Praia dos Garcez, paz e sossego perto de Salvador
Para quem gosta de sossego, praia de areia branquinha e água morna a Praia dos Garcez é o lugar ideal. Descobrimos essa praia por acaso, quando estávamos procurando o caminho alternativo para Morro de São Paulo. Eu vi no mapa o nome e comecei a pesquisar sobre o lugar. Minha vontade de visitar aumentou quando descobri que era uma praia semi-virgem e pouco visitada pelos turistas, que geralmente seguem para Morro, Boipeba ou Barra Grande. Estávamos hospedados em Mutá, próximo a ilha de Itaparica, e fizemos um bate-volta para explorar a região.
Como Chegar
Para quem desembarca no terminal de Bom Despacho, em Itaparica, basta seguir uns 60km pela BA-001 até a cidade de Nazaré (mais ou menos 50 minutos). Daí você percorre mais 15 km pela BA-001 sentido sul, como se fosse para Valença, até a entrada de Camassandi. A estrada foi recuperada recentemente e está ótima até Valença.
Dali até a Praia dos Garcez são mais 14 km de estrada de terra. Basta ir seguindo as placas e não tem como errar. Ou se quiser marcar no GPS, use as coordenadas -13.212933, -38.917031
Há um caminho até a praia mas nós decidimos entrar pela pousada Paraíso Perdido para conhecer. Como é uma propriedade privada fomos na recepção, nos identificamos e eles disseram que podíamos seguir até a praia.
Praia dos Garcez
A praia fica no município de Jaguaripe, tem no total 18 km de extenção e fica entre duas saídas de rios, uma é bem perto da pousada e a outra perto de Cacha-Pregos. A maré estava baixinha e caminhamos um pouco para conhecer. Era dia de semana e em pleno verão encontramos pouquíssimas pessoas. Do jeito que eu gosto!
O único ponto negativo dessa praia foi o sargaço na areia, a água estava limpa. O pessoal da pousada disse que isso acontece de vez em quando.
No meio das pedras formam-se piscinas naturais. As meninas adoraram e só saíram quando a maré começou a subir
Mesmo sendo uma praia quase deserta, há uma barraca de praia que pertence a pousada e algumas barracas mais simples do lado norte. Preferimos ficar na barraca da pousada que era melhor estruturada.
Antes de irmos embora fomos conhecer a pousada e deu muita vontade de ficar por lá. A entrada fica no casarão principal, onde está a recepção e é servido o café da manhã. Na varanda há várias cadeiras para sentar e curtir a vista.
No fundo do casarão ficam os chalés, os quartos e a piscina de borda infinita. Tudo muito organizado e aconchegante. Além disso eles tem dois parquinhos para crianças, um próximo a recepção e outro ao lado da barraca de praia. A pousada oferece passeios para conhecer a região mas só para hóspedes.
É um lugar perfeito para desestressar!
A primeira foto do post é de divulgação da prefeitura de Jaguaripe
Ilha dajuda e o verdadeiro paraíso tenho orgulho de ser um morador e fazer parte da comunidade
A estrada de acesso é cheia de buracos?
Quando eu fui, era estrada de terra, com trechos bons e ruins. Tinha alguns locais com muita ondulações e batia para caramba. Não sei se agora está diferente.
Está do mesmo jeito estrada de chão!
Qual o contato da pousada?
Oi Carlos,
O link para o site da pousada está no post, copiei novamente aqui.
Esse lugar é realmente maravilhoso! Tive a oportunidade de conhecê-lo com minha família em 2015 e realmente é tudo muito lindo.
Oi Renato,
Eu estou doida pra voltar lá e ficar uns dias, é demais! 🙂
Um abraço
que delícia de lugar, amo conhecer praias assim. E com uma pousada para dar apoio e/ou se hospedar é perfeito ! Belo post, Livi, beijocas
Depois destas fotos, estou doida pra conhecer este paraíso!!!
Conheço e indico!! A pousada Paraiso Perdido nos deixa ainda mais deslumbrados com o local. Estrutura, comida deliciosa (café da manhã, almoço e jantar), passeios, animais dóceis, preço justo, cerveja gelada e atendimento encantador, principalmente da Shirley.
Praia dos Garcez + Pousada Paraiso Perdido = Casamento perfeito!!
É isso aí, também adoramos e pretendemos ficar hospedados da próxima vez que formos lá!
Olá pessoal no mês de dezembro passado tive o prazer de conhecer esse pedaço do paraiso. Espero que outras pessoas de bom gosto e consciência ecológica possam conhecer.
O atendimento do pessoal da pousada é de primeira qualidade.
Minha querida, você descobriu uma pérola! Tão pertinho de casa, com boa estrutura e ao mesmo tempo tranquila, sem aquela muvuca das praias mais badaladas! Um verdadeiro paraíso! Amei.
Também gostei muito, quero voltar e ficar hospedada na pousada. Beijão