Churchill, a capital dos ursos polares
A cidade de Churchill na província de Manitoba é conhecida como a capital do urso polar. Quando o gelo que cobre o mar derrete, o urso polar nada de volta para o continente e aqui permanece até que o mar congele novamente para que ele possa voltar a caçar.
Então, em meados de julho, eles começam a aparecer na região de Churchill, que fica bem lá em cima na Baía de Hudson.
A quantidade de ursos que podem ser vistos na região vai aumentando e tem seu pico do fim de outubro a início de novembro. Podendo se estender ao fim de novembro caso o mar não congele para que os ursos possam partir. Ao contrário dos seus primos ursos, o polar não hiberna no inverno e sim no verão.
Churchill é o lugar mais “acessível” para se ver os ursos polares em seu habitat natural. Durante a temporada dos ursos, que dura em média 6 semanas, mais de 12000 turistas passam pela cidade, que tem apenas 813 habitantes.
Curiosidades sobre a cidade
- A cidade também é conhecida como a capital das baleias Belugas pois em julho e agosto elas invadem o cenário para procriar.
- Churchill é um dos três melhores lugares do mundo para assistir ao espetáculo da aurora boreal.
- O jornal local é publicado mensalmente.
- Eles deixam as portas das casas e dos carros destrancadas pois se alguém cruzar com algum urso tem onde se abrigar.
- Possui apenas um centro comunitário. Mas dentro dele tem: com biblioteca, quadra de esportes, hospital, creche, piscina, cinema e uma lanchonete. Lá longe e tem tudo heim!
- Não existem estradas ligando a cidade ao resto do país. Para chegar lá só de trem (40hs) ou de avião, ambos partindo de Winnipeg.
- Você pode andar de um lado a outro da cidade em 15 minutos.
- Normalmente as pessoas não circulam a noite durante os meses “dos ursos”. No Halloween eles precisam armar um esquema de segurança para as crianças sairem para pedir doces. E as fantasias precisam ser enormes para poder colocar sobre a roupinha de inverno.
- Há um perímetro de segurança para monitorar os ursos, os que invadem o perímetro são capturados e transportados, de helicóptero, para uma área mais afastada.
- Por causa do vento forte e frio que sopra do norte para sul, na Baía de Hudson, as árvores possuem galhos apenas de um lado e são chamadas de flag trees porque se parecem uma bandeira no mastro.
- Agora é possível explorar a cidade pelo Google street view e ver alguns ursos polares. É só clicar aqui.
Gostaria muito de visitar essa cidade um dia. Alguém se anima a ir comigo?
Livro sobre os ursos
Esse post foi inspirado por um livro do fotógrafo Norbert Rosing, chamado The World of The Polar Bear (O mundo do urso polar) que eu li a um tempo atrás. Além de explicar sobre os hábitos e a vida dos ursos polares o livro é recheado de fotos lindíssimas. As pesquisas e fotos foram feitas na cidade de Churchill.
Imagens: Churchill Sign by Fveronesi1, Polar Bear in Churchill by Virtualwayfarer, Polar Bear Alaska by Rubyblossom e Northern Light by Image Editor no Flickr, sob licença Creative Commons. A foto da árvore é do site da WWF Canada.
Mais informações, fotos lindas e videos da aurora boreal nos sites Everything Churhill ou Town of Churchill
Esses ursos são lindos (mesmo sendo selvagens)! Gostaria de ver a aurora boreal, sem dúvida um espetáculo único! Quem sabe um dia… arrumo uma bengalinha e vou com você! Bjs
Oi querida!
Fazendo minha visitinha do final de semana, por aqui…
Aproveito pra te convidar pra passar lá no meu blog pra ver os 2 vídeos novos que postei, e também pra participar da BC de dia das mães que acontecerá no domingo que vem!
Conto com sua participação!
Beijos!
Que lugar incrível! Não sei quem em sã consciência iria escolher esse lugar pra morar. Acho que não conseguiria morar numa cidade tão pequena e tão distante de tudo!
Tenho loucura pra ver a aurora boreal!!!! E eu ri que o jornal deles é mensal! hahahahah não tem gente, não tem notícia, né? hahahah
Jornalista lá morre de fome, os blogueiros por outro lado devem ter fotos lindíssimas para postar todo dia. Morar também não moraria mas visitar com certeza eu iria se aparecesse a oportunidade, aliás tenho vontade de ir nesses lugares remotos onde a mão do homem pouco mexeu. A aurora um dia vou ver, nem que esteja bem velhinha me apoiando na bengala 🙂
Que vontade que me deu de conhecer Churchill! 🙂
Abraço,
Lidia.
Também fiquei quando li o livro, por isso resolvi escrever o post. Tem tanta coisa interessante para se ver nesse país! Um abraço
Nussa que delicia de lugar!! Sonho em assistir um espetaculo de luzes como esse, quem sabe um dia ne?!
Meu sonho! Falta só arrumar $$$ 🙂