Comidas que experimentei em Toronto e adorei (ou odiei)

Provar da comida de uma cidade nos ajuda a entender sua cultura e identidade. Em Toronto, mais da metade da população não nasceu aqui e a culinária reflete essa multiculturalidade. Aqui nós não temos comidas de apenas um país, nós temos de todos!

No projeto #VidaEmTO desse mês escolhemos falar das comidas que provamos em Toronto e adoramos ou odiamos. Mas antes de falar das comidas vou falar um pouco de quem eu era antes de chegar no Canadá.

A verdade é que quando cheguei aqui, com 19 anos, eu era uma analfabeta culinária, digamos assim. Não conhecia nada e tinha medo de provar tudo. Mas aos poucos esse medo desapareceu e meu paladar foi se aperfeiçoando. Hoje sou muito mais aberta a provar coisas novas e o tipo de comida que comemos em casa também mudou. Já incorporei vários pratos de outros países no meu repertório culinário e as vezes até misturo com pratos brasileiros.
Isso é um aspecto muito importante para todos que vivem aqui. No geral, as pessoas que vivem no Canadá são muito curiosas em relação a culinária.  Nos escritórios é super comum a prática de potluck, que é uma festinha onde cada pessoa contribui com um prato diferente. Geralmente as pessoas escolhem algum prato típico de onde nasceram para compartilhar e é bem interessante.

Comidas que provei e adorei


Como seria impossível falar de tudo que gosto de comer, separei 10 pratos que representam um pouco da viagem gastronômica que já fiz sem sair de Toronto. Não vou repetir os pratos canadenses que eu já provei e acho que todos deveriam provar.

Pad-Thai

1- Pad Thai – Tailândia

Demorei a provar da comida tailandesa mas depois que provei não parei mais. Os meus pratos favoritos são o frango com castanha de cajú (Gai Med Ma Muang) e o Pad Thai.

Chimney Cone

2- Chimney Cone – Hungria

Uma casquinha de sorvete super gostosa e diferente, feita com massa de donut assada e polvilhada com açúcar e canela.  A casquinha é um doce tradicional da Hungria, chamado Kürtöskalács. Eva’s Original Chimney Cone foi pioneira em Toronto e depois vários lugares já copiaram.
Tacos

3- Nachos – México

A primeira vez que comi nachos foi no restaurante Sneaky Dee’s, super conhecido aqui em Toronto. Mas tem anos que fui lá. Para quem ama comida mexicana, como eu, recomendo o El Catrin ou o Playa Cabana
Amo a comida mexicana em geral! Tacos, guacamole, ceviche, churros, ensopado de cacto, enchiladas, pode vir que não dispenso. Em 1998, quando mudei para cá, essas coisas não eram comuns em Salvador então a única coisa que eu conhecia era churros.

Jamaican Patty (Foto: Meng He)

4- Jamaican Patty – Jamaica

É um pastel de carne picante com uma massa assada fininha e crocante. É um street food, tipo lanche rápido. Conheci na época que cursava o College 😉
Eu recomendo o Jamaican Patty da Golden Patty, uma padaria pequena no Kensington Market (187 Baldwin St).
Pandesal (Foto: The Little Epicurean)

5- Pandesal – Filipinas

Descobri a comida filipina através de uma amiga do trabalho. Mais especificamente as sobremesas e os lanches. Eles usam muitos ingredientes similares aos brasileiros e tem sobremesas como pudim de leite e bolo de aipim. Uma coisa que sempre compro aqui para casa é um pãozinho chamado Pandesal, que é molinho e adocicado. Se vacilar como um pacote desse pão. Fui numa festa filipina uma vez e eles serviram esse pãozinho com carne de porco desfiada, assim como fazemos no Brasil.
Eles podem ser comprados no supermercado Metro ou mercados orientais, como o Btrust.
Arroz Congri (Foto: Masa)

6- Arroz Congri – Cuba

Arroz cozido no feijão e com gosto totalmente diferente do nosso arroz com feijão. Não sei o que eles usam no tempero mas qualquer dia desse eu aprendo a fazer. Tenho uma amiga cubana e sempre como na casa dela. Engraçado que vejo as pessoas que já foram em Cuba reclamando da comida mas tudo que já provei era bem gostoso.
Moussaka (Foto: Food Network)

7- Moussaka – Grécia

Virei fã da comida grega e um dos pratos que mais gosto é a moussaka. Ela é feita com carne moída, batatas e beringelas. Há variações do prato dependendo de quem prepare. Eu prefiro o que é feito com carne de boi pois não como carne de carneiro. Sempre faço aqui em casa.
Pastel de natas

