Como levar o seu pet do Brasil para o Canadá e vice versa

Para quem não sabe, eu tenho um gato e ele já viajou para o Brasil e voltou para o Canadá. Várias pessoas já me perguntaram como é que faz para viajar com o pet em ambos os casos e fiquei devendo escrever um post sobre o assunto.

Vale lembrar que cada empresa tem suas próprias regras em relação ao transporte de animais. Então é preciso checar a política da companhia aérea que você vai viajar. Eu viajei com a LATAM e a Air Canada.

Pet

De uma forma geral nós precisamos notificar a cia aérea com pelo menos 24 horas de antecedência que estaremos viajando com um animal. Na Air Canada se o animal, juntamente com a bolsa de transporte, tem até 10kg, você pode legar na cabine (paga US$100). Se for mais, tem que ir na parte de baixo do avião (US$270). Atenção que há um limite de espaço na parte de baixo dos aviões onde os animais podem ser transportados, então é bom informar a companhia o quanto antes. Outra coisa importante é que em algumas datas no verão e no inverno eles não levam o animal na parte de baixo do avião por causa da temperatura. Veja todos os detalhes sobre isso, assim como o tamanho das gaiolas/bolsa de transporte aceitos pela Air Canada aqui.

Documentação saindo do Brasil para o Canadá

O documento que você vai precisar para viajar e entrar no Canadá é o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) ou Certificado Veterinário Internacional (CVI), os dois são a mesma coisa (o site do Ministério da Agricultura usa os dois nomes, não entendi o motivo da falta de padronização).

Para tirar o CZI ou CVI você tem que apresentar um atestado de saúde (imprima esse modelo aqui), mais a carteira de vacinação do seu animal (ou outro documento equivalente), emitidos pelo seu veterinário. Os documentos devem ser assinados e emitidos pelo veterinário responsável em no máximo 10 dias antes da viagem. O seu animal deve estar em dia com os remédios de verme e as vacinas, especialmente a anti-rábica. Para filhotes com menos de 3 meses a vacinação anti-rábica é dispensada. A emissão do CZI ou CVI é gratuita e não precisa levar o pet, apenas a documentação.

O formulário para requerimento do CZI ou CVI está no site do Ministério da Agricultura. Agende o seu atendimento na unidade mais perto de você.

Se você olhar os requisitos de documentação para entrar no Canadá no site do Canadian Food Inspection Agency vai ver que eles pedem um Rabies Vaccination Certificate, que é um certificado de vacinação anti-rábica, com informações detalhadas do animal e vacina. O CZI inclui essa informação e foi aceito quando cheguei aqui, pois ele está em inglês e português. Eu trouxe a carteira de vacinação do Brasil, assim como um atestado médico em português e eles nem olharam.

O Canadá não exige sorologia, microchip ou tatuagem.

A chegada no Canadá

O Canadá não deixa animais de quarentena, portanto não é preciso fazer nenhum tipo de procedimento com antecedência. Se você estiver com o seu pet, proceda normalmente pela imigração, pegue as malas e na saída eles vão te direcionar para o local onde será feita a inspeção do animal e documentação.

Se o animal não estiver com você, você pode retirá-lo depois de passar pela imigração. Os pets ficam numa zona destinada a itens frágeis, próxima da esteira onde eles colocam as malas normais. Com o meu gato um funcionário trouxe e me entregou em mãos. Depois prossiga em direção a saída.

Não é permitido trazer ração, exceto dos EUA. Então se você tiver com alguma coisa para alimentar o animal durante a viagem, vai ter que jogar fora.

A taxa de importação para gatos e cachorros é CAD$32.27 pelo primeiro animal e CAD$5.38 para cada pet adicional. Se o animal com mais de 3 meses não possuir a vacina anti-rábica em dia vai ter que pagar CAD$59.17 (CAD$32.27 para os adicionais) e o dono terá um prazo de até 2 semanas para dar a vacina. Os valores não incluem o imposto, que aqui em Ontário é 13%.

Documentação saindo do Canadá para o Brasil

No Canadá precisamos tirar o International Health Certificate ou International Veterinary Certificate. Para isso basta pegar o formulário online, levar no seu veterinário para ele(a) preencher e depois ir em um dos Animal Health Offices para ser endossado. O formulário está em inglês e português, não achei nenhuma versão em francês e português. O custo para endossar é $20 mais o valor que o seu veterinário cobrar para preencher.

