Como se locomover dentro do Canadá

“Quais as empresas de aluguel de carro no Canadá?”, “Quais as companhias aéreas que voam entre as cidades canadenses?”, “Qual a empresa ferroviária faz o trajeto Toronto-Montreal?”, “Quais as empresas de ônibus operam no Canadá?”, “Como são as estradas canadenses?”… essas são algumas das perguntas que recebo aqui no blog e para respondê-las preparei esse post.

Carro

estradas-1

Nós sempre viajamos de carro pelas estradas canadenses, que são muito tranquilas e com uma super infra-estrutura. Tem um post falando das estradas aqui.

Para quem viaja com crianças a cadeirinha é obrigatória! Se for trazer uma cadeira de outro país é preciso verificar se ela está de acordo com as regras canadenses (tem um selo de aprovação com a folha de bordo). Cadeiras compradas nos EUA podem ser usadas aqui e vice-versa.

No inverno, verifique a previsão do tempo e evite dirigir durante uma tempestade, pneus de neve são indispensáveis (e obrigatório na província de Quebec entre 15/12 e 15/03).

Se você não mora aqui e pretende alugar um carro dá uma olhada no Rentalcars.com ou expedia.ca, eles fazem uma busca e te mostram a melhor tarifa. Se preferir alugar diretamente nas locadoras, aqui os links para as principais, tenho certeza que vocês já conhecem a maioria delas.

Em relação ao custo é preciso levar em conta, aluguel e gasolina. Sai mais barato que ir de avião.

Além das formas tradicionais de aluguel de carro vale mencionar as empresas de car sharing. Como o leitor Romulo explicou nos comentários abaixo, você pode alugar por hora ou por dia, até no máximo 7 dias (mais do que isso precisa combinar previamente com eles). Mas lembre-se que não dá para pegar em Toronto e devolver em Montreal por exemplo, tem que entregar onde você pegou. Veja as regras de cada empresa.

Ônibus

640px-Coach_Canada_86017Foto: Domínio Público

Essas são as empresas que fazem o trajeto entre cidades mais distantes uma da outra.

O custo das viagens de ônibus é o melhor, se você reservar com antecedência. Por exemplo, tem Toronto-Montreal, a partir de $15 ida no Megabus (olhei agora para o dia 14/01/2016), eles são uma empresa super low cost e de vez em quando tem promoções de $1.50 para esse trajeto. Todos os veículos são super confortáveis e a maioria oferece internet gratuita.

Tem também várias agências que fazem tours saindo de uma cidade para outra como a Taipan, que leva os viajantes de Toronto para um tour de 3 dias em Ottawa, Montreal e Quebec City. Há Eu pessoalmente nunca fiz mas as pessoas que conheço e já fizeram, disseram que foi muito corrido. Na nossa última viagem encontrei uma brasileira que estava fazendo esse tour com a filha de uns 8-9 anos e achou tudo bem cansativo. Vale analisar as opções e ver se isso é uma coisa que você vai aproveitar ou não, depende também do tempo que cada um tem e do ritmo de viagem. Diante do preço das passagens de ônibus comum eu acho mil vezes mais vantagem pegar um busão e passear sozinho. A Mirella, do Viajoteca, fez um post informativo sobre esse tipo de tour, com dois depoimentos.

Trem

via-rail-1

A Via Rail (viarail.com) tem linha de costa a costa, com trens super confortáveis e com wifi gratuita. Dependendo do trajeto é mais barato do que ir de avião e mais caro do que o ônibus. Por exemplo, as passagens Toronto-Montreal custam a partir de $44 ida. Quanto maior a antecedência da reserva, melhor a tarifa.

rock-mountaineer-1Além da Via Rail tem o Rock Mountaineer, que circula nas rochosas canadenses. Meu sonho de consumo fazer uma viagem nele.

Avião

air-port-996517_640Foto: Domínio Público

As principais companhias aéreas comerciais que operam entre as cidades canadenses são:

O custo é o maior, entre todas as opções, porém economizamos no tempo de viagem.

Lembrem-se que, assim como o Brasil, o Canadá é uma país enorme e além do custo de cada opção temos que contabilizar se o tempo que gastaremos vai compensar.


Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza e Twitter @BaianosNoPN

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Templário disse:

    Olha, faltou falar da locomoção dentro das cidades, principalmente dentro da cidade de Toronto que predomina o o TTC, as pessoas podem economizar muito se adquirirem um Metro Pass, que permite pegar metro ônibus e streetcar ilimitado durante o período do metro pass, que tem opção para 3 dias, uma semana, e 30 dias.

    • Livi disse:

      Esse post é sobre locomoção dentro do país de uma forma geral. Dicas específicas de Toronto e outras cidades estão em posts separados. 😉

  2. Lyvia disse:

    Oi Livi!
    Estou adorando seus posts. Vou agora em junho fazer Toronto, Montreal, Québec e na dúvida se faço Ottawa. hehehehe
    Mas quero fazer Montreal – Toronto de carro, passando por 1000 Island, me diz aqui: preciso tirar carteira de habilitação internacional?
    Obrigada.

    • Livi disse:

      Oi Lyvia,

      Não precisa, você pode dirigir em Ontário por até 3 meses e em Quebec por até 6 com uma carteira normal do Brasil.
      Tenta encaixar Ottawa no seu roteiro, é uma cidade muito fofa. Beijos

  3. Isa disse:

    Eu, meu marido e minha filha de 13 anos iremos para o Canadá em Julho de pretendemos fazer um roteiro entre Toronto – Ottawa – Montreal – Quebec – Boston – New York – Niagara Falls – Toronto.
    É viável fazer essa viagem de carro? Acha possível trnasitar dentro da cidade de carro? Como funciona os estacionamentos? O que você me suigere?
    No aguardo
    Obrigado
    Isa

    • Livi disse:

      Oi Isa,

      É possível sim fazer essa viagem! As estradas são ótimas, muito seguras e oferecem apoio ao viajante.
      Eu nunca fiz todas essas cidades de uma vez mas aqui tem um roteio de Toronto até Quebec City.

      Em relação a transitar dentro das cidades o problema vai ser o preço do estacionamento e as horas do rush. Especialmente em NY, Toronto e Montreal. Mas se você não quiser se preocupar com estacionamento e engarrafamentos pode deixar o carro no hotel e caminhar ou usar transporte público.

      Beijo

  4. Romulo disse:

    Livi,

    mais uma vez muito útil o post, já estou no site da Megabus vendo preços para Montreal pois ainda não visitamos.

    Se me permite, gostaria de complementar suas dicas no quesito carro: uma outra boa opção ou opções seriam o ZipCar, AutoShare e Car2go. Eu particularmente tenho usado o Zipcar… vc aluga o carro por hora ou por dia, e com a comodidade de ter inúmeros carros próximos de casa, no meu caso eu disponho de 5 carros num raio de 500mt, sendo 1 dentro do meu condomínio. Você entra no app no celular, vê os carros próximos a você e com seu cartão de acesso desboqueia o veículo, que já está com a chave dentro e sai rodando.

    A grande sacada desses carros compartilhados é que o combustível e seguro estão inclusos no preço/hora, então você roda até 200km por conta deles 😉

    Para nós que ainda não temos carro e temos criança, tem sido uma mão na roda para fazer compras no mercado ou mesmo dar uma volta quando está muito frio ou o pequeno de saco cheio de ficar em casa rs

    Tem me quebrado um galhão até para fazer entrevistas; hoje mesmo aluguei pois tinha uma entrevista em Brampton; se fosse de bus ia levar mais de 1h30, e com o carro levei 25min.

    Fica a dica 😉

Deixe um Comentário

Close