20 cidades lindas próximas de Toronto que valem a pena conhecer
Eu adoro Toronto e suas atrações mas as vezes sinto aquela necessidade de explorar um pouco mais além do óbvio. Adoramos sair dirigindo por aí e na maioria das vezes nem é preciso ir muito longe para descobrirmos uma novidade. Para mim o interior de Ontário é um mundo completamente diferente do que estamos acostumados na big city e oferece experiências incríveis para todos os gostos. Nesse post eu separei 18 cidades fantásticas para visitar, próximas de Toronto.
1- Brantford
Brantford é uma pequena cidade, a oeste de Hamilton, repleta de parques e trilhas ao longo do Grand River. Lá é possível visitar a casa onde se originou a primeira ligação telefônica do mundo e também tomar um café num moinho holandês. Dentro do moinho há um mercado que vende comidas típicas e até lembrancinhas da Holanda. Ali pertinho, um pouco mais ao sul, é possível visitar no verão fazendas de lavandas, como a Bonnieheath.
Leia mais: Um pouco da França e Holanda no sul de Ontário
2- Kleinburg
Kleinburg tem cara de cidade de seriado de TV. Basta caminhar pela sua rua principal para se apaixonar pelas lojinhas, restaurantes e suas casinhas antigas. E o melhor de tudo é que ela fica em Vaughan, cidade vizinha de Toronto.
Se você gosta de arte não deixe de visitar a McMichel Canadian Art Collection, uma galeria com obras de diversos artistas canadenses.
Leia mais: A charmosa vila de Kleinburg
3- Grand Bend
Grand Bend fica a 180km oeste de Toronto, nas margens do Lago Huron. A cidade é um destino muito popular no verão por causa da praia, que tem ótima infra-estrutra e oferece diversas atividades como parasail. O centro de Grand Bend tem um monte de lojinhas e até um palco para shows próximo da praia.
A poucos quilômetros de lá está oPinery Provincial Park, um parque provincial lindíssimo, uma praia ótima chamada Ipperwash.
Leia mais: Tudo sobre a cidade de Grande Bend, na costa oeste de Ontário
4- St Jacobs
St. Jacobs é um lugar bem pitoresco com casinhas antigas, com sus fachadas enfeitadas, Farmer’s Market e até trilhas que cruzam a vila. Numa delas há uma árvore especial, esculpida por um artista local, que parece ter saído de um livro de contos de fadas.
Há uma grande comunidade de menonitas vivendo da região, e frequentemente vemos carroças cruzando as ruas e pessoas em trajes tradicionais. Um dos meus locais favoritos para visitar é o Farmer’s Market, que foi totalmente reconstruído depois de um incêndio. Lá podemos encontrar guloseimas e produtos feitos por artesãos da região.
Ali pertinho também é possível visitar a última ponte coberta de Ontário, a West Montrose Covered Bridge ou Kissing Bridge (1232 Rivers Edge Dr, West Montrose-ON).
Leia mais: O que fazer em St. Jacobs e região.
5- Port Dover
Quem disse que o Canadá não tem praia com palmeiras? Em Port Dover o dono de um restaurante planta algumas palmeiras na praia todos os anos para deixar o lugar com ar tropical. Nós fomos lá no verão passado e foi super bacana.
Leia mais: Port Dover, praia com palmeiras no sul de Toronto
6- Elora
Elora é outro lugar que adoro, cheia de casinhas charmosas, restaurantes com pátio, moinho e até uma piscina natural ótima pra nadar no verão. Para quem curte hiking, recomendo passear pela Elora Gorge ao longo do Grand River.
Leia mais: Bate-volta a partir de Toronto: Elora
7- Hamilton
Eu já falei dessa cidade várias vezes aqui no blog. Ela fica no caminho entre Toronto e Niagara Falls, e a primeira impressão que temos dela ao cruzarmos a ponte Burlington Skyway não é a melhor pois só conseguimos ver uma porção de fábricas bem feias e nem dá vontade de passear por lá.
Mas nesse caso as aparências enganam e há várias atrações legais em Hamilton como um castelo, navio de guerra, museu de aviação e inúmeras cachoeiras.
Leia mais: Cachoeiras Webster e Tew, em Hamilton
Ball’s Falls Conservation Area
8 cachoeiras incríveis para visitar em Hamilton
O belo Dundurn Castle em Hamilton
Canadian Warplane Museum, um museu de aviação em Hamilton
Destróier HMCS Haida, em Hamilton
8- Niagara-on-the-Lake
Não podia deixar de falar dessa cidade tão pitoresca e cheia de charme. Não confunda com Niagara Falls, aqui é a região das vinícolas e nós podemos saborear os vinhos locais, caminhar pelo centro da cidade e apreciar a beleza da região.
Leia mais: Niagara-on-the-Lake, a cidade mais charmosa de Ontário
Vinicolas para visitar em Niagara-on-the-Lake
9- Cobourg
Cobourg é uma cidade histórica que fica mais ou menos 1 hora leste de Toronto. Ela possui um centro cheio de lojinhas vintage, restaurantes legais, marina e uma das melhores praias da região. No verão há um festival de esculturas de areia super famoso, que é imperdível!
Leia mais: Cobourg, praia e diversão para toda a família
10- Unionville
O centro de Unionville é mais um desses lugares que parecem ter saído de um filme. Aliás o filme se inspirou nela. Unionville é tão pitoresca que suas ruas serviram de cenário para o seriado Gilmore Girls. O local é repleto de lojas, restaurantes, pubs e tem até uma galeria de arte. No verão a cidade ferve com os festivais e no inverno fica mais tranquila mas não perde o charme. A cidade fica a apenas 30km de Toronto, não dá pra perder né?
Leia mais: Unionville, a cidade das Gilmore Girls
11- Gravenhurst
Essa cidadezinha em Muskoka é um charme com lojinhas, galerias, restaurantes. Mas para mim a maior atração de Gravenhurst é a beleza da região. Nós gostamos de andar de carro nos arredores do Lake Muskoka e num desses passeios descobrimos um parque lindo e pouco explorado chamado Hardy Lake. Não deixe de visitar também o Muskoka Wharf, o pier cheio de restaurantes e de onde parte o navio que faz o passeio pelo lago.
Leia mais: Hardy Lake Provincial Park e Gravenhurst
12- Bracebridge
A região de Bracebridge também é marcada pela beleza natural. O centro é bem tranquilo mas bem bonitinho. No inverno eles fazem um festival incrível e transformam a rua principal num tobogã gigante. No verão é um lugar onde as pessoas vão relaxar nos cottages (casas de veraneio) ou acampar. Para quem tem filhos pequenos eu recomendo muito visitar o Santa’s Village, que é o parque do Papai Noel.
Leia mais: 5 festivais de inverno especiais para visitar em Ontário
Santa’s Village, o parque de diversões do Papai Noel
13- Huntsville
Localizada 2 horas ao norte de Toronto, ela serve como ponto de apoio para quem quer curtir os parques lindos da região, como o Arrowhead e o Algonquin. A cidade também tem o centro bem bonitinho, cheio de lojas e restaurantes.
Leia mais: O outono no Arrowhead Provincial Park
O que fazer em Huntsville, Ontário
14- Collingwood
A cidade que fica do ladinho de Blue Mountain é bem charmosa e oferece uma série de atividades para quem curte natureza, passeios de barco, atividades radicais como zipline e até caminhar sobre uma ponte suspensa. E se você curte Elvis Presley não perca o festival dedicado ao rei do rock que acontece por lá no verão.
Leia mais: Visitando Blue Mountain no outono
Blue Mountain: Scenic Caves e Ponte Suspensa
15- Port Credit
Muitos moradores de Toronto não fazem ideia de que na cidade vizinha, Mississauga, tem um lugarzinho super fofo chamado Port Credit. O local fica nas margens do Lago Ontário e tem vários restaurantes, bares, parques, calçadão e uma miniatura de farol, desses que são típicos daqui.
Leia mais: Explorando Mississauga: Port Credit e Kariya Park
16- Paris
A Paris de Ontário, fica pertinho de Brantford. A cidade tem importância histórica por ter recebido a primeira chamada telefônica do mundo. Sua arquitetura é repleta de prédios vitorianos. Uma peculiaridade do lugar é que o rio passa tão perto de alguns restaurantes, que eles fizeram varandas na parte de trás para que seus clientes tenham uma vista privilegiada.
Leia mais: Uma tarde em Paris, Ontário
17- Stratford
Stratford é outra cidade fofa aqui de Ontário. Ela é repleta de prédios vitorianos, parques, galerias de arte e até um jardim inspirado nas peças de Shakespeare. Todos os anos acontece em Stratford um festival de teatro que apresenta várias peças de Shakespeare e de outros escritores famosos.
Para quem não sabe, foi de lá que veio o Justin Bieber. Sua família ainda vive na cidade e quem é fã pode até fazer um tour específico mostrando a casa, a escola e outros locais importantes para o cantor.
Leia mais: A bela cidade de Stratford, no interior de Ontário
18- Grimsby
Pense numa cidade que parece ter saído de um livro de história infantil. Essa é Grimsby, com suas casinhas coloridas apelidadas de doll houses (casinhas de boneca) e gingerbread houses (casinhas de doces).
Leia mais: Grimsby e suas casinhas de contos de fadas
19- Port Stanley
Port Stanley é uma cidade nas margens do Lago Erie e tem uma das melhores praias de Ontário, com faixa de areia larga e ótima infraestrutura. Inclusive tem até restaurante pé na areia.
Além da praia vale dar uma volta pela cidade, que é super bonitinha.
Leia mais: Port Stanley, uma praia que você precisa conhecer
20- Tobermory
De todas as cidades que falei no post, Tobermory é a que fica mais distante e não dá para fazer num bate-volta. São 300km norte de Toronto mas não podia deixar de incluí-la na lista pois é um dos lugares mais lindos que já visitei em Ontário.
A região conta com um relevo acidentado e lagos de água azul turquesa como os que vemos nas montanhas rochosas canadenses. É possível fazer trilhas no parque Nacional de Bruce Peninsula (com entrada gratuita em 2017), ver um barco naufragado ou conhecer uma ilha com formações rochosas que lembram vasos de flores gigante.
Leia mais: Bruce Peninsula: hiking e paisagens deslumbrantes
Olá, gostaria de saber se é possível visitar essas cidades no inverno?
Claro! Você pode visitar em qualquer época do ano, porém o tipo de atração disponível será diferente.
Oi Livi ! Sou Alaine. Estou aqui em Toronto estudando inglês , e gostaria de fazer uma viagem de trem . Você sabe se seria possível conhecer estas algumas dessas cidades de trem?obrigada
Oi Alaine,
Dá para ir a Unionville, Niagara e Hamilton de trem. Outras cidades dá para ir de ônibus. Nos posts que linkei de cada lugar explica como chegar. Beijos
LIVI, boa noite viajamos agora dia 23/6, somos um casal e um menininho de 7 anos. Algo que vc super recomenda para fazermos com ele ? Muito obrigada e parabéns pelo blog
Oi Vivi,
Lugares que eu acho que seu filho aproveitaria muito: Ilha de Toronto, High Park (tem um mini zoo, playground e splash), Canada’s Wonderland e Wet n Wild. Das atrações turísticas mais badaladas recomendaria para ele o aquário, o ROM, o museu de ciências, a CN Tower e zoo, se vocês curtirem esse tipo de programa. Recomendo a Legoland apenas se ele for muito louco por Lego porque é bem pequena.
Veja esse post sobre roteiro com crianças.
Beijos
O Canadá deve ser um país magnífico para se viver. gostaria muito de um dia poder conhecer.
Conheci o blog hoje e amei. To muito apaixonada por essas cidades e já quero sair correndo pra ai. Vou em outubro e a ansiedade bateu forte hoje. Muitooo obrigada pelas dicas!!!
Oi Karla,
Você vem numa época linda! Vai aproveitar demais e tirar fotos maravilhosas! Beijos
oi Livi, gostei demais do seu blog – me passa, por favor, no seu instagram. E me siga tambem, no @canadaeuquero
Obrigado,
Carlos.
oi ..sabe me informar se em março ainda da para esquiar perto de Toronto (perto do dia 23/março), obrigado
Olá Antonio,
Acabei de olhar no site de Blue Mountain e eles encerrarão a temporada de inverno no dia 18/3 então acho que será difícil achar algum lugar aqui para esquiar depois dessa data.
Adorei seu blog! seu parabéns!
Iremos no próximo ano no mês de Maio, estava em dúvida em ir para Toronto, mais depois destas sugestões de cidades pequenas próximas a Toronto, adoreiiii.
Boa tarde, sou brasileiro do Pará, amo viajar e conhecer lugares, estou com viagem marcada para o canadá de 30 de setembro a 03 de outubro, gostei muito das dicas do seu blog, é sempre muito bom encontrar uma pessoas com a visão igual a sua, assim podemos conhecer sem mesmo ter ido.
Oi Jose Carlos,
Vai pegar uma época linda, com as folhas todas coloridas. Desejo uma ótima viagem para você!
Um abraço!
É minha primeira vez no seu blog, eu gostei demais sou louco pra conhecer Toronto mas gosto de cidades pequenas também, na verdade sou apaixonado pelo Canadá e com a graça de Deus e meu esforço estarei aí logo logo!
Muito legal seu blog!
Valeu Ramom!