Como é o Long Point Provincial Park

Long Point é uma pequena península localizada no norte do Lago Erie, com 40km de extensão e apenas 1km de largura no seu ponto mais largo. Fica a aproximadamente 182km de Toronto e dá para fazer num bate-volta. A região, que é linda, tem características muitos especiais e foi designada como uma Reserva Mundial da Biosfera, pela Unesco. Nós sempre acampamos por lá no verão e o local superou nossas expectativas.

A praia é uma delícia e entrou para a minha lista de favoritas em Ontário! Tem areia fininha, água com temperatura bem agradável e até algumas dunas pequenas que me lembraram Sandbanks.

Ela é bem rasa e ideal para quem vai com crianças, pois andamos um bom pedaço lago a dentro e a água permanece na altura do joelho. Coloquei um vídeo lá no Instagram mostrando tudo. Na parte da península onde podemos transitar, só há o Long Point Provincial Park, cottages, duas lanchonetes e um mercadinho. Portanto o melhor é ir preparado com lanches e bebidas suficientes para toda a sua estadia.

Nós acampamos dentro do parque, na parte antiga (Cottonwood), a poucos metros da praia. Mas isso não é um requisito para ter acesso ao lago. Há diversos pontos sinalizados com placas escritas “Public Beach Access” e estacionamento gratuito ao longo da estrada, onde os carros podem permanecer por até 4h. Se for ficar mais tempo, recomendo comprar o day pass e estacionar dentro do parque provincial. Em 2021, a entrada é gratuita de segunda a quinta.

Como nós estávamos acampando, não sentimos necessidade de sair. Não havia praticamente ninguém na praia e deu para relaxar bastante. E no fim do dia sentávamos na beira da água para admirar o pôr do sol.

Acampando no Long Point Provincial Park

Os melhores meses para acampar são de junho a início de setembro. A reserva pode ser feita no site do site do Ontario Parks. Para quem pretende ir em julho ou agosto recomendo reservar meses antes, pois o parque é pequeno e fica lotado. Long Point possui 4 áreas de camping, sendo que 3 ficam na parte mais nova do parque e 1 na parte antiga. Nos ficamos no Cottonwood, que é na parte mais antiga. Lá não há ninguém na portaria, então precisamos fazer o check-in na portaria principal do parque e pegar o código de barras para permitir a entrada na parte antiga.

Em relação a estrutura de outros parques que já fomos, como o Pinery e até o pequeno Port Burwell, Long Point é bem mais simples e com ruas mais estreitas. Tem 5 chuveiros, banheiros normais e vault toilet.

O parque oferece programas educativos para crianças no verão mas não tem canoas para alugar. Se você quiser alugar tem uma loja chamada R&R Outdoors que entrega no parque.

Visitamos os dois lados do parque para comparar e achamos que no antigo os campsites tinham um pouco mais de privacidade. Na parte mais nova tinha uma área aberta para estacionar os trailers onde todo mundo fica praticamente junto e sem privacidade. A vantagem é que na área nova tem a portaria principal com uma pequena loja de conveniência. A praia na parte mais nova tinha dunas mais altas e areia mais fofinha. Essa praia da foto abaixo é a 11, do na parte nova.

Long Point

No Cottonwood a praia não é compartilhada com as pessoas que vem passar o dia, então fica bem mais vazia.

O legal é que por ser um parque pequeno, dá para ir andando para a praia, independente do campsite que escolhermos. O único ponto negativo é que em Long Point há mais mosquitos à noite do que em qualquer outro parque que já visitamos até hoje. Então se o plano é for acampar, não esqueça o repelente.

Eu recomendo muito o lugar para famílias, especialmente as que, assim como nós, gostam de acampar. Essa experiência está sendo cada vez melhor e sempre nos proporciona momentos incríveis com nossas filhas, onde nos desligamos dos eletrônicos, ficamos mais em contato com a natureza e percebemos que precisamos de muito pouco para sermos felizes.

Como Chegar

Não há ônibus nem transporte público até Long Point. Tem que ir de carro. Nós fizemos o caminho pela HMY403 e depois HWY6, mas há outras opções como você podem ver no mapa do Google.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. VidalNorte disse:

    Mais um parque pra lista: check! Que praia mais gostosa Livi. E ir em setembro acaba sendo mais tranquilo né, para nós e para as crianças. A foto do pôr do sol está incrível. Detalhe: e esse Puck na mesa do café da manhã, hummmmmm
    Beijossss

Deixe um Comentário