Algumas informações adicionais, segundo o site do Consulado Brasileiro em Toronto:

  • O certificado deve atestar a boa saúde do animal uma semana antes do embarque e garantir que o pet não ficou doente nos útlimos 40 dias anteriores ao embarque. O prazo da autorização para a entrada do animal no Brasil é de 7 dias, contados a partir da data de expedição do International Health Certificate.
  • No caso de animais procedentes do Canadá não é necessário legalizar o certificado no Consulado Brasileiro.
  • A vacina anti-rábica deve ter sido dada entre 30 dias e um ano da data de embarque. No site do Ministério da Agricultura fala que a vacina anti-rábica tem que ter sido aplicada pelo menos 21 dias antes da data de entrada no Brasil. Como achei informações divergentes, coloquei as duas.

Atenção, se você veio do Brasil para o Canadá com o seu pet, não pode voltar com o mesmo documento. Precisa tirar o canadense. Nesse caso a minha sugestão seria entrar em contato com o Consulado Brasileiro para obter mais informações.

E se eu tiver uma conexão longa, posso retirar meu pet?

Se você tiver uma conexão longa, em voos nacionais ou antes de embarcar num voo internacional, e o seu peludo estiver viajando na parte de baixo do avião você tem o direito de pedir para retirá-lo. Mas é preciso fazer a solicitação no ato do check-in pois a caixa de transporte precisa ser etiquetada com a informação de que você irá retirar o pet durante a conexão.

Em voos internacionais, temos que retirar o animal no primeiro aeroporto que desembarcamos no país de destino. Por exemplo, indo do Brasil para Montreal, com escala em Toronto, você retira o animal em Toronto (se ele estiver no cargo) e apresenta a documentação no aeroporto de Toronto. Depois despacha ele novamente e pega em Montreal. Indo do Canadá para Salvador, com escala em Guarulhos, retira o animal em Guarulhos, apresenta a documentação e depois despacha para Salvador. Isso é obrigatório e não precisa pedir nenhuma etiqueta especial. Na dúvida pergunte no check-in onde você pega o pet para apresentar a documentação. Se o pet estiver com você é só apresentar a documentação e seguir viagem.

Áreas para cachorros nos aeroportos canadenses

Vários aeroportos canadenses possuem áreas para cachorros ou locais onde eles podem fazer suas necessidades, segue os links com informações sobre cada cidade:

Dicas para o transporte

Aqui algumas dicas de produtos que recomendo para quem vai viajar com animais de estimação:

  • Bolsa de Transporte – para quem vai levar o pet dentro do avião sugiro comprar uma bolsa desse tipo, que é fácil de carregar e confortável para o pet. Verifique o tamanho permitido pela companhia aérea que você está viajando.
  • Caixa/gaiola de transporte rígida– para transporte na parte de baixo do avião.
  • Pet Supply Imports SnuggleSafe Pet Bed Microwave Heating Pad – como o meu gato precisou viajar na parte de baixo do avião, comprei esse heating pad para mantê-lo aquecido. Ele é bem prático, basta colocar no microondas por alguns minutos e fica aquecido por 10 horas. Coloquei uma manta por cima dele e ficou tudo bem quentinho. A parte do cargo, apesar de ser climatizada, é bem mais fria do que a cabine.
  • Training Pads– para voos longos sugiro forrar a caixa de transporte com um desses pads que absorvem líquido, assim se o animal fizer xixi não vai ficar tudo molhado. Leve alguns para trocar se o gato ou cachorro estiver viajando com você na cabine. Eles são vendidos em qualquer pet shop ou Walmart.
  • Cobertor ou a cama do animal, se couber na gaiola.
  • Camisa do dono – o meu gato fica muito mais tranquilo quando colocamos alguma camisa velha com nosso cheiro, dentro da caixa ou bolsa de transporte.

Post contém links de afiliados, o blog recebe uma pequena comissão caso o leitor decida comprar algo. Isso ajuda a manter o blog no ar. Não há nenhum custo extra para o leitor.

Imagens sem logomarca: domínio público.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

59 Resultados

  1. Larissa disse:

    Livi, muito obrigada por esse post, é o melhor que encontrei sobre isso. Tenho apenas uma dúvida, e quando o voo faz escala nos eua?

    • Livi disse:

      Você tem que verificar as regras dos EUA. Quando viajei com meu gato fui no voo direto de São Paulo para cá, então não sei te dizer.

  2. Gabriela disse:

    Bom dia!

    Sou Gabriela, e somos de Salvador,Ba.Baianos assim como você indo rumo ao polo norte pra residirmos em Québec.Chegeui por aqui agora e adorei seu vlog, obrigada pelas dicas e já estou indo seguir no Instagram.

  3. Nilton Goes Junior disse:

    Moro em Toronto e vou de ferias para o Brasil e levarei meu cachorro. Esse Canadian International Health Certificate pode ser usado pro retorno ao Canada ou precisarei de algum documento novo emitido la no Brasil? Obrigado

  4. Ellen Monteiro disse:

    Estou uma dúvida: o animal pode receber alguma medicação para dormir? O meu gato é bastante mimado e “grita” quando quer alguma coisa e tenho receio que ele faça barulho durante o voo.

    • Livi disse:

      Poder pode mas sugiro falar com seu veterinário antes. A do meu gato achou melhor não dar, ela sugeriu apenas um calmante natural que não deixou ele dormindo.

  5. Kelly Arias disse:

    Livi, vou do Brasil para o Canadá com meu gato, vi que eles não podem ir na parte de cima em voos com mais de 5h, isso é verdade? Pois olhei as escalas e sempre tem pelo menos um voo com 7h ou 8h

    • Livi disse:

      Dependendo de cada cia aérea e do tamanho da bolsa que você colocar o gato. No voo da Air Canada de SP para Toronto agora é permitido trazer na cabine. Quando eu vim não podia e por isso ele veio embaixo.

  6. Bruna disse:

    Você sabe se nos voos com escala nos EUA existe alguma exigência animais para os animais? Além do CVI? Pq Canadá não cobra chip nem sorologia nem exames.

  7. Bruna disse:

    Pelo que já li no ministério da agricultura, o CZI emitido no Brasil para o Canadá tem validade de até 60 dias do seu animal no exterior, então voltando antes desse prazo, você usa o mesmo documento para voltar para o Brasil, passando desse tempo é necessário fazer um novo, do Canadá para o Brasil.

  8. Camila Penoni disse:

    Livi, seu post esclareceu muitas dúvidas de uma vez só, obrigada! Só uma coisa que ainda me confunde:

    O animal deverá ser submetido, dentro dos 15 (quinze) dias anteriores à data de emissão do CVI, a um tratamento eficaz de amplo espectro contra parasitas internos e externos, utilizando produtos veterinários aprovados pela Autoridade Veterinária do País Exportador.

    O animal deve ser submetido, dentro dos 10 (dez) dias anteriores à data de emissão do CVI, a um exame clínico realizado por um médico veterinário registrado no País Exportador, que ateste que o animal se encontra clinicamente saudável, sem evidências de parasitose e que está apto para sua transferência ao Estado Parte de destino.

    Achei as informações acima no site do Ministério da Agricultura.

    E essas abaixo no site do Consulado seguindo o link que você deixou:

    O prazo da autorização para a entrada do animal no Brasil é de, no máximo, 7 dias, contados a partir da data de expedição do certificado reconhecido pelo Canadian Food Inspection Agency, http://www.inspection.gc.ca/english/anima/heasan/export/exporte.shtml

    Como cumprir os prazos de 15 e 10 dias se o CVI precisa ser endossa até 7 dias antes da entrada no Brasil. Estou muito confusa. Minha viagem é em duas semanas e estou com medo de não dar tempo.

    • Livi disse:

      Oi Camila,

      Você pode levar seu pet 15 dias antes para ser vermifugado e 7 dias antes da viagem para o veterinário preencher o atestado de saúde. Depois é só levar para ser endossado. Dessa forma você cumpre os prazos.

      Quando levar seu pet para vermifugar ná converse com o vet que precisa do formulário para viajar. O meu na cobrou a segunda visita pois estava dentro do prazo de revisão.

