A charmosa vila de Kleinburg
Sabe aquelas cidades pequenas que parecem ter saído de um filme? Assim é Kleinburg, uma vila histórica super charmosa localizada em Vaughan, menos de 1 hora ao norte de downtown Toronto. Apesar de ser menor, ela lembra demais Unionville, onde foi gravado alguns episódios do seriado Gilmore Girls, com casas antigas e muitas flores decorando a rua.
Kleinburg ficou conhecida por causa do Binder Twine Festival, que acontecia anualmente em setembro. Esse costume começou no início do século 19 quando os fazendeiros vinham para a cidade comprar cordão para amarrar o trigo colhido no fim do verão. O dono da loja Shaw Hardware fazia uma festa para recepcionar os fazendeiros e a tradição se estendeu até os dias de hoje. A festa que acontecia num parque e era toda organizada por voluntários, foi cancelada em 2020 e parece que não acontecerá novamente.
Nós não tínhamos planejado ir em Kleinburg mas como estávamos na região resolvemos ir para um passeio rápido. Ficamos encantados com a beleza do lugar. Chegamos no fim da tarde de um domingo e estava tudo muito calmo. Caminhamos tranquilamente com as meninas, admirando cada casinha antiga.
Essa casa de madeira fica em uma das ruas laterais da Main St., vi de longe e tive que chegar perto para conferir. Acreditam que nesse local funciona uma clínica de cirurgia plástica? Achei até engraçado quando vi a placa. Preciso marcar uma consulta só para ver como é por dentro (risos). Esse loja funciona há mais de 100 anos!
Fiquei apaixonada pelo pátio do Cookie Crumble, um café com várias opções de pratos leves e sobremesas. Vou voltar lá mais vezes só para comer nesse lugar. Aliás, há vários restaurantes com pátio, cada um mais aconchegante que o outro.
Em algumas lojas há uma espécie de calçadão coberto para caminharmos, puro charme.
A beleza de kleinburg está também nos pequenos detalhes, como o encosto desse banco, que é de madeira toda trabalhada.
Aí embaixo está a casa mais antiga da cidade, camada de Doctor’s House (mas não sei se era realmente a casa de um médico). Me lembrou a casa da Anne of Green Gables, em Prince Edward Island. Há um restaurante no local mas estava fechado para um casamento. No fundo da propriedade tem uma capela e um belíssimo jardim. E em cada esquina, uma casa mais fofa que a outra.
Até o Starbucks deles funciona tem um ar vintage. Ele é cheio de cadeiras na varanda para a gente sentar e ficar olhando o tempo passar.
Andamos até a Mc Michael Art Gallery, que é especializada em obras de artistas canadenses. Acabei não tirando fotos de lá pois o celular acabou a bateria, mas tanto o prédio como o parque ao redor são bem bonitos. No parque há várias trilhas, que podem ser feitas a pé ou de bicicleta.
As vezes os passeios mais simples são os que deixam as melhores lembranças. Tão pertinho de casa e tão diferente.
** Ah e a minha filha acabou de me perguntar se eu falei do parquinho very cool que fica atrás da escola. Dica importantíssima né? Fora do horário escolar qualquer pessoa pode usar. **
Como chegar em Kleinburg
Dá para chegar em Kleinburg até de transporte público. Tem um ponto de ônibus da Go quase em frente ao Starbucks. Mais detalhes aqui.
Veja exatamente que ônibus pegar e quanto tempo demora para chegar lá usando o Triplinx.
De carro é moleza, só olhar no Google Maps, a estação de trem que marquei abaixo fica no início da rua com as casinhas antigas. O estacionamento na rua é gratuito mas fique atento às placas, pois algumas estão escondidas atrás das flores. Se a escola estiver fechada pode usar o estacionamento.
Leia outros posts sobre atrações na região de Vaughan
– Canada’s Wonderland, o maior parque de diversões do Canadá
– O festival de maple syrup no Kortright Centre
– Skyzone, parque de trampolins super divertido