O que fazer no Ontario Science Centre

O Ontario Science Centre é uma das atrações mais tradicionais de Toronto. Desde que foi inaugurado, em 1969, ele já recebeu mais de 50 milhões de visitantes! O centro de ciências é um dos meus passeios favoritos para ir com crianças em Toronto por causa da interatividade e já estivemos lá inúmeras vezes. É uma ótima opção para os dias de chuva ou frios.

Ontario-Science-Centre-23

Aí você me pergunta se não ficamos enjoados de visitar o mesmo local várias vezes e a resposta é não. A medida que as meninas vão crescendo elas aproveitam de forma diferente e sempre aprendem coisas novas. Além disso, eles estão sempre adicionando alguma coisa nova.

Eu já falei sobre o Ontario Science Centre aqui no blog, só que de uma forma mais generalizada.  Nesse post quero explicar com mais detalhes o que tem para fazer e as nossas áreas favoritas.Ontario-Science-Centre-27

No total, o centro tem 6 andares e oferece uma mistura de atrações fixas e outras temporárias. Antes de iniciar a visita eu olho os horários dos shows e tomo nota dos que me interessam. Eu gosto sempre de começar minha visita de baixo para cima então sigo direto para o nível 6. Curiosamente os andares tem numeração inversa, entramos no nível 2 e descemos para o nível 6.

Ontario-Science-Centre-30Pegue um mapa impresso ants de entrar no Ontario Science Centre

Nível 6

No andar de baixo tem 5 áreas muito legais.

Forest Lane

Nesse corredor aprendemos um pouco sobre as florestas canadenses e ecossistemas.

Ontario-Science-Centre-37 Ontario-Science-Centre-38

The Living Earth

Essa área podemos andar no meio de uma floresta tropical e ainda tocar um tornado! Preciso falar mais alguma coisa?

Ontario-Science-Centre-31Ontario-Science-Centre-25 Ontario-Science-Centre-26

The AstraZeneca Human Edge

Ainda não conhecia essa área mas alguns elementos vieram da antiga exposição sobre o corpo humano, que foi fechada a uns 2-3 anos atrás. Tem várias explicações sobre o corpo humano, desenvolvimento dos bebês e as coisas fantásticas que o nosso corpo é capaz de fazer. Eles também falam da importância da alimentação e do exercício físico para a nossa saúde. Gostei bastante e as meninas não queriam nem sair da parede de escalada.

Ontario-Science-Centre-9As meninas não queriam nem sair da parede de escalada. Ontario-Science-Centre-10 Ontario-Science-Centre-11

Weston Family Innovation Centre

Essa é a área preferida dos adolescentes mas crianças menores também aproveitam. Tudo é feito para tocar e testar se realmente funciona. Aqui podemos aprender sobre o atrito, o ritmo do nosso coração, fazer um stop motion, construir sapatos e mais um tanto de coisas divertidas. O experimento favorito das minhas filhas é sobre atrito. Existem vários blocos de madeira com materiais diferentes em baixo que são jogados ladeira abaixo para ver qual chega primeiro. A superfície da ladeira também é diferente e elas podem tirar conclusões em relação à interação dos materiais. Brincaram tanto que já estão experts no assunto!

Ontario-Science-Centre-6 Ontario-Science-Centre-7 Ontario-Science-Centre-8

Science Arcade

Essa é a área para colocar em prática os conhecimentos de física de uma forma bem divertida. O show de eletricidade estática é imperdível e acontece 4 vezes por dia (11:30h, 13h, 2:30h e 16h). Depois do show nós podemos entrar na fila para arrepiar os cabelos.

Ontario-Science-Centre-16 Ontario-Science-Centre-15 Ontario-Science-Centre-14

Nível 5

Aqui fica uma exposição sobre o impacto das nossas crenças e preconceitos na pesquisa científica. Eu visitei esse área da última vez que fomos e não achei muito interessante para crianças pequenas, então dessa vez acabei nem indo.

Ontario-Science-Centre-36Foto divulgação

Nível 4

O andar onde estão o planetário e a área favorita das minhas filhas, o KidSpark.

KidSpark

O Kidspark é uma área dedicada a crianças de até 8 anos. É uma espécie de parquinho educativo. Ele está dividido em duas partes, com uma grande variedade de atividades para estimular as crianças. Eu sempre deixo para fazer essa área por último, porque é o local que as meninas mais gostam e passam a maior parte do tempo.

Ontario-Science-Centre-17 Ontario-Science-Centre-18 Ontario-Science-Centre-19 Ontario-Science-Centre-21

Space

A parte do espaço é bem pequena e, apesar de ser legal, está precisando de um update. Aqui em casa as meninas curtem muito tudo sobre espaço e sempre pedem para ir em um dos shows do planetário. São 3 shows, que se revezam: Eyes on The Skies (indicado para até 5 anos de idade),  The Sky Tonight (crianças a partir de 5 anos) e The Extreme Universe (crianças a partir de 8 anos). A apresentação é em inglês mas a linguagem usada é simples, de acordo com a audiência. Fique ligado nos horários de cada show e fique na fila uns 45 minutos antes pois só cabem 50 pessoas no planetário e fica lotado!

Ontario-Science-Centre-20

Nível 3

No nível 3 há um terraço com atividades do lado de fora, tem trilhas e parquinho no meio das árvores que cercam o Ontario Science centre. Como estava chovendo, a área estava fechada e não visitamos.

Nível 2

No nível 2 está localizada a entrada do Ontario Science Centre, o cinema IMAX e as exposições temporárias. O cinema é pago a parte e você pode pagar só para assistir o filme sem entrar no centro e vice-versa. Os filmes mudam periodicamente e são bem realistas, parece que você está dentro do que está acontecendo. Não esqueço até hoje de um que a gente ficava no olho do furacão e dava a maior agonia vendo a destruição ao redor.

Exposições Temporárias

Desta vez a exposição que estava lá foi a do Ripley’s Believe It or Not (Acredite Se Quiser), onde eles mostram a explicação científica para vários fatos curiosos que parecem impossíveis mas não são. Essa exposição só vai ficar até o dia 5 de setembro/2016 e depois entra outra no lugar.

Ontario-Science-Centre-5 Ontario-Science-Centre-4 Ontario-Science-Centre-3 Ontario-Science-Centre-2

Nível 1

Nesse andar não há exposições, apenas os auditórios do Ontario Science Centre, onde há shows e apresentações especiais.

Ontario-Science-Centre-35Foto divulgação

Vale a pena?

Eu super recomendo o Ontario Science Centre para famílias, especialmente para quem comprou o Toronto CityPass, ou quem mora aqui. Não é um local exclusivo para crianças, então os adultos que curtem esse tipo de programa também vão gostar. Recomendo ficar lá pelo menos 3 horas mas dá facilmente pra ficar o dia inteiro.

Informações Úteis

Website: www.ontariosciencecentre.ca

Endereço: 770 Don Mills Road (esquina com a Eglinton Avenue East)

Estacionamento: $10

Ingressos:  $22 (adultos 18 a 64 anos), $16 (jovens 13 a 17 anos e idosos) e $13 (crianças 3 a 12 anos). Para assistir o filme IMAX é cobrado um adicional de $13, $9 e $9, respectivamente. Se comprar o ingresso e o filme juntos, economiza e os preços ficam $28, $22 e $19.

Economize: Free com o Toronto City Pass e o Museum + Arts Pass (MAP) da biblioteca (residentes de Toronto). O Costco as vezes vende os ingressos online, com desconto. Adultos pagam apenas $15 e crianças $10. É preciso ser membro para poder comprar. Geralmente o centro abre suas portas gratuitamente uma vez por ano. A data de 2017 ainda não foi anunciada.

Onde comer: Existem 2 cafés que funcionam nos fins de semana e um restaurante no nível 6. O Ontario Science Centre permite a entrada de lanches e bebidas então quem quiser pode levar e comer lá dentro.


Gostaria de agradecer ao Tourism Toronto pelo suporte e pelos ingressos cortesia para visitar essa atração. O post relata minha opinião e experiência pessoal.

Esse post contém links de afiliados, o blog recebe uma pequena comissão nas vendas através desses links. O leitor não paga nada a mais por isso, o valor é pago pelo anunciante.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Adoramos o nome do BLog. Baianos no Pólo Norte. Uma dica que vai ficar estocada para o futuro. Investidas no Canadá ainda estão longe. Parabéns pela qualidade e detalhe do post.

  2. Andrea disse:

    Oie, adorei a matéria
    Vc sabe dizer se no dia que é Free preciso fazer um booking antecipado?

Deixe um Comentário