Alfândega canadense: o que pode e não pode levar para o Canadá
Muita gente combina os EUA e Canadá na mesma viagem e na hora de cruzar a fronteira fica na dúvida se vai poder trazer o que comprou nos EUA pro Canadá sem ter que pagar impostos na alfândega canadense.
Residentes também se confundem com as regras pois a cota muda de acordo com o tempo que ficamos fora. Então preparei um mini guia para esclarecer essas dúvidas. E para quem tem parentes vindo visitar, tem instruções de preenchimento do formulário da alfândega canadense em português. A minha família sempre me pergunta 🙂
O nome da agência reguladora da alfândega canadense é Canadian Border and Services Agency (CBSA) e para informações mais detalhadas sugiro consultar o site deles.
Cotas para Visitantes
As cotas impostas aos residentes não se aplicam aos visitantes, exceto bebidas alcoólicas e cigarros (veja abaixo).
Visitantes podem entrar com roupas, brinquedos, eletrônicos, etc sem pagar nada desde que eles sejam para o seu uso pessoal e os itens não permaneçam no país. Se forem presentes para alguém que more no Canadá não pode exceder $60/por presente.
Se houver alguma dúvida se o que você está trazendo vai ficar no Canadá ou não, os agentes podem fazer uma lista e depois conferir quando você deixar o país (mas nunca soube de ninguém que tenha passado por isso).
Cotas para Residentes
Residentes que passam mais de 24 horas fora do país tem direito a trazer produtos comprados no exterior sem pagar impostos, desde que eles não ultrapassem uma cota estabelecida de acordo com o tempo da viagem. Se passar dessa cota é preciso pagar impostos de importação, mais impostos provinciais e federais (GST, PST ou HST). Os limites são os seguintes, segundo a CBSA:
- Menos de 24 horas: não tem direito a trazer nada sem pagar impostos.
- 24 horas ou mais fora do país: até Cad$200 – Não é permitido trazer bebidas alcoólicas ou cigarros. Os produtos precisam estar na sua bagagem.
- 48 horas ou mais fora do país:: até Cad$800. Os produtos precisam estar na sua bagagem
- 7 dias ou mais fora do país: até Cad$800. Com excessão de bebidas alcoólicas ou cigarros, que devem estar na sua bagagem, o resto dos itens pode vir como bagagem desacompanhada ou pelo correio. Se você declarar tudo eles serão aceitos e não é preciso pagar impostos sobre o que estiver dentro da cota.
A quantidade permitida de bebidas alcoólicas e cigarros vai de acordo com os limites especificados abaixo, lembrando que o valor gasto com eles entra na cota.
Estudantes e outros residentes temporários que saíram do Canadá e estão retornando estão na categoria de residentes e não na de visitantes. Acho que daí vem a grande confusão e muita gente acha que visitantes também tem cotas.
Bebidas Alcoólicas e cigarros
Os únicos limites iguais para residentes e visitantes são de bebida alcoólica e cigarros.
Qualquer produto com teor alcoólico superior a 0.5% se enquadra é considerado bebida alcoólica, menos do que isso não. Cada pessoa, com idade legal para beber, 18 ou 19 anos dependendo da província, pode trazer apenas uma das opções.
- até 1,5 litros de vinho
- até 1,14 litros dee outra bebida alcoólica
- até 8,5 litros de cerveja
Eu acho essa regra super confusa porque sinceramente não sei qual é a cota se você quiser trazer duas bebidas diferentes.
Para cigarros a regra é mais clara. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode trazer tudo isso aí:
- 200 cigarros;
- 50 charutos;
- 200 gramas de tabaco processado
- 200 tobacco sticks (que eu não tenho idéia do que seja pois não fumo).
Pode trazer alimentos?
O Canadá permite a entrada de alguns alimentos e a lista vai de acordo com o país de origem.
Como regra geral, se o produto for industrializado e não tiver derivados do leite, carnes, ovos, frutas frescas, verduras e sementes são liberados sem problemas. E nesses casos não precisa declarar, como o café em pó por exemplo. Alguns produtos que contém esses ingredientes são liberados dependendo da proveniência e das regras vigentes. Por isso o melhor é consultar diretamente o site da vigilância sanitária canadense aqui.
