a gente não conhece a cidade! Obrigada pelas informações!

  11. Muito legal o post … eu tinha visto essa pesquisa e tinha achado meio esquisito os resultados finais, mas pegando o que interessa, ela ajuda bastante.
    Eu ainda tenho meus bairros favoritos para casais sem filhos, serve? 😉
    Bjão

  12. Andrea disse:

    Adorei o post❤
    Estou me mudando para Toronto e a escolha é difícil, mesmo já conhecendo a cidade eu tenho receio de “errar”. Passear é uma coisa, morar é outra. Estou me baseado no rkg das escolas publicas indicadas para estrangeiros (com ESL), e cruzei o resultado do Fraser Inst. Mas o da segurança ainda não tinha visto desta forma. Valeu!

Deixe um Comentário