Você sabe o que é professores em ”work-to-rule”?

Se você vem acompanhando as notícias sobre as negociações dos professores de Ontário provavelmente já ouviu o termo “work to rule”. mas você sabe o que isso significa?

schoolbus-81717_640

Os professores estão em processo de negociação com o governo da província e os principais pontos de divergência são: corte da verba destinada a educação, aumento do número de estudantes na sala de aula, corte de verba destinada a estudantes com necessidades especiais, ameaça de acabar com o full-day Kindergarten e aumento salarial.

Essa negociação está rolando desde 2019 e os professores estão em posição legal para fazer greve. Nas escolas secundárias  houveram paralizações e nas elementares eles iniciarão work-to-rule a partir do dia 13/01/2020, se não houver acordo até a meia noite do dia 12/1/2020, Inclusive recebi um email da escola, informando sobre isso.

O que é work to rule?

O processo de fazer greve em si começa com o “work-to-rule”, que é na verdade uma espécie de greve parcial. Os professores continuarão dando aula normalmente mas não farão nenhum tipo de serviço considerado extra. Alguns exemplos:

  • Não haverá comentários nos boletins para explicar o progresso e as áreas que cada criança precisa melhorar. O boletim virá apenas com as notas;
  • Passeios escolares poderão ser cancelados (nesse caso a escola devolve o dinheiro). Não haverá  planejamento  de nenhum passeio enquanto estiverem em work-to-rule;
  • Professores não irão participar de atividades fora do seu horário de trabalho, incluindo reuniões;
  • Eles também não participarão da aplicação, nem correção de provas para o teste provincial EQAO (que avalia o desempenho dos alunos e escolas no Grade 3 e 6)). Assim como o preparatório para esse teste. Ou seja, ano que vem ninguém vai saber como estão as escolas;
  • Distribuição de correspondência da escola;
  • Coletar dinheiro para nenhuma atividade;
  • Participar em atividades extra-curriculares.

Como isso afeta os pais e estudantes?

As escolas irão continuar abertas e seus filhos continuarão indo mas os professores prestarão o serviço básico que é dar aula, passar dever de casa e aplicar as avaliações normais.

Se tiver qualquer evento que dependa dos professores, eles podem escolher não realizar. As medidas iniciais no processo de greve tentam minimizar o impacto nos alunos mas ao mesmo tempo causar um inconveniente para a administração.

De acordo com as professoras que conversei, se não chegarem a um acordo até 20/01/2020, vai rolar paralisação ou greve mesmo.

Enfim, aqui também acontece essas coisas… Em 2014, se não me engano, os professores da rede pública de província de British Columbia entraram em greve por uma disputa similar. Foi um caos! Espero que isso não aconteça aqui.

Saiba mais sobre escolas e educação no Canadá

O boletim escolar no Canadá

FAQ: Matrícula e elegibilidade nas escolas elementares

Passo-a-passo: Como matricular seu filho numa escola em Toronto

Como é a alfabetização no Canadá

Como as crianças do kindergarten são avaliadas

O currículo do kindergarten

Curiosidades sobre a escola primária canadense

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. shell disse:

    Muito, muito bom! Vou usar muito as informacoes do teu blog agora que comecaremos a procurar por escolas! Eu ouvi falar que ao escolhermos a escola catolica existe um custo que e cobrado no imposto de renda (mas nao pesquisei e nao entendi direito). Tu saberias me dizer como isso funciona?

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.