Grimsby, a cidade com casinhas de contos de fadas
Dia desses descobri por acaso um lugar diferente para visitar. Uma cidade pequena, não turística, chamada Grimsby, com casinhas coloridas que parecem ter saído de um livro de história infantil. Resolvemos passar por lá depois do passeio na Ball’s Falls, que fica pertinho.
Grimsby fica na beira do Lago Ontário, no meio do caminho entre Hamilton e St. Catharines. O seu centro fica a poucos minutos da rodovia QEW.
Grimsby foi nomeada em homenagem a cidade inglesa de mesmo nome, no nordeste de Lincolnshire. Ela já foi um destino turístico bem popular no fim do século 19 e início do 20, com dois hotéis, parque de diversões, cinema e muitos chalés coloridos onde pessoas passavam verões inteiros. Muitas dessas casinhas coloridas foram destruídas por incêndios mas algumas ainda estão de pé até hoje. E elas são um charme!
Atualmente a cidade não é mais turísticas e para falar a verdade, eu nunca tinha ouvido falar dela antes.
Onde ficam as casinhas coloridas
As casinhas de madeira coloridas foram apelidadas de gingerbread house (aquelas que a gente faz no Natal). A impressão é que estamos passeando num conto de fadas.
Elas ficam concentradas perto do Grimsby Beach Park e do Bell Park. Nas ruas Auditorium Circle e Fair Av. (entre 3rd St. e Wesley Av.). Marquei no mapa abaixo.
Vale lembrar que todas as casas são moradias particulares e devem ser apreciadas da rua, sempre respeitando a privacidade dos donos.
Depois de olharmos as casas, caminhamos pelo Grimsby Beach Park e descemos para a beira do lago. A praia não tem areia e sim pedrinhas, a água estava super gelada nesse dia, não tomamos banho (também não estávamos preparados para isso). Mas é um ótimo lugar para fazer um picnic e assistir ao pôr do sol. No Bell Park tem um parquinho para crianças.
Recomendo fazer uma paradinha em Grimsby quando tiver visitando alguma outra atração em Hamilton, St. Catharines ou na volta de Niagara Falls. A quem interessar há também um museu na cidade mas não fomos dessa vez (está fechado temporariamente).
Há quem diga que não vale a visita, mas discordo totalmente. Não acho que para um lugar ser interessante tenha que ser turístico, com a rua cheia de lojinhas e restaurantes. Lugares tranquilos, com história interessante e casinhas coloridas, têm o seu lugar. Especialmente num momento que buscamos opções de passeios sem multidões ou badalação. Então se é isso que você busca, recomendo Grimsby.