3 dicas que só quem mora em Toronto pode te dar
Hoje é dia de projeto #VidaEmTO! No dia 15 de cada mês eu e mais 4 blogueiras publicamos posts sobre um mesmo tema relacionado a Toronto. Cada uma oferece dicas e pontos de vistas diferentes sobre o mesmo assunto. O post desse mês traz 3 dicas que só quem mora em Toronto pode dar pra você.
Outros temas que nós já falamos são:
- Como Toronto entrou na nossa vida
- Costumes canadenses que eu adquiri
- Meus programas favoritos no outono em Toronto
- O que eu trouxe na minha mala quando mudei pra o Canadá
- Como se preparar para o inverno em Toronto
Agora vamos direto as dicas desse mês!
Dica 1: Ninguém é obrigado a pagar a taxa de turismo nos hotéis
Em muitas cidades quando nos hospedamos num hotel há uma taxa de turismo, que é adicionada no fim da conta. Em Toronto essa taxa se chama DMP (Destination Marketing Program for Toronto Tourism) mas pode aparecer com outros nomes, tipo DMF, DMDF, PF e TIF. Ela aparece no fim do recibo, junto com outras taxas cobradas pelo governo. Em Niagara Falls essas taxas aparecem até em conta de restaurantes e lanchonetes.
Mas o que a maioria dos turistas não sabe (e os hotéis não divulgam) é que essa taxa não é obrigatória. Aliás ela não é obrigatória em toda a província de Ontário. O valor pode chegar até 3% da diária ou do valor da conta. Agora imagina uma diária de $150 por noite, são $4.5 de taxa. Numa hospedagem de 7 dias são $31.50.
Na hora de pagar a conta em qualquer hotel verifique o valor da taxa de turismo e se não quiser pagar é só falar. Em inglês essas taxas são “fees”. As palavras “tax” ou “taxes” só podem ser usadas para as que são obrigatórias como por exemplo o HST, GST, PST.
Para saber mais detalhes veja o site do Ministério do Turismo em Ontário.
Dica 2: Não subestime o clima
Eu acho que Toronto é uma cidade de clima extremo e até meio louco. No inverno temos um frio polar e no verão calor infernal. Entre essas duas “estações” temos 1 ou 2 meses de temperaturas mais amenas. Eu explico melhor nesse post sobre a temperatura e clima em Toronto.
O clima pode mudar de uma hora para outra, independente da estação do ano. Fazendo cair bastante a temperatura no verão, ou trazendo um calorzinho inesperado no inverno. Então sempre carrege um casaco no verão e vista-se em camadas no inverno.
Os meses de dezembro a março são super frios. Todos precisam entender algumas regras básicas para não passar aperto durante o inverno, saber como cuidar da saúde e até reaprender a dirigir.
Dica 3: Aprenda a pronunciar Toronto e conheça seus apelidos
Todos as pessoas que não moram em Toronto são facilmente identificadas pelos locais ao falar o nome da cidade. Aqui ninguém fala Toronto do jeito que a palavra é escrita. Isso já virou até meme e há uma série de fóruns discutindo sobre a forma correta de falar Toronto.
O nome da cidade é pronunciado com o segundo “t” mudo e fica mais ou menos assim “TUH-RONNN-OH”. Ah e tem que enrolar a língua mesmo no erre e prolongar o “n”.
A cidade também tem uma série de apelidos e as vezes numa conversa ou num poster você pode não entender que estão se referindo a Toronto. Alguns mais conhecidos e usados são:
- TO ou T.O. – Ao contrário do que parece TO não é só a abreviação do nome da cidade. Ele significa Toronto-Ontário.
- T-dot – É uma variação do apelido acima. Dot significa ponto em inglês.
- YYZ – por causa da sigla do aeroporto.
- The Six ou The 6 ou 6ix – Esse é o apelido da moda. Ele ganhou popularidade depois que o rapper Drake, que cresceu em Toronto, começou a usar em suas músicas. Há duas teorias para a origem do nome. A primeira é por causa dos dois código de DDD da cidade, 416 e 647. A segunda é que faz referência a unificação de 6 distritos para formar uma só cidade (Toronto, Scarborough, North York, East York, York e Etobicoke). E se você gosta de videogames procura lá na App Store o jogo “Flyin through the 6 with my woes”. Você joga com o Drake em Toronto. É free.
- Hogtown – existem duas teorias para explicar a origem desse apelido. Eu acho que a que explica melhor é a que faz referência aos matadouros e indústrias que produziam derivados de porco. Toronto é um dos maiores exportadores de peameal bacon (já falei desse bacon no post sobre comidas tipicamente canadenses). Uma possível tradução é cidade dos porcos. A segunda é que o apelido é usado como um termo pejorativo para se referir a Toronto. Foi dado pelas outras cidades da província porque Toronto sempre conseguia o que queria dentro do governo da província. Ou seja, cidade dos porcos (os políticos).
- 416 – também por causa do código DDD da cidade. O rapper Drake tem uma tatuagem enorme “416”.
- Big Smoke – popularizado por um jornalista canadense, da revista Maclean’s, e quer dizer em bom português que a cidade é mais fama do que qualquer coisa. Esse eu discordo viu! Toronto é tudo de bom.
- Queen City – a maior cidade em um país, província, estado ou território. Não tem nada a ver com a Rainha Elizabeth, como algumas pessoas acham.
- Megacity – por causa da unificação das 6 cidades, que eu falei acima.
Essas são as minhas três dicas, agora vamos conferir as dicas das outras blogueiras!
Mirella | Blog Casal Mikix
Gabriela | Gaby no Canadá
Mariana | Virei Canadense
Carina | Outside Brazil
Primeira imagem do post, domínio público
Eu estou no Canadá há quase 15 dias e peguei vaaariaaasss dicas aqui. Obrigada!
Oi Ana,
Fico muito feliz com o seu comentário, espero que esteja aproveitando bastante.
Beijos
Muito legal Livi! Bom saber da taxa de turismo dos hotéis! Beijos
Descobri essa a pouco tempo também. Vamos aproveitar. Beijos!
Adorei as dicas… principalmente essa dos hoteis, eu não sabia!!!! Pena que só vale para turista, né?
Super dicas 😉
A não obrigatoriedade da taxa de turismo é válida para todos. O HST é que não tem
jeito. Beijos