      Boa viagem!!!

      Bjs

  9. Juliana Martins disse:

    Oi Livi, meu cachorro é Canadense, se eu viajar com ele para o Brasil por 3 semanas, nas volta tenho que tirar todos os documentos de novo? ou os que vim valem para sair do Brasil tb?

    • Livi disse:

      Oi Juliana,

      Não tenho certeza, mas acho que você precisará tirar um no Brasil. Quando eu fui com meu gatinho, ficamos lá um tempão então eu tive que tirar tudo de novo.

  10. Márcia disse:

    Bom Dia meu filho está em Calgary e está querendo trazer o cachorro dele de volta para o Brasil mas não está encontrando onde tira a documentação , vc poderia nos ajudar e se souber nos informar onde ele tem que ir para fazer a mesma????? Ele já está desesperado pois a viagem é agora em agosto e não descobre o local que tem que ir.

    • Livi disse:

      Oi Márcia,

      As instruções e links que ele precisa estão no post. Basta ele pegar o formulário online depois levar no veterinário e endossar num dos escritórios do animal health. Se ele clicar no link vai aparecer uma lista dos escritórios por província. É só escolher o mais perto dele.

  11. JULIANA disse:

    Oi, tudo bem? Adorei a matéria! Mas estou com uma dúvida, somente o site do Consulado fala que no certificado tem que constar que o animal não esteve doente nos últimos 40 dias e no modelo de certificado não tem nenhum campo para anotar isso. No seu tinha?? Como vc fez quanto a isso?? Obrigada!

    • Livi disse:

      O formulário já é um atestado de boa saúde. Inclusive há um uma local para preencher se o animal ficou doente nos últimos 3 meses. Assumindo que você queira levar o animal do Canadá para o Brasil.

  12. Adriana Gobeti Gil disse:

    Tem certeza que não precisa de chip?

    • Livi disse:

      Para as minhas duas viagens não foi exigido. Você pode consultar os links que deixei no post e confirmar se houve alguma mudança.

  13. Viviane disse:

    Livi, obrigada pelo post. Li no site do governo do Brasil que precisa de passaporte pra entrar. Vc fez isso? Como fez? Me ajuda com essa dúvida, pls? Obrigada.

  14. Daniela disse:

    Oi Livi, tudo bem? Soh surgiu uma duvida aqui, esse atestado veterinario voce disse que precisa ser 1 semana antes da viagem. Sera que tudo bem se forem 10 dias? Pois sera meu dia livre para conseguir ir no vet ver isso. Obrigada.

    • Livi disse:

      Oi Daniela,
      Eu reproduzi no post a informação que está no site oficial. Então o melhor seria você ligar para eles e confirmar se teria problema. Eu fiz exatamente como mandaram. Beijos

  15. Ana Luisa Rinco disse:

    Olá Livi, por uma benção divina achei sua matéria aqui!!!
    Eu e meu noivo, que é canadense, vamos para o Brasil agora em dezembro e vamos levar nosso cachorro de 9 anos (Labrador). Já estamos cientes de vários procedimentos, incluindo o certificado e etc. Minha dúvida maior era de como retirar meu cachorro em Guarulhos. Ainda tenho um pouco de dúvida, pois será a primeira vez.
    Eu vou lhe fazer um grande pedido e entendo se não puder nos ajudar.
    Meu noivo está muito apreensivo, você que tem um pet sabe, é como um filho pra gente. Ele está noites sem dormir de preocupação, pois sempre que procuramos informações, elas se divergem e nos deixam loucos. Eu gostaria de lhe pedir 5 minutos do seu tempo para conversar com meu noivo se possível. Não conhecemos ninguém que já passou por isso, e acho que você poderia tranquilizado. Te agradeço imensamente se puder entrar em contato conosco, ou me passar um contato. Desde já muito obrigada!

  16. Vivian Midori disse:

    Livi, eu vou ter que voltar pro Brasil as pressas e não consegui dar a antirrábica 21 dias antes. Você sabe o que acontece nesse caso? Paga só multa ou o animal é retido ou não é autorizado a viajar?

    Obrigada pelo post!

    • Livi disse:

      Oi Vivian,
      Não temho certeza do que acontece nesse caso. Liga para o animal health office que com certeza eles saberão informar se seu pet pode viajar.
      Eu sei que quando você vem para o Canadá, se não tiver a vacina eles dão um prazo para levar no vet e dar, não fica de quarenta. Talvez seja igual no Brasil.

  17. Bruno disse:

    “No site do Ministério da Agricultura fala que a vacina anti-rábica tem que ter sido aplicada pelo menos 21 antes da data de entrada no Brasil. Como achei informações divergentes, coloquei as duas.” . No caso 21 dias?

    Não achei nenhum Animal Health Offices em Toronto no site. Em qual vc foi?

    • Livi disse:

      Sim 21 dias, desculpa não percebi que tinha omitido a palavra “dias”. Fui no de Markham. Tem um em mississauga também, se for mais perto para você.

  18. Evelyn Rios disse:

    Oi Livi muito obrigada por este post de verdade!! Ainda tenho umas dúvidas, se puder me responder 🙂 . Levarei meus 3 gatos no final do ano para o Canadá e gostaria de saber onde você trocou a training pad e deu comida para o seu gatinho, porque terá que retirar o gato da bolsa de trasporte né? Como faço? Troco em todos os aeroportos? Porque minha viagem terá 4h a mais que a sua (Salvador-Guarulhos-Toronto-Edmonton), ah e preciso dar algo aos meus gatinhos para n ficarem nervosos e com medo (pq 2 terão 9 meses)?

    • Livi disse:

      Oi Evelyn,

      Eu troquei durante as conexões mas fui orientada pelo veterinário a não dar nenhum remédio porque meu gato teve que ir embaixo. Agora é permitido levar na cabine então veja o que o seu vet recomenda. Beijos e boa viagem!

    • Caroline Oliveira Serpa disse:

      Oi, gostaria de saber se é possível levar 3 gatos? Meu marido e eu queremos ir e não achamos a informação se podemos levar os 3 de uma vez só.

      • Livi disse:

        Oi Caroline,
        Depende da cia aérea. Na Air Canada cada passageiro só pode levar no máximo 1 pet na cabine ou 2 na parte de baixo. Mas precisa fazer reserva pois há um número máximo de pets por avião. Veja detalhes aqui

  19. Arthur disse:

    Como você fez em relação a voar por companhias aéreas diferentes? Comprou passagens separadas ou tudo junto? Pergunto isso porque tanto no site da Latam quanto no da Gol eles falam que não transportam animais na cabine se o voo for codeshare. Estou preocupado com isso. No meu caso, seria Gol (Brasília – Guarulhos) e Air Canada (Guarulhos – Toronto).

    • Livi disse:

      Comprei as passagens juntas, voei Salvador-Guarulhos-Toronto. Na época era TAM e Air Canada. Meu gato não foi na cabine em nenhum dos voos pois as companhias não permitiam. Hoje a Air Canada permite até um determinado tamanho, na cabine. Não sei a regra atual das cias brasileiras. Tente ligar para a Gol pois já vinvárias pessoas trazendo cachorros e gatos pequenos na cabine.

      • Arthur disse:

        Só para não passar em branco, as informações que obtive foram de que tenho que comprar passagens separadas e ainda me virar com o excesso de bagagem no trecho nacional, uma vez que a franquia da Air Canada são duas bagagens de 32kg e a da Gol é só a bagagem de mão. Pelo menos minha filhota vai comigo na cabine.

        • Livi disse:

          Jura que eles fizeram isso?
          Complicado ter que comprar duas passagens. Acho que a Gol está apenas dificultando.
          Mas de qualquer forma te desejo uma ótima viagem e tenho certeza que vai correr tudo bem!

  20. JUCIANY MUNHOZ NOGUEIRA disse:

    Livi muito obrigada pelo post, foi realmente esclarecedor.
    Como fica a questão das fezes? Como os voos são longos, como vc fez com seu gatinho?

    • Livi disse:

      O meu vet recomendou suspender a comida algumas horas antes da viagem. Eu forrei a caixa de transporte com um tapete daqueles que absorvem líquido e meu gatinho só fez xixi. Troquei em SP, quando pequei ele. Fale com seu vet para ver o que ele te recomenda.

  21. gabriela de oliveira hardman disse:

    Oi Livi, estou com planos de estudar no canadá mas quero levar meus gatos, vc acha muito estressante o voo para eles? teve que usar algum medicamento?

    • Livi disse:

      Oi Gabriela,

      Eu não dei nada ao meu, na verdade a veterinária disse que era melhor não dá nada. Eles ficam estressados mas depois passa. Beijos

  22. Cris disse:

    Oi Livi adorei seu post muito esclarecedor ….parabéns. Tenho uma dúvida , preciso levar minha gata no Animal Health Office?

  23. Lola Costa disse:

    Oi Livi, te acompanho desde antes de vir pro Canadá! 😉 Estamos voltando pro Brasil em algumas semanas e estou na organizando os tramites da minha cachorrinha. Fiquei com uma duvida, é preciso ligar e agendar horário na Animal Health Office para endossar o formulário ou basta só chegar la?

  24. Andrea Villela disse:

    Oi, Livi,
    adoro seu blog! acompanho vários assuntos por aqui!

    Moro no Brasil e estou indo de férias pra Toronto com a familia, inclusive a cachorra. Com a ajuda do seu post já encaminhei toda a documentação necessária pra sair com ela do Brasil e chegar no Canada. Ajudou muito! 🙂

    Mas estou com umas dúvidas sobre a volta pro Brasil.
    Vou ficar só 15 dias por ai e não tenho veterinário no Canada. Você poderia indicar um veterinário pra emitir o certificado dela ai?
    Você sabe se precisa marcar horário no Animal Health Office ai ou é só chegar?
    Tem um prazo entre o veterinário preencher o certificado e a Animal Health Office endossar?

    Muito obrigada!
    E parabéns pelo blog!

    Andrea

    • Livi disse:

      Oi Andrea,

      Como sua cachorrinha é do Brasil confirme aí se você não pode voltar com o mesmo certificado emitido para viajar. Ainda mais que será pouco tempo.

      O meu veterinário é meio longe do centro (VCA Westside Animal Hospital) melhor escolher um que esteja mais perto da sua acomodação. Aqui mão precisa marcar horário no animal health Office, é só ir. Pode fazwr tudo no mesmo dia sim.

      Beijos e uma ótima viagem!

  25. SAMANTHA PANZINI disse:

    Seu gato era acostumado a sair de casa? Os meus ao saem para o veterinário e quando ficam na caixinha miam o tempo todo…
    Fico imaginando o sofrimento que seria para eles. =(

    • Livi disse:

      O meu gatinho só fica em casa e também não gosta da caixinha mas infelizmente não tinha outro jeito para trazé-lo. Eu deixei a caixinha aberta vários dias antes da viagem para ele poder se acostumar um pouco.

  26. Milene disse:

    Livi, seu post foi fantástico e muito esclarecedor. Só tenho mais uma dúvida: o animal precisa ser castrado?
    Muito obrigada

  27. Isabela Tonon disse:

    Estou indo com minhas gatas de ferias para o Brasil sexta-feira e estou com duvida se vou ter que fazer o CZI de novo para voltar com elas, ou se posso usar o mesmo documento aqui do Canadá… Vc sabe me ajudar? Obrigada pelo post!

    • Livi disse:

      Quando fui fiquei mais de 1 ano no Brasil com o gato então precisei fazer tudo de novo.

      Como o CZI que você faz aqui é específico para o Brasil etem data de validade imagino que não serve.

      No site da Canadian Food Inspection eles indicam que a única exigência é o certificado de vacinação. Então eu levaria esse documento para apresentar na volta. O que recebo todo ano do meu vet é bem completo, com informações do meu gato e vacina.

      Porém não consegui achar uma informação específica para quem vai de férias então minha sugestão seria ligar no escritório do Animal Health (link no post) e confirmar para evitar surpresas.

      De qualquer forma, mesmo se a documentação não estiver em ordem você não será impedida de entrar com suas gatas, apenas vai pagar um pouco mais caro.
      Beijos e boa viagem!

  28. Aline disse:

    Livi. Muito obrigada por este post. Pretendemos levar nosso pet no futuro e o seu post foi ótimo.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.