Reflexão: sentimento de culpa por criar filhos longe da família

No dia 20 de cada mês eu participo do Projeto Mães no Canadá, onde eu e outras mães brasileiras compartilhamos nossas ideias e opiniões sobre um assunto. O tema desse mês me deixou bastante pensativa; “como lidar com o sentimento de culpa por criar filhos longe da família”.

A partir do momento que tomei a decisão de morar fora, num outro país bem longe da minha família, tive que aprender a lidar com muitos sentimentos mas nenhum deles foi culpa. Ao meu ver, sentimento de culpa é quando nos arrependemos de uma atitude ou decisão. E em nenhum momento me arrependo de ter escolhido morar no Canadá. Tenho duas filhas que nasceram aqui e apesar de sentir tristeza em muitas situações, como por exemplo, delas estarem crescendo longe dos avós, tios e primos, não sinto culpa.

Enfrentamos muitas dificuldades e desafios criando filhos no exterior, mas tudo isso com o objetivo de poder proporcionar uma qualidade de vida e um futuro melhor para nossas filhas. Difícil? Sim, ninguém disse que era fácil! Estou chorando nesse momento só de pensar. O meu coração fica dilacerado toda vez que precisamos nos despedir da família. Mas não de culpa, de saudade. E quando me fazem aquela famosa pergunta “Por que a gente não pode ir morar no Brasil?”, tento explicar as minhas razões por ter escolhido morar no Canadá.

Infelizmente não podemos ter nossos familiares juntos sempre que temos vontade mas nem por isso eles são ausentes. Graças a tecnologia eles podem se fazer presentes e têm a oportunidade de participar das nossas vidas, de alguma forma.

Criar filhos

Então a única coisa que posso dizer sobre esse assunto é, siga o seu coração e confie no seu instinto materno, ou paterno, que ele vai te guiar na direção certa. Não sinta culpa por ter tomado uma decisão difícil, pensando no bem dos seus filhos.

Projeto Mães no Canadá

Passa lá nos outros blogs/canais para conferir o que elas tem a dizer sobre o sentimento por criar filhos longe da família:

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Jessica disse:

    Oi Livi, como funciona esse projeto? Aonde vocês se encontram?
    Cheguei a pouco tempo no Canada e me sinto perdida

    • Livi disse:

      Oi Jessica,

      Esse é um projeto que conta com a participação de blogueiras, nós não nos encontramos, apenas escrevemos ou fazemos vídeos. Mas tem um no Instagram chamado @networkingparabrasileiros que promove encontros, inclusive de mães aqui da região de Toronto.

Deixe um Comentário