Para quem está vindo para Toronto, podemos encontrar quase tudo que temos no Brasil, em termos de alimentos. Veja dicas de lojas que vendem produtos brasileiros aqui.
E quem viaja com bebês pode trazer comidinha ou leite em pó?
Para pessoas que viajam com bebês e crianças pequenas há regras diferenciadas.
No post sobre alimentação para bebês no Canadá eu falei sobre o que pode trazer. Alguns alimentos, incluindo leite em pó infantil e papinhas que não contém carne de boi ou porco, são permitidos.
Formulário da Alfândega Canadense
Todos que chegam de avião precisam preencher um formulário de alfândega canadense, seja de papel ou eletrônico. Na maioria dos aeroportos o formulário é eletrônico e preenchido numa máquina. Caso o aeroporto forneça o papel, ele será entregue no avião e poderá usar o mesmo formulário para até 4 membros de uma mesma família. Quem chega por terra apenas responde as perguntas do agente. Inspeções mais detalhadas podem ser feitas se o agente da fronteira julgar necessário.
Baixe aqui as instruções em português para preenchimento do formulário de papel.
O que não pode trazer ou deve ser declarado
A lista vale para residentes e visitantes
- Qualquer valor superior a 10.000 dólares canadenses devem ser declarados. Eles querem saber a origem do dinheiro e ter certeza que não é dinheiro sujo. Eles não taxam visitantes e novos imigrantes. Para quem já mora no país vai depender da situação e da proveniência do dinheiro.
- Comida, plantas e produtos de origem animal devem ser declarados. Eles vão inspecionar e jogar fora o que não puder entrar. Se você não declarar e eles descobrirem podem aplicar uma multa. Aqui é proibido entrar com qualquer tipo de carne e produtos derivados de leite, como queijos. Salvo excessões para quem viaja com bebês (veja acima).
- Andadores de bebês são proibidos no Canadá e portanto não podem entrar no país.
- Colares e obras de arte com sementes também estão sujeitas a serem jogadas no lixo. Ervilhas do Rosário são proibidas no Canadá (jequirity em inglês).
- Armas são proibidas sem autorização. Algumas são banidas do país. Para ver a lista completa e as regras consulte o CBSA.
- Explosivos, munição ou fogos de artifício são proibidos a menos que você tenha autorização por escrito para entrar no país.
Gatos e Cachorros
Gatos e cachorros não ficam de quarentena no Canadá. É preciso estar todas as vacinas em dia, especialmente a de raiva. O certificado de vacinação precisa estar em inglês ou francês e deve descrever o animal, além de ser assinado por um veterinário.
Paga-se uma taxa de $32.27 para o primeiro animal e $5.38 para animais adicionais. Veja taxas atualizadas aqui.
Se as vacinas não estiverem em dia eles vão te dar um prazo para levar o animal num veterinário para ser vacinado. As taxas pagas serão maiores.
Trazer comida de animais é proibido, exceto se a ração for proveniente dos EUA e estiver na embalagem original lacrada.
Escrevi um post bem detalhado explicando sobre o processo de viajar com animais para o Canadá.
Livi tcd bem? posso enviar Tapioca para o Canada?
Aqui vende.
Ótimas informações Livi, estou dando entrada no processo de imigração para o Canada e gostaria de uma informação se possível, será que é muito complicado trabalha com revenda de produtos do Canada e EUA enviando para o Brasil? Já trabalho com importação aqui no Brasil. Será que vou precisar abrir uma empresa no Canada mesmo com pouco faturamento?
Olá Lazaro,
Infelizmente eu realmente não sei nada sobre esse tipo de atividade mas com certeza precisará abrir uma empresa para atuar.
Ola , boa noite, poderia me ajudar , cocadas e pé de moleque são permitidos para entrada no Canadá , sendo declaradas.
Você encontra esses produtos aqui, em lojas que vendem produtos brasileiros.
Olá,
Só corrigindo uma informação: gatos também pagam taxa para entrar no Canadá, e é o mesmo valor da taxa para cães. Você pode encontrar essa informação aqui: http://www.inspection.gc.ca/animals/terrestrial-animals/imports/policies/live-animals/pets/cats/not-recognized-as-rabies-free/eng/1364961486824/1364961633165
Oi José,
Na época que o post foi escrito e que eu trouxe o meu gato, não era cobrada taxa. Obrigada por me passar a informação atualizada. Já corrigi no texto.
Ola,posso trazer do Brasil,linguiça e costela de porco a vácuo?
Não é permitido. De qualquer forma, se estiver indo para uma cidade grande, você encontra essas coisas.
Olá Livi! Entre os meses Junho e Julho, irei viajar para Montreal para ficar lá como turista por uma semana e gostaria de saber até quantos dólares posso gastar.
Você pode gastar quanto quiser. Se trouxer mais de 10 mil dólares é preciso declarar (não paga taxa, é só para controle deles). Se fizer comprar e levar para o Brasil fica sujeito aos limites da Receita Federal na volta.
Olá Livi!
Gostaria de saber se posso levar palmito em conserva para o Canada?
Sinceramente não sei mas aqui encontramos marcas brasileiras em lojas especializadas e também outras marcas nos supermercados, em inglês chama-se hearts of palm.
Oi Livi, tudo bem?
Dia 2 de novembro estou indo para Toronto passar 30 dias e gostaria de levar alguns presentinhos e guloseimas para a minha homestay. Comprei um pacotinho de paçoca, uma goiabada, uma caixa de bis e um pote de doce de leite Viçosa. Será que consigo levar esses produtos? Se sim, preciso declarar?
Oi Tatiane,
Acho que não tem problema e não precisa declarar. Porém, exceto pelo doce de leite Viçosa, as outras coisas você encontra aqui. Veja esse post com endereços das lojas que vendem produtos brasileiros.
Oi Livi!
Estou indo fazer intercâmbio para Montreal e pensei em levar doces do Brasil como cocada, pé de moleque, bananada, paçoca para minha HostFamily e queria saber se posso entrar no Estados Unidos e Canadá com esses itens?
Oi,
Se for em embalagem comercial com rótulo e lacrada não tem problema no Canadá. Não tenho certeza nos EUA. Mas se for aqueles mais caseiros não pode aqui.
Olá Livi, ótimo post! Fiquei com uma dúvida e não sei se pode me ajudar.. eu vou fazer um vôo Lisboa > São Paulo com conexão em Toronto, não pretendo sair do aeroporto durante essa conexão, mas queria trazer mais que 1,5L de vinhos portugueses (rsrsrs), será que tem problema? Entraria na cota da alfândega? Ou isso só vale para quem sai do aeroporto? Abraços e obrigada desde já!
Acredito que não terá problemas já que não irá entrar no Canadá, você está apenas em conexão.
Olá. Meu tio vai para o Canadá em janeiro e pedi para ele trazer um celular para mim (OP6). Como ele deve proceder para trazer o celular aqui para o Brasil? Quero dicas e informações. Obrigado
Olá Eduardo,
Em relação a alfândega canadense não há problemas, é só comprar e levar porém ele está sujeito as leis alfandegárias brasileiras quando retornar ao país.
Parabéns pelo Blog, mto bom !! Só fiquei com dúvida em relação a bebida. Vou levar uma cachaça, de apenas 1 litro. Preciso declarar? Se sim, em qual campo do formulário informo? E também vou levar doces, como cocada.
Muito obrigada
Não precisa declarar pois não passa da cota. Quero uma cocada dessa hahaha
Enviando do Correios do Canadá para EUA um iPhone passa por imposto vc sabe?
O problema não é passar, é ficar retido e só liberar mediante pagamento de imposto porque é uma mercadoria cara. Mas eu não sei a lei americana então não posso te afirmar com certeza.
Olá. ..meu nome é Adriana …minha filha está no Canadá e preciso mandar uma pequena mercadoria para ela via correio. Gostaria de saber se chegando lá eles vão cobrar alguma taxa ou imposto. Obrigada
Se não for algo muito caro e você mandar como presente não tem problema. Meu tio mandou uma caixa de roupa de bebê para mim dos EUA, como presente, e não cobraram nada.
