Onde e quando ver o eclipse solar em Toronto

O eclipse solar que acontecerá na segunda feira, 21 de agosto, é o assunto favorito da mídia canadense nos últimos dias. No Canadá ele será visível em quase todo o país, com intensidades diferentes. Em Toronto por exemplo, 72% do sol será ocultado pela Lua. Em Victoria 90% do sol ficará coberto. Sei que o assunto foge do que costumo escrever no blog mas achei interessante compartilhar.

Aqui em Toronto o eclipse começará às 13:10h, terá seu ápice às 14:32h e terminará às 15:49h.

Mapa da Agência Espacial Canadense, com os horários de pico no eclipse em diversas cidades

Como isso é um acontecimento raro, haverá diversos eventos especiais na cidade e região para quem quiser assistir ao espetáculo. Em alguns deles será possível observar o eclipse através de telescópios. Todos esses eventos são family friendly e acredito que será uma coisa bem legal para fazer com as crianças. As minhas já estão super curiosas e fizeram milhões de perguntas sobre o assunto.

University of Toronto Astronomy Team at the CNE

Astrônomos da UofT estarão no Canadian National Exhibition (CNE) das 10h às 17h respondendo perguntas sobre astronomia. Durante o eclipse, os participantes poderão olhar nos telescópios e também receberão óculos apropriados,

Onde: Na Princess Margaret Fountain próxima ao prédio Better Living Centre.

Custo: O evento é aberto para todos que estiverem dentro do CNE, ou seja, é preciso pagar o ingresso para entrar no parque. Adultos:$19 e crianças apenas $2 no dia do eclipse.

York University Solar Fair

O evento que acontecerá na Universidade de York das 13h às 16h vai ter telão para acompanhar tudo em tempo real, telescópios para observação, óculos gratuitos, atividades e demonstrações científicas. As primeiras 200 pessoas no local ainda vão ganhar sorvete de graça.

Onde: York Lions Stadium no Keele Campus da York University.

Custo: Free

Ontario Science Centre solar Eclipse Party

O Ontario Science Centre também vai ter um evento especial que acontecerá do lado de fora do museu das 10h às 17h. Os óculos serão distribuídos a partir das 13h.

Onde: 770 Don Mills Road – na área em frente a entrada principal.

Custo: Free

​Astronomy Event with Randy Attwood

​O evento de Mississauga acontece das 13h às 15:30h e será promovido pelos membros da  Royal Astronomical Society of Canada.

Onde: Chappell House – 4300 Riverwood Park Ln, Mississauga

Custo: Free

York Region Astronomy: Solar Eclipse

A York Region Astronomy fará um evento das13h às 15:45h na biblioteca pública de Richmond Hill. Além de distribuírem óculos, eles passarão um video da Nasa que mostrará o eclipse em tempo real.

Onde: 1 Atkinson St, Richmond Hill

Custo: Free

Hamilton Amateur Astronomers

O pessoal de Hamilton verá o sol 76% coberto e a Hamilton Amateur Astronomers estará promovendo seu evento no T.B. McQuestion Park, do meio dia às 16h. O número de óculos é limitado, portanto quem chegar mais cedo terá mais chances de conseguir um. A entrada é gratuita mas eles estão aceitando doações de alimentos não perecíveis (não é obrigatório).

Onde: T.B. McQuestion Park, 1199 Upper Wentworth St., Hamilton.

Custo: Free

Como observar o eclipse com segurança

Acho que em toda a minha vida só assisti um eclipse solar. Eu era criança e na época usei uma máscara de soldador para poder olhar diretamente para o sol. Lembro bem da imagem do sol parcialmente coberto e estou super ansiosa para mostrar as minhas filhas. Mas claro que quero fazer isso com segurança.

Ao contrário do que muita gente acredita, materiais como filmes fotográficos sobrepostos, chapas de raio-x, vidros fumês, óculos escuros e CD’s não oferecem proteção para os olhos. Até mesmo as máscaras de soldador precisam ter o grau de opacidade de 13 ou mais.

A recomendação para quem quer olhar diretamente para o sol sem causar danos aos olhos é usar óculos apropriados para observar eclipses. E mesmo assim, limitar o tempo que olhamos diretamente para o sol a no máximo 20 segundos por vez, com intervalos de descanso de 30 segundos. Esses óculos especiais já estão esgotados em praticamente todas as lojas de Toronto.

Mas se você não conseguiu os óculos e não pretende ir a nenhuma desses eventos especiais que citei acima a melhor solução é observar o eclipse através de uma projeção. Dá para fazer isso de várias formas mas a mais fácil é fazendo um pequeno furo num pedaço de papelão ou papel mais grosso e projetar a imagem num papel branco. Tem vários videos ensinando como fazer, como este aqui e aqui. Basta procurar no Google “como fazer um projetor pinhole” ou “how to make a pinhole projector”.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. ginapsi disse:

    Que pena, não estava aí para ver o eclipse! Gostei das dicas, bem explicadinhas!

  2. Daisy disse:

    Adorei as dicas! Obrigada☺

Deixe um Comentário