Bate-volta a partir de Toronto: Elora
Não é preciso ir muito longe de Toronto para descobrir lugares inusitados, como Elora, a cidade que visitamos no fim de semana passado. Ela fica a apenas 115km daqui e tem uma paisagem bem diferente, com cânion e piscina natural.
Elora Quarry Conservation Area
Esse parque fica na divisa entre as cidades de Elora e Fergus, dentro dele há uma piscina natural enorme, com água azul turquesa. Na verdade o local é uma antiga mina de calcário que depois de abandonada virou o que os locais chamam de old swimming hole (antigo buraco para nadar).
Próximo ao estacionamento principal há uma cerca e a primera vista que temos já faz valer tudo que dirigimos até lá. Por uma fração de segundo dá até para imaginar que estamos nas rochosas canadenses.
Para chegar na “praia” andamos uns 200-300 metros num caminho super fácil, tá mais para parque dentro da cidade do que trilha.
Na praia, a faixa de areia é pequena, espremida entre o rio e o piscinão, então é bom chegar cedo para achar um lugar legal perto da água. Tem algumas mesas para picnic espalhadas mas elas estão mais próximas do rio. Nós levamos cadeiras, guarda-sol e lanchinhos. Lá não tem nada para comprar.
A água é fria, como qualquer lago aqui. Dá aquele choque térmico quando colocamos os pés na água mas depois o corpo acostuma 🙂
Na beira, no espaço cercado pela corda é raso e dá para as crianças brincarem. Depois fica super fundo e é preciso ter muito cuidado. Muita gente leva bóias e fica flutuando no meio do piscinão. Não há salva-vidas de plantão, só os funcionários do parque fiscalizando se ninguém está pulando de cima das rochas na água (mas o povo pula mesmo assim).
Não ficamos lá o dia inteiro, apenas algumas horas. Depois fomos andar um pouco na cidade.
A cidade de Elora
O centro da cidade é bem bonitinho, cheio de lojinhas e restaurantes, muitos deles com o pátio virado para o rio. Nós não testamos nenhum restaurante pois fizemos picnic.
Alguém aí assiste The Good Witch? Olha o nome dessa lojinha!O Antigo moinho é um dos últimos do tipo que ainda restam em Ontário. Eles estão fazendo um super projeto de revitalização e no fim do ano que vem o hotel deve reabrir. Logo atrás dele dá para ver o início do cânion, chamado Elora Gorge.
Elora Gorge
O cânion está dentro de outra área de preservação, chamada Elora Gorge, que fica bem pertinho. Dentro desse parque há área para camping e várias atividades como tubing e canoagem.
Nós paramos o carro perto do local onde estava indicado as trilhas, scenic lookouts e Hole in the Rock. Fizemos primeiro a trilha para o lado direito, até o mirante, que é fácil e tem uns 100m. Não dá para ter uma vista clara do cânion, só parcial como nas fotos abaixo.
Voltamos até o Hole in the rock, que é literalmente um buraco na rocha por onde descemos uma escada até um outro ponto de observação, que não dá para ver quase nada por causa da vegetação. Andamos mais um pouco até o local que fica em frente ao tubing launch e percebemos que teria sido muito melhor ir de carro até o outro lado pois tem uma escada que te deixa no leito do rio. A vista seria muito melhor! Então fica a dica para vocês.
As meninas adoraram o passeio, especialmente o piscinão. 🙂
Informações Úteis
- Website dos parques: https://www.grandriver.ca
- A entrada no parque custa $6 por adulto e $3 para crianças de 6-14 anos.
- Guarde o recibo pois com ele você pode entrar nos dois parques no mesmo dia, pagando apenas uma vez.
- Endereço Elora Quarry Conservation Area: 319 Wellington County Rd. 19
- Endereço Elora Gorge Conservation Area: 7400 Wellington County Rd. 21
Oi Livi, td bem?
Estou indo com minha família daqui a 2 semanas pra Toronto, e gostaria de saber se Elora fica legal no inverno. Tenho 2 filhos, um de 5 e outro de 12 anos.
Vc indica alguma cidade perto pra conhecermos? Já iremos passar o ano-novo em Niagara Falls, e ficaremos alguns dias em Blue Montain.
Obrigada pelas dicas! Tenho lido muito os seus posts e te seguindo no Instagram.
Bj!
Oi Flávia,
Nunca fui em Elora no Natal. Imagino que deve continuar bonita mas não sei se haverá tanta coisa para fazer. Minha sugestão seria incluir Niagara-on-The-Lake, que é perto de Niagara Falls. Beijos
Livi, tudo bem?
Parece que li em seu post que havia um bus para a cidade saindo de 15 em 15 minutos da kippling station aos finais de semanas e feriados. Porém não estou mais encontrando. Você sabe algo sobre essa informação?
Tks
Oi Eliana,
Tudo ótimo e você? Acho que deve ter visto em outro lugar, desconheço esse ônibus. O único que conheço é o Parkbus, que sai do centro de Toronto se não me engano.
Beijos
Vishi…já estou confundindo tudo..kkkk…tks
Bjos
Oi Livi, adorei a dica vou lá com certeza. Só fiquei em dúvida com aquela parte que você disse “ a água é fria … depois o corpo acostuma”. kkk
Obrigada pela dica!
Oi Jô,
Vocês vão adorar, podem ir. Mas a água è fria mesmo, igual todos os lagos daqui. Mas num dia quente é bom demais. Beijos
Olá, td bem?
Por favor, vc tem alguma dica de como conhecer este lugar de transporte público ou alguma excursão?
A ISX nao faz mais este trajeto, e tentei em vários sites de agência e não consegui encontrar.
Muito obrigada!!
Oi Eliete,
Tem como fazer de ônibus sim, com o Parkbus. Porém o serviço é só de maio a outubro. Esse é o único jeito que conheço.