Morro de São Paulo em um dia

morro-de-sao-paulo-15
Visitar Morro de São Paulo com as meninas estava na minha bucket list faz um tempão. Tentamos no ano passado mas a dona do hotel cancelou nossa reserva no dia de chegada e ficamos na mão. Esse ano aconteceu sem nenhum planejamento. Estávamos em Mutá, pertinho da ilha de Itaparica e resolvemos fazer um bate-volta até lá.

Saímos cedinho e a viagem de carro mais barco durou apenas 1 hora e meia. Nós fomos por um caminho mais rápido, que é pouco conhecido pela maioria dos turístas que vão pra Morro, o atracadouro Bom Jardim, na Ponta do Curral. A estrada está ótima e é asfaltada até lá. Quem vier por Bom Despacho é só seguir em direção a Valença pela BA-001 e quando chegar no posto policial vai ver uma placa indicando a praia de Guaibim. É só seguir por esse caminho que mais a frente vai ver outra placa indicando o Atracadouro Bom Jardim. As coordenadas do GPS são -13.367006, -38.971599.

O local é bem menos muvucado que Valença, o estacionamento é bem organizado e a viagem de barco dura só 10 minutos de lancha rápida e 30 de barco normal. O atracadouro tem banheiros, lanchonete e lugar para sentar e esperar os barcos.

morro-de-sao-paulo-2

Tirando o atraso na saída do barco, a viagem foi super tranquila. A vista é super linda e ainda fizemos uma parada na Praia da Gamboa, onde tem a famosa parede de barro medicinal.

morro-de-sao-paulo-1morro-de-sao-paulo-3

Eu já estive em Morro de São Paulo várias vezes, mas faz muito tempo e as coisas agora estão bem diferentes. Gente eu conheci tudo isso quando era moleca, não tinha quase nada por lá. Nossa como cresceu! Tem tudo que você imaginar e mais um pouco. A praia continua linda. O local merece uma visita mais longa mas como só tínhamos um dia e ficamos por ali pela Segunda praia mesmo, aproveitando a maré baixa.

morro-de-sao-paulo-6morro-de-sao-paulo-12morro-de-sao-paulo-11

Almoçamos no restaurante Sambass e a comida estava divina. O atendimento também foi impecável. O restaurante tem um menu bem variado, com opções de lanches, saladas, pratos da culinária baiana e italiana. Também tem menu infantil com uma porção bem generosa. A filhota gostou tanto da macarronada que quase lambeu o prato, quem nunca…morro-de-sao-paulo-10

morro-de-sao-paulo-7 morro-de-sao-paulo-8 morro-de-sao-paulo-9

Depois andamos um pouco pela vila e antes de ir embora subimos o morro até o mirante da tirolesa. A vista é espetacular e em minha opinião vale cada um dos cento e tantos degraus que subimos. As meninas subiram contando e na metade do caminho tivemos que carregá-las.morro-de-sao-paulo-18 morro-de-sao-paulo-4 morro-de-sao-paulo-5 morro-de-sao-paulo-14morro-de-sao-paulo-23

Na trilha pro farol passamos pelo restaurante Toca do Morcego e eu me sinto no dever de comentar que o pessoal que faz a segurança na porta é nota dez! As meninas ficaram reclamando pois não queriam andar, então compramos um picolé para tapear e na altura da Toca do Morcego elas estavam lambuzadas de chocolate e chorando pois queriam se lavar. Só quem tem criança sabe o que é isso 😉 Um dos seguranças se comoveu com a situação e disse que podíamos entrar, usar o banheiro e dar uma olhadinha na vista. Nossa e que vista!

morro-de-sao-paulo-16

Do lado do farol tem um mirante onde é possível observar o pôr do sol mas não tem o conforto da Toca do Morcego.morro-de-sao-paulo-17

A fortaleza de Tapirandú, simplesmente chamada de “o forte” pelos locais, estava fechada para reforma e não deu para visitar, uma pena.

morro-de-sao-paulo-20

A despedida foi difícil, as meninas não queriam ir embora, choraram e pediram para voltar. Morro de São Paulo tem alguma energia especial, que encanta e faz com que todos que passem por lá se apaixonem. Morro de saudade!

morro-de-sao-paulo-19 morro-de-sao-paulo-22

Informações úteis

– As lanchas rápidas e comuns custam respectivamente R$17 e R$9. Eles só aceitam dinheiro como forma de pagamento. O último barco para o atracadou de Bom Jardim sai de Morro às 18 horas. O estacionamento coberto custa R$10 se você voltar no mesmo dia e R$15 a diária para quem vai deixar mais tempo. Muito mais econômico do que Valença. Preços de Janeiro de 2016

morro-de-sao-paulo-21

– Há uma taxa ambiental de R$15 para poder entrar em Morro. Todos acima de 5 anos pagam. A pessoa lá foi super gente boa e só cobrou dois adultos. Dá para pagar a taxa no débito.

– Em Morro só tem caixa automático do Banco do Brasil e Bradesco. Nós temos conta no Itaú e não conseguimos tirar dinheiro em nenhuma cidade próxima no caminho para lá. Fomos informados que só tinha caixa 24hrs em Santo Antônio de Jesus. Pelo menos quase todos os estabelecimentos na ilha aceitam débito e crédito.

Hospedagem

Morro tem muita coisa para fazer e o melhor mesmo é ficar lá varios dias.

Do lado do restaurante que comemos tem pousada do mesmo dono que parece bem legal e na Terceira praia eles tem uma residência que é ideal para famílias.

Veja todas as opções de hospedagem no Booking.com, eles oferecem preços ótimos e cancelamento grátis.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

2 Resultados

1. Taís disse:

Obg pelas dicas!! Já fui duas vezes em Morro, mas bate-e-volta tb! Lindas fotos!

2. ginapsi disse:

Que lugar lindo!Está na minha lista! Gostei das dicas e informações. Bj