30 de setembro: National Day for Truth and Reconciliation

No dia 30 de setembro, de 2021 o Canadá comemora o primeiro National Day for Truth and Reconciliation (Dia Nacional da Verdade e Reconciliação). O dia foi estabelecido em honra as crianças indígenas canadenses que foram forçadas a frequentar escolas residenciais, assim como suas famílias. Hoje é um dia para aprender e refletir sobre a crueldade das escolas residenciais e a forma como os povos indígenas são tratados até hoje no Canadá.

National Day for Truth and Reconciliation é um feriado estatutário federal e portanto bancos, correios, repartições e empresas regulamentadas pelo governo federal estarão fechados. Algumas províncias como Alberta, Saskatchewan, New Brunswick, Quebec e Ontário não reconheceram o dia como feriado provincial, o que eu acho um absurdo! Espero que nos próximos anos isso mude.

O que são escolas residenciais

National Day for Truth and Reconciliation

Num capítulo vergonhoso de sua história, o Canadá arrancou crianças indígenas de suas famílias e trancou-as em escolas residenciais, para que esquecessem sua cultura, religião, idioma e costumes.

Lá, as crianças sofriam violências e abusos de todos os tipos. Muitas perderam suas vidas em decorrência dessas brutalidades ou se suicidaram em desespero.

Foram 140 escolas residenciais entre os anos de 1831 e 1998. Mais de 150 mil crianças passaram por elas e não se sabe até hoje quantas morreram.

Me dá um aperto no coração quando penso  em tudo que essas crianças sofreram. Quanta maldade!

Orange Shirt Day

Hoje também é o Orange Shirt Day. Um movimento estabelecido em 2013 e inspirado na história Phyllis Webstad, uma criança indígena que vestia sua camisa laranja favorita no primeiro dia de escola residencial. Ao chegar lá, a alegria de ir para escola se transformou em terror. Trocaram suas roupas por um uniforme e nunca mais devolveram a camisa laranja. A cor laranja virou um símbolo de tudo que foi arrancado dessas crianças e do horror vivido nas escolas residenciais.

Se pretende comprar uma camiseta laranja, compre de uma organização indígena, para que o dinheiro arrecado volte para a causa. O site www.orangeshirtday.org tem uma lista de revendedores autorizados.

Como cada um pode ajudar

Aproveite esse dia para se aprofundar no conhecimento sobre a história dos povos indígenas do Canadá. O site do governo  e o OnCanadaProject.ca/SettlersTakeAction são ótimos lugares para começar.

Recomendo também ler o relatório Calls to Action no Truth and Reconciliation Report onde explica toda a verdade sobre que aconteceu e o que espera-se do governo para começar a reconciliação. Ele está disponível aqui.

Apoie empreendimentos e iniciativas indígenas. O site DestinationIndigenous.ca tem ótimas informações para planejar viagens com foco em experiências indígenas e o BuyAuthentic.ca tem vários produtos lindos.

A CBC tem um acervo incrível, inclusive alguns vídeos para crianças no CBC Kids News.

Esses são apenas alguns dos recursos mas se você pesquisar no Google encontrará inúmeros outros sites com informações incríveis.

O Futuro

Infelizmente não podemos mudar o passado mas podemos aprender com nossos erros e evitar que coisas assim se repitam no futuro.

Se vocês tiverem dicas de livros ou outros sites de informações por favor compartilhem nos comentários.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário