10 parques lindos em Ontário para você visitar ou acampar

Nós adoramos passeios e atividades que nos colocam em contato direto com a natureza. Aqui em Ontário, e também no resto do Canadá, não nos faltam opções de parques lindíssimos para visitarmos. Mas mesmo assim muita gente desconhece a maioria deles. Então, como eu já estou programando os lugares que quero visitar esse ano, resolvi compartilhar com vocês a minha lista de favoritos.

Para quem não sabe há vários tipos de parques mas nesse post selecionei apenas os provinciais, que são administrados pelo Ontario Parks, e os nacionais, que estão sob os cuidados do governo federal.

Se você curte acampar, todos eles tem uma ótima estrutura, que acomoda tanto barracas como trailers e motorhomes. Alguns tem também cabanas ou tendas permanentes, que eles chamam Yurt, com cama e algumas amenidades básicas. Se você não curte dormir no mato é só procurar uma acomodação na região ao redor do parque e visitar durante o dia. O custo do ingresso para quem passa o dia varia entre $12 e $21 por carro. Para quem vai acampar a diária fica no máximo $52, dependendo do local e ameninades.

A minha lista ficou restrita a parques que estão a no máximo 420km de Toronto, alguns podem até ser feitos num bate-volta. Porém se alguém estiver disposto a fazer uma road trip para o noroeste de Ontário, vai encontrar um relevo mais montanhoso e paisagens incríveis.

Sandbanks

O Sandbanks é famoso pelas suas dunas de areia e praias tranquilas de águas transparentes. A infra estrutura do parque é uma das melhores que já vimos até hoje, tem até restaurante que vende café da manhã e comida tipo fast-food mais uma lanchonete praticamente na beira do lago.

Dá para combinar o passeio com uma visita às vinícolas da região. Nesse post tem um roteiro de fim de semana por lá. Ele fica a 181km de Toronto.

Pinery

De todos os parques que conhecemos em 2017, esse foi o meu favorito! Ele fica a 230km de Toronto, nas margens do Lago Huron e do lado de Grand Bend, uma cidade de veraneio. A água do lago é cristalina e o pôr do sol é de outro mundo!

Veja mais dicas sobre o Pinery Provincial Park aqui.

Algonquin

O Algonquin é o parque mais famoso de Ontário por causa da sua beleza e fauna. Sua paisagem é uma mistura de lagos e pequenas colinas cobertas com vegetação densa. No Algonquin podemos ver alces, ursos pretos, castores e muitos outros animais.

Todas as vezes que fomos nesse parque, nossa base foi a cidade de Huntsville, nunca dormimos lá. O Algonquin fica ainda mais incrível no outono por causa das cores. O portão oeste fica a 277km de Toronto

Bon Echo

Esse parque tem uma formação de pedra de 100m de altura, chamada Marzinaw Rock, que possui mais de 260 escrituras pictográficas feitas por indígenas canadenses.

Nós podemos alugar uma canoa ou fazer um passeio de barco pelo lago. Nós iremos acampar no Bon Echo esse ano e estou contando os dias! Distância de Toronto: 224km.

Killarney

O Killarney está a 416km de Toronto, numa região com montanhas brancas que fazem contraste com as árvores e lagos da região. A beleza do Killarney inspirou pinturas de inúmeros artistas canadenses.

Long Point

A principal atração desse parque é sua praia de água calma e areia fininha. Long Point é uma pequena peninsula de areia que avança dentro do Lago Erie. De todos os lagos próximos de Toronto, esse é o que tem a água menos fria para tomar banho e por isso é muito procurado. Como ele está a apenas 178km daqui, dá para ir e voltar no mesmo dia.

Awenda

O Awenda está numa península da Georgian Bay, que é uma região belíssima. O parque fica a apenas 170km norte de Toronto e conta com uma paisagem que mistura pequenas colinas, praias e aquelas pedras típicas da região conhecida como Canadian Shield. No Awenda ainda podemos alugar uma canoa e visitar uma pequena ilha que fica a 3km da costa.

Six Mile Lake

Apesar do Six Mile Lake ser um parque pequeno e não muito famoso, incluí na minha lista por causa da região ao redor, que conta com uma série de canais que interligam os lagos. Nós podemos ver as comportas funcionando e também a única ferrovia marinha de Ontário, que carrega barcos de um lago para outro. Veja mais dicas e o roteiro completo que fizemos aqui.

O parque é legal para acampar, pescar e para quem gosta de fazer canoagem.

Ferris

Fiz o passeio para o Ferris num bate-volte, já que ele está a apenas 180km daqui. A principal atração desse parque é uma ponte suspensa de quase 100m de comprimento sobre o Trent River. Além da ponte e das trilhas, que são bem fáceis de fazer o parque ainda tem um pequena cachoeira.

Bruce Peninsula

Bruce Peninsula National Park, está a apenas 273km de Toronto e é o lugar mais lindo que já visitei em Ontário, por causa da água azul turquesa do lago, contrastando com as formações rochosas da região. Nesse parque, além das trilhas com vistas incríveis, nós podemos fazer um passeio de barco para uma ilha e de quebra ainda ver navios naufragados no caminho.

Leia mais sobre o parque e roteiro de viagem aqui.

Localização dos parques


Fotos sem a logomarca do blog são de divulgação do Ontario Parks. Foto de capa Dennis Barnes via Flickr CC.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário