Tempestade de gelo e o que fazer se ficar sem luz no inverno
Em 2013, no fim de semana antes do Natal, aconteceu umas das maiores tempestades de gelo da história de Toronto.
Esse tipo de tempestade acontece quando a temperatura das nuvens está maior que zero e no chão está mais frio. A medida que a chuva cai, congela e vai formando uma camada de gelo em tudo. Esse gelo é muito mais difícil de limpar e causa mais transtorno do que a neve mas em compensação a paisagem fica linda.
Foto: Paty Tavares
Foto: Paty Tavares
Foto: Paty Tavares
Foto: Paty Tavares
Foto: Paty Tavares
Foto: Paty Tavares
Foram três dias seguidos com essa chuva congelante e tudo ficou coberto com uma camada de mais de dois dedos de gelo. Parecia cena de filme, daqueles de fim do mundo 🙂
Na noite de sábado para domingo muitas árvores não aguentaram o peso dessa camada de gelo e começaram a se partir. Muitos galhos cairam e levaram junto os fios de luz. Os próprios fios também não suportaram o peso e se quebraram. O resultado foi um blackout que deixou meio milhão de pessoas no sul de Ontário sem luz, 250 mil delas em Toronto, inclusive nós. Ficamos no escuro na véspera da viagem para o Brasil.
Foto: Wikipedia
A falta de luz no inverno é bem mais complicada que no verão, já que ficamos sem aquecimento na casa. Além do desconforto de ficar no frio e no escuro, a falta de aquecimento pode fazer com que a água congele nos canos e eles se quebrem.
O que fazer em caso de blackout no inverno
Em situações como essa é sempre bom estar prevenido e saber o que se deve ou não fazer. Aqui vão algumas dicas:
– tenha em casa um kit de emergência com lanternas e pilhas de reserva, caixinha de primeiros socorros, isqueiro, velas, cobertores, água e alimentos não perecíveis de fácil preparação.
– se não puder ir para outro lugar, escolha um pequeno cômodo da casa para ficar. Feche a porta e evite ficar circulando, é mais fácil manter o calor numa pequena área do que na casa inteira. Utilize sacos de dormir, se possuir.
– se tiver como esquentar água ou ainda sair na torneira, encha garrafas com água fervendo e coloque sob os cobertores, isso vai te aquecer um pouco.
– se utilizar geradores ou aquecedores com combustível, certifique-se de que os equipamentos estejam funcionando num ambiente arejado para evitar envenenamento por monóxido de carbono. O mesmo vale se resolver ficar dentro do carro ligado, nada de lugares fechados!
– mantenha as torneiras do basement (porão) abertas e bem fraquinha, água corrente demora mais para congelar. A melhor opção é fechar o registro geral e drenar a água dos canos. Foi o que fizemos antes de viajar mas também não é 100% garantido.
Na época, tivemos que cozinhar na churrasqueira, do lado de fora e viajamos bem preocupados sem saber se a casa estaria inteira ao retornarmos. A energia só foi completamente restaurada na cidade uma semana após a tempestade.
Leia mais sobre o inverno
Como se preparar para um inverno em Toronto
Dicas para prevenir irritações na pele, nariz e boca, comuns no inverno
Como dirigir no inverno, com ou sem neve
Dicas para sobreviver ao inverno
12 lugares para esquiar ou fazer snowboard próximos de Toronto
Melhores lugares pra brincar de escorregar na neve em Tronto
Caraca, os fios tombados me deixaram de boca aberta!!! Espero que esteja tudo resolvido a essa altura e que a casa receba vocês funcionando a todo vapor. 🙂
Que aperto, hein!!
Pois é Isa, foi uma coisa louca de ver. Agora tá tudo bem sim, pedimos a um amiga para checar nossa casa e está tudo certo, ufa! Beijos
Nossa, to no blog da Livi!! To muito chique!!
🙂 Obrigado por emprestar as fotos! Beijos