O que fazer em Banff, nas Montanhas Rochosas do Canadá
Ah Banff, se eu pudesse me mudava para lá. Essa cidadezinha, na província de Alberta, que nasceu por causa do turismo e no começo era apenas uma parada na linha férrea que cruzava o Canadá, hoje recebe mais de três milhões de visitantes por ano. Com uma cara de cidade nos alpes e natureza exuberante ela oferece diversão para pessoas de qualquer idade. Nos últimos dias nas rochosas resolvemos diminuir o ritmo, ficamos curtindo a vila e atrações mais próximas. Conhecemos mais sobre a história, fizemos compras nas lojinhas de souvenirs e encerramos com um passeio de canoa. Taí um resuminho do que fizemos.
Cave and Basin
É importante para nós incluir lugares históricos no nosso roteiro então nossa primeira parada do dia foi na Cave and Basin, local onde nasceu o primeiro parque nacional canadense.
Banff começou a fazer sucesso quando três operários da estrada férrea decidiram promover uma caverna e fonte de águas termais que saia de uma das montanhas, alegando que a água tinha poderes medicinais. Eles então cercaram a área e construíram uma pequena casa para receber os turístas. Na época, houveram várias disputas sobre a posse do local então o governo canadense acabou transformando tudo numa reserva, que anos depois se expandiu e virou o parque nacional de Banff. Mesmo depois de virar parque a caverna e fonte continuaram a ser um grande atrativo turístico do local, inclusive havia uma piscina que funcionou até 1992. Hoje tem uma piscina semelhante no Hot Springs mas não é relacionada com a antiga, a água e proveniente de outra fonte.
A visita é rápida, dá pra fazer em uma hora. Vimos a fonte, a caverna e a exposição que conta a história do local. Uma das coisas mais marcantes na visita é o cheiro forte de ovo podre, especialmente na caverna. Esse cheiro é do sulfeto de hidrogênio produzido pelas bactérias que se alimentam do enxofre contido na água. Há vários tipos de bactérias, algas, caracóis e pequenos peixes na água; por causa desse ecossistema delicado é proibido colocar a mão, exceto na fonte do lado de fora do prédio.
Investimento: $3.90 (adultos), $3.40 (idosos), $1.90 9crianças de 6-16) e $9.80 (família/grupo de até 7 pessoas). A entrada é franca para quem tem o passe anual dos parques nacionais e também no Dia do Canadá. Coordenadas de GPS:
Lake Minnewanka and Two Jack
A apenas 10km do centro de Banff está o Lake Minnewanka, ou Lago dos Espíritos, como era conhecido pelos nativos. A área ao redor do lago é ótima para caminhar e fazer picnic. No local há aluguel de canoas, tour de barco e um pequeno restaurante.
O curioso é que o lago foi represado 3 vezes e na terceira, em 1940, inundou a vila de Minnewanka estabelecida desde 1886. Hoje a vila só é visitada pelos turistas que mergulham no local (mais sobre mergulho na região aqui).
A estrada até lá passa pelo Two Jack Lake, que tem o camping mais disputado da região. Suas vagas geralmente se esgotam logo que abre o período de reservas em fevereiro. Como é uma área tranquila há muita chance de ver animais.
Coordenadas GPS: 51.230427, -115.498499 (Two Jack Lake) | 51.247350, -115.500415 (Lake Minnewanka).
Dia do Canadá
Como era Dia do Canadá, estavam acontecendo vários eventos e a cidade estava lotada! Tinha tanta, mais tanta gente que era impossível se locomover, ainda mais com um motorhome. Priorizamos os passeios e tentamos ir no desfile à tarde mas a confusão já estava tão grande que nem o ônibus apareceu no camping. Foi uma pena mas perdemos o desfile. A única coisa que vimos foi um soldado da polícia montada. Então já sabem se estiverem por lá nessa época e quiserem participar das festas melhor nem sair do centro.
Ainda bem que chegamos a tempo de encontrar a querida Patricia Fencz, que ainda não conhecia pessoalmente. A Pati é blogueira mas por enquanto está dando um tempinho da blogosfera. Foi um encontro maravilhoso, conversamos como se fôssemos amigas de longas datas.
Foto tirada pelo marido da Pati
Depois de muito papo fomos nos deliciar com um sorvete na Cows, marca que provamos em Prince Edward Island. É um dos sorvetes mais gostosos que já tomamos no Canadá. Eles também vendem um refrigerante de framboesa chamado Raspberry Cordial, famoso por causa do clássico Anne of Green Gables. Ah e não se assustem com o tamanho da fila na porta da sorveteria pois ela anda bem rápido!
Terminamos o dia comendo S’mores e assistindo a queima de fogos do Dia do Canadá. Eles falam que a melhor vista é na praça mas na verdade no Vermillion Lakes é bem melhor. #ficaadica
Foto Debbie Law
Surprise Corner
Começamos o último dia com uma visitinha ao Surprise Corner, de onde temos essa vista privilegiada do Fairmont Banff Springs, um sonho de hotel que eu me hospedarei quando for rica.