Olá, achei super legal o blog, conteúdos interessantes e diretos, parabéns! Aproveitando o tema queria tirar duas dúvidas se possível. Estou indo passar um tempo em Toronto, queria saber em relação a compras pela internet (importação), sabe dizer como funciona o sistema de tributação canadense? Caso eu compre algo dos Usa ou da China? Por exemplo aqui no Brasil os produtos são tributados em 60% quando são acima de U$ 50, e outra coisa, em relação a volta para o Brasil, ouvi dizer que se você passar mais de 1 ano no Canadá e depois voltar para o Brasil, você pode trazer sua “mudança” toda, sem pagar imposto pelos produtos, sabe dizer se isso procede?
Oi Marcus,
Nas compras online geralmente pagamos a taxa equivalente ao que pagaríamos nas compras feitas dentro do Canadá (tipo HST, PST, GST). Mas aqui tem uma tabela com o tipo de produto e taxas. Inclusive esse site tem uma calculadora para custos de tributação de acordo com o país de origem.
Se você ficar mais de 1 ano aqui tem direito a levar sua mudança sem pagar impostos pelos bens. Você pode levar até produtos novos desde que não seja em quantidade. É preciso pegar um atestado no consulado brasileiro e levar para o Brasil. A mudança pode ir junto com você ou de navio. Aqui o link para o site do consulado explicando como fazer.
muito obrigado pela resposta Livi, rápido, concreto e completo, excelente rsrs
Oi Livi, adoro suas dicas! Serei turista no Canadá, vc. sabe se a alfândega terrestre complica com vitaminas (normais) compradas nos EUA? Outra coisa, a gente preenche aquele mesmo formulário do avião, ou terrestre não preenche? Se deve declarar no formulário tudo o que comprou nos EUA, roupas, calçados, vitaminas, mesmo não existindo esta cota para visto de turista? Obrigada!
Oi Rosane,
Não tem formulário na alfândega terrestre. Eles vão te fazer umas perguntas padrão e talvez peçam para olhar alguma coisa. Pode trazer sem problemas e se questionada diga que é uso pessoal.
Beijos
Obrigada pelas informaçoes, vi seu post e lembrei que minha mae tera que preencher o formulario e voce colocou tudo bonitinho traduzido. Obrigada mesmo.
Beijos
Oi Katia,
Obrigado pela mensagem, fico feliz que vai ajudar.
Desejo uma ótima viagem para sua mãe.
Beijos
Olá Livi. Estudo aqui em Québec e um amigo brasileiro virá no final de agosto para um evento na universidade. Eu gostarua que ele trouxesse uns exemplares de um livro meu, que publiquei em 2015. Sabe informar que quantidade ele pode trazer sem problemas?
Abraço
Oi Emanuel,
Não há nenhuma informação específica referente a livros ou a um número exato de mercadorias que eles permitem.
Se o seu amigo é visitante no país, acredito que caia na regra dos presentes e não deve ultrapassar $60 por livro. Se questionado, o ele explica que vai dar de presente. Desde que ele não traga um número absurdo, tipo uma mala só de livros, acho que passa sem problemas.
Mas se o seu amigo for residente ou estudante que saiu e retornou as cotas de residentes se aplicam. Então o valor dos livros não pode exceder essa cota.
Um abraço.
Oi Livi, Baianos no Polo Norte!! O melhor blog que consultei sobre o Canada. Meus parabéns!!! Tenho uma duvida: eu e minha esposa Priscila vamos passar ferias (duas semanas) em Toronto. Quantas latas de cerveja BRAHMA podemos levar legalmente.
Muito obrigado sei que terei o melhor suporte através do Blog BAIANOS NO POLO NORTE.
Hahaha Piffer, você é uma onda viu! O Jaime disse que vai mandar trazer um container para dividir com os amigos.
Livi, muito legal planejar nossa tão esperada viagem ao Canadá e ter dicas valiosas, claras e atuais como as suas.Eu e meu marido iremos em maio/17 e de Niagara vamos à Buffalo (1 dia apenas, sem hospedagem) para umas comprinhas e depois retornamos para o Canadá, continuando nossa viagem; é possível trazer itens de supermercado (comidinhas, água e afins?). Obrigada se puder responder.
Oi Ana,
Você pode trazer coisas do supermercado sim, exceto qualquer produto derivado de aves que seja cru (incluindo ovos). Eu evitaria frutas também pois há algumas regras específicas para o tipo e de que estado elas vem.
Para uma lista completa com quantidades dá uma olhada no site da vigilância sanitária canadense.
Um abraço e boa viagem!