8- Pastel de natas – Portugal

O pastel de natas tem um lugar especial no meu coração por causa da minha avó. Ela sempre falava deles pois seu pai era português mas em Salvador não tinha nenhum lugar que vendesse (naquela época, hoje tem um monte).
Quando cheguei aqui em 1998, essa foi a primeira coisa nova que provei, no bairro Little Portugal. O pastel de natas é uma das minhas sobremesas portuguesas favoritas. Até hoje frequentamos muito as padarias portuguesas, especialmente a Nova Era.
Smoked Goldeye (Foto: Ted Sali)

9- Smoked Goldeye – Manitoba, Canadá

A cara é feia mas confia em mim.
Esse peixe defumado é tradicional na província de Manitoba. Logo que chegamos em Toronto, tínhamos um vizinho de Winnipeg e sempre ficávamos com o gato dele quando ele viajava. E como agradecimento ganhávamos esse peixe que o pai dele preparava lá em Winnipeg. Só que a cara do peixe não era das melhores e a gente não queria provar de jeito nenhum. Não sabia nem o que fazer com aquilo. Acabamos provando para não fazer desfeita e não é que gostamos. De vez em quando vejo vendendo no Costco e compro, mas prefiro quando está fatiado para não ter que olhar a cara do peixe. Gosto de comer com pão e em saladas.
Sashimi

10-  Sashimi – Japão

Aprendi a apreciar a comida japonesa aqui, especialmente o sashimi, que é peixe cru e eu morria de nojo de comer. Os sushis com abacate também não são muito comuns no Brasil e adoro. Aliás nada com abacate salgado é comum no Brasil e aqui a gente come até no sanduíche. Hoje a culinária japonesa é parte da nossa rotina e comemos pelo menos uma vez por semana. O restaurante Kayamono, em Vaughan, é o lugar que quase sempre vamos bater o ponto.

 Comidas que provei e… detestei


Não me considero uma pessoa chata para comer, como falei antes, hoje em dia não tenho mais medo de provar novidades e já comi até escargot. Sou daquelas que entra no mercado chinês e sai com um monte de coisa que nem sabe o que é. Se achar a cara boa, levo para testar.

Claro, que nem sempre me dou bem nas minhas aventuras culinárias. As vezes compro coisas sem graça e que o sabor não agrada muito. Mas para entrar na minha lista de comidas que detestei tem que ser algo que não desce mesmo na garganta. E as 3 coisas que me vieram primeiro na cabeça foram essas aí embaixo.

Nada contra a quem curte, afinal gosto e paladar são muito pessoais né?

Foto: KFC

Asas de frango frita – Canadá e EUA

A asa de frango empanada e frita é super popular nos fast-foods do Canadá e EUA só que para mim não desce de jeito nenhum. Já tentei em vários restaurantes mas não consigo comer pois o sabor não me agrada.

Feijão com carne de porco e melaço (Foto: Kraft Canada)

Feijão doce – Quebec

Feijão cozido com carne de porco e maple syrup ou melaço, comum em Quebec. Eles gostam tanto, que é vendido enlatado no mercado. Provei achando que era salgado e era doce (não sabia dos ingredientes). Não gostei.

Pratos Indianos (Foto: Mohans)

Comida indiana

A comida indiana é bem popular em Toronto mas se tem uma coisa que não me dá prazer é o cheiro dela. Só de falar já me dá arrepio. Mesmo indo contra os meus instintos, eu provei e… detestei. As únicas coisas que como são o pão naan e o butter chicken (que não morro de amores mas dá para comer).

E você, o que provou em Toronto e gostou ou odiou?


 #VidaEmTO

Agora passa lá nos outros blogs para conferir os outros posts do projeto.

Mirella | Blog Casal Mikix

Gabriela | Gaby no Canadá

Mariana | Virei Canadense

Carina | Outside Brazil

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Marcia M Costa disse:

    Oi Livi, bem clichê, mas amo o seu blog. kkkk Estamos chegando em Toronto agora em dezembro. Para ficar! E adoro suas dicas, especialmente por causa das crianças! Passei julho inteiro aí e não consegui encontrar um bom restaurante tailandês. Comi em dois na Junction pq estávamos na região do High Park mas não eram bons. Por favor, me dá uma dica de um bom tailandês!!! Beijos e obrigada.

  2. Feliz da vida que vamos poder marcar um encontrinho com o pessoal do Vida em TO e não marcaremos em um restaurante indiano kkkkk …
    Eu já tinha comido o Chimney Cone, mas nunca com sorvete dentro, vou ver se experimento, pois várias de vcs falaram disso!
    Bjks

  3. Mari Cimini disse:

    Haha eu era igual você quando cheguei aqui, só comia o básico e não queria nem experimentar nada novo! Hoje já sou o contrário, se é algo muito comum eu nem faço questão. Tem algumas coisas na sua lista que não provei ainda… são tantas opções né?

  4. Também não consigo gostar de comida indiana…. e AMO comida grega, mas já comia antes de morar aqui! Adorei a lista (e que bom que tem bem mais comidas que vc gostou do que odiou, né?) Beijos

Deixe um Comentário