Coordenadas GPS: 51.167432, -115.559573
Cascade Gardens
Depois seguimos para o Cascade Gardens, um jardim construído nos anos 30 que cercava a primeira sede administrativa do Parque Nacional de Banff. É um oásis que poucas pessoas visitam, não sei se por falta de informação ou interesse mesmo. A entrada é franca.
Endereço: 101 Mountain Av. | Coordenadas GPS: 51.172092, -115.571230
Lojas de guloseimas
Seguimos caminhando pela avenida principal da cidade e ficamos loucos pelas lojas de guloseimas. Não sei vocês mas eu a-do-ro doces e fico igual criança em dia de Natal sempre que vejo uma lojinha de gordices. Em Banff elas são tão lindas que é impossível passar direto mesmo que doce não seja o seu ponto fraco. Nossas duas favoritas foram The Fudgery (215 Banff Ave) e Banff Sweet Shoppe (201 Banff Ave).
A meninas piraram com as guloseimas e um trenzinho que circulava dentro da Banff Sweet Shoppe. Foi sem dúvida a lojinha favorita delas.
Canoagem no Bow River e Vermillion Lakes
Nos despedimos desse paraíso com um passeio de canoa, foi a primeira vez que fizemos e as meninas amaram, a atividade é considerada tipicamente canadense.
O pessoal é bem preparado, com remos e coletes para crianças. Fomos os 4 na mesma canoa, navegando pelo canal que liga o Bow River aos Vermillion Lakes. A correnteza é quase inexistente e a natureza ao nosso redor, indescritível. Vimos vários tipos de patos, pássaros e águias (bald e golden). O passeio nos trouxe muita paz de espírito e foi o encerramento perfeito para nossa viagem, em família, para as montanhas rochosas.
Investimento: $36 a primeira hora e $20 cada hora adicional | Empresa: The Banff Canoe Club | Endereço: Esquina da Wolf St. com Bow Av. Coordenadas GPS: 51.177991, -115.576443
Curiosidades sobre Banff
– É a cidade mais alta do Canadá, situada 1383 metros acima do nível do mar.
– É uma das duas únicas cidades incorporadas dentro de um parque nacional canadense. A outra é Jasper.
– É preciso ter permissão do Parks Canada para morar lá. Acredite se quiser, há uma lista de pré-requisitos!
– Sua população é de 9386 sortudos. E eu não sou um deles 🙁
– Ela tem 3.93 km2 de tamanho e há uma lei que a impede de expandir.
– Apenas 10% do seu espaço pode ser dedicado a áreas comerciais.
– O nome Banff deriva de Banffshire, na Escócia, cidade natal de dois diretores da Canadian Pacific Railway.
– As caixas de chocolate com foto das montanhas vendidas por lá são fabricadas em Ontário 🙂
Informações úteis
– Visite o Centro de Informação Turística e receba mapas/livros de turismo gratuitamente. Muitos deles tem cupons de desconto para atrações (224 Banff Avenue).
– Consulte informações sobre estacionamento no site banffparking.ca | Todos são gratuitos mas existe limite de tempo e regra quanto ao tipo de veículo que pode estacionar.
*As coordenadas de GPS são apenas uma referência, fique atento as placas indicando mirantes e estacionamentos.*
Acompanhe nossos passeios, viagens e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte e no Instagram @Livi_Souza.
Oi Livi, td bem? Estou planejando a viagem pro Canada para o proximo mes de julho. Nosso ponto de partida sera Vancouver e queremos ir a Vistoria e Whistler antes de seguir para as Rocky Mountains.
Quantos dias vc acha o ideal pra passar entre Jasper e Banff?
Ainda estou na duvida se a volta sera por Calgary (mais cômodo e mais caro) ou por Vancouver (mais cansativo e mais em conta). O que vc acha? Bj.
Ivana
Oi Ivana,
Nós fizemos o roteiro de Victoria a Banff, dá uma olhadinha aqui
E sobre Banff e Jasper, o roteiro está aqui. Recomendo pelo menos 1 semana para essas duas cidades e atrações da região.
Quantos lugares que não conheci! Tudo anotado, vamos ver se dá tempo desta vez.
Muito lindo mesmo! Imagino como as meninas curtiram tantas novidades!
Muito obrigada pelos posts!! Eu anotei várias dicas e estou esperando ANSIOSAMENTE pela chegada do mês que vem!! hahaha
🙂
Beijo!
Oi Marcela,
Fico feliz que as dicas foram úteis, tenho certeza que vocês vão adorar conhecer as montanhas rochosas canadenses. Tem mais um post no forno, que vai ao ar hoje a tarde, sobre o Vale dos Dinossauros. Vale a pena conferir se tiver um tempinho sobrando na sua viagem.
Beijos
Adoro acompanhar as aventuras de sua família! Esse lugar eh incrível! Espero poder conhecer um dia com minha família!
Oi Carol,
Muito obrigado pelo carinho, espero que você possa um dia viver essa experiência com a sua família. Guardaremos com muito carinho todas as lembranças da nossa primeira viagem de motorhome pelas rochosas.
Beijos