Livi, muito obrigada pela disponibilidade e rapidez em responder! felicidades!
Oi Livi tudo bem? Vc tem alguma post sobre dicas de viagem com bebês? Estou viajando para o Brasil com meus dois filhos, 5 anos e 1 ano e 3 meses, vamos de AA por Miami, a minha preocupação é com a alimentação do mais novo, sei que é super complicado entrar com comida nos EUA e não estou achando nada sobre levar papinhas, detalhe, meu pequeno não aceita papinha industrializada de jeito nenhum. Vc tem alguma experiência parecida? Ou sabe me indicar onde encontro essa informação? Isso está me tirando o sono! Rs adoro seu blog, e qq dúvida que tenho por aqui, corro pra cá! Beijos
Oi Renata,
Você pode levar a comida que ele vai consumir no vôo, mesmo que feita em casa. Eu sempre levava quando as meninas eram pequenas, numa vasilhinha térmica. Uma vez eles barraram saindo do Brasil pra Miami e eu bati o pé falando que podia e que a comida não entraria nos EUA pq seria consumida na viagem. Eles chamaram um responsável, mandaram eu abrir e deixaram.
Você tem direito a levar o leite em pó dele e mamadeiras. Pode levar lanches secos também. No site da TSA tem essas informações na aba Travelling with children e se não me engano tem um app também. Beijos
Muito obrigada pela resposta! Vou dar uma olhada também no site da tsa, nem pensei nisso, mas agora estou bem mais calma. Sempre viajei com comida pro meu filho do Brasil para os EUA, e nunca tive problema justamente pq seria consumida no voo, mas fiquei preocupada aqui já que a imigração é feita antes do embarque. Uma última pergunta, já viajou de American Airlines saindo daqui? Beijos
Já sim. Aqui eles abrem pra olhar e as vezes fazem análise numa maquininha. Nunca tive problemas mas leve uns lanchinhos secos pq nunca se sabe a pessoa mal humorada que encontraremos pela frente.
Livi, tudo bem?
Estou fazendo um rápido intercâmbio em Toronto, e vim esse final de semana para NY conhecer. Comprei um iphone e está na caixa ainda. Vou precisar declaras?
É melhor abrir?
Obrigado
Olá Leonardo,
Acredito que como um residente temporário você não precisa declarar. Se estiver de avião vai preencher o formulário e pronto. Se vier por terra eles vão te fazer perguntas e é só responder direitinho que está tranquilo. Abs
Você tem informação sobre medicações? Quantidade permitida e necessidade de tradução da prescrição?
Oi Jéssica,
Remédios de uso pessoal entram sem problemas, em quantidade suficiente para sua estadia.
Se for um remédio controlado sugiro trazer a receita do médico, em português mesmo.
Livi adorei o post! Super explicadinho!
Eu tinha lido as informações no site da alfândega canadense e a parte que me preocupou foi justamente essa que fala que em caso de visitantes eles podem conferir na entrada o que você está portando e que na saída seria feita uma nova conferência e que se estivesse saindo do pais com tudo que entrou não teria taxação. O ponto que não ficou claro pra mim é que lá fala que pode ser exigido um depósito de garantia na entrada por conta desse procedimento, mas lá não especifica valores e nem se o tal depósito precisa ser em dinheiro vivo ou pode ser cartão, etc. Confuso né? Daí aumentou o medo, pq já imaginou ele me pedirem de depósito um valor que eu não tenho? Bateu muita insegurança!
Além deles não especificarem valor, ainda menciona lá que a devolução do tal depósito é por mail, que eu entendo que seria Correios, dai eles mandam o que? Um cheque? Porque um cheque aqui no Brasil tem q trocar nas casas de cambio elas cobram um rim de taxas pra sacar, dai a gente acaba perdendo um bom valor nessa brincadeira…
Com seu post fiquei mais tranquila, principalmente por vc dizer q nunca ouviu dizer de ninguém que passou por isso.
Bjs!
Desencana, eles aqui são super tranquilos com isso de bagagem de turistas. Com visitantes eles se preocupam mais se a pessoa trouxe dinheiro, se tem lugar pra ficar e passagem de volta.
Só não traga 50 coisas iguais pra não ficar parecendo muamba hahaha
Beijos