Um Templo Budista em Niagara Falls

P1020239Um dos passeios obrigatórios de quem vem em Toronto é ir em Niagara Falls para ver as cataratas, já perdi a conta de quantas vezes estivemos lá. Dessa vez fomos um pouco além do básico e dirigimos pela costa do rio até onde ele se encontra com o lago em Niagara-on-the-Lake. A última vez que fiz isso foi mais de 10 anos atrás! No caminho vimos diversas atrações, que eu contarei num post separado, mas uma delas nos impressionou bastante. Um templo budista separado da muvuca por apenas 5 quilômetros. Certamente uma visão bastante inusitada.

O Ten Thousand Buddhas é um complexo budista chinês, construído numa área de 12000 metros quadrados. Lá há um templo com 10000 estátuas douradas de Buda dispostas em estantes por todas as paredes. Ao lado do templo, um pagode chinês de 7 andares serve de moradia para os monges e abriga uma estátua de gigantesca de Buda.

P1020228P1020223

Nos jardins que cercam o templo budista e o pagode há estátuas, sinos e diversas relíquias budistas. Tudo tem uma razão e um simbolismo. Se os portões estiverem abertos todos os visitantes são bem vindos para entrar e olhar, independente da crença. Quem quiser pode participar das orações e meditações.

P1020233 P1020226 P1020225

Em determinados horários, nos fins de semana de Junho a Outubro, é possível fazer um tour gratuito com voluntários que explicam sobre o budismo e mostram como vivem os monges que tomam conta do templo. Os horários não são informados, pelo menos em inglês. É preciso entrar e perguntar que horas é o próximo.

P1020235

Na entrada do templo há vários livros sobre o budismo. Os interessados podem levar até dois livros free mas é sempre de bom tom fazer uma pequena doação pois eles são uma organização sem fins lucrativos. O mesmo vale para o tour. Tudo que é arrecadado é usado na manutenção do lugar ou distribuído para instituições de caridade. Não deixe de visitar a loja de souvenirs.

P1020236

Não é permitido tirar fotos na parte de dentro, só na parte de fora. É preciso também tirar os sapatos para entrar. Silêncio e respeito são fundamentais. Além das minhas, não havia crianças no local por isso preferi deixá-las do lado de fora. Sei que é clichê mas o lugar transmite uma imensa paz e tranquilidade.

Como nunca estive na China e nem vou tão cedo, achei o máximo poder conhecer um lugar assim aqui perto de casa.P1020238

Informações Úteis

Endereço: 4303 River Road, Niagara Falls-ON  L2E 3E8
Horário: diariamente da 9h às 17h. Tours guiados só nos fins de semana de Junho a Outubro.
Para chegar você pode pegar um taxi comum ou o ônibus da WEGO (www.wegoniagarafalls.com), que leva os visitantes para as atrações mais distantes das cataratas.

 

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. carla araujo disse:

    Livi, bom dia!
    Pode me dar uma ajuda, por favor?
    Estou indo para Toronto com meu namorado agora em junho, queremos ir para Niagara, como não falamos inglês, você acha que seria bom ter algum guia para nos levar e acompanhar?

    Obrigada desde já.

    • Livi disse:

      Oi Carla,

      Niagara é bem fácil de se locomover e acredito que não precisem de guia. Não sei se viu mas tenho várias dicas no blog sobre o que fazer lá e como chegar. Os posts estão aqui. Dá uma olhadinha e se tiver mais dúvidas vamos nos falando.
      Claro que no fim vai depender do estilo de viagem de vocês.
      Beijos

Deixe um Comentário