15 jardins públicos incríveis para curtir em Toronto

Finalmente a primavera está dando o ar da graça, já comecei a ver as primeiras folhas e flores nascendo. Logo tudo estará colorido novamente e o que mais gosto de fazer nessa época é aproveitar os parques. Adoro poder caminhar, fazer picnics, apreciar as flores e claro, tirar muitas fotos. Nesse post trago uma lista dos locais públicos com os jardins que considero mais lindos e fotogênicos em Toronto.

Para ler tudo que já escrevi sobre cada um deles basta seguir os links.

1- Alexander Muir Memorial Gardens

Esse jardim foi construído para homenagear Alexander Muir, o homem que escreveu a música “The Maple Leaf Forever”. O tema do parque é a folha de bordo e por isso há vários detalhes nesse formato, inclusive um canteiro tipo o do High Park, porém bem menor. Os jardins se conectam com o Blythewood Ravine Park e um sistema de trilhas bem bonitos.

Onde: 2901 Yonge St/ Sul da Lawrence Av.

2- Rosetta McClain Gardens

Um destino super popular entre as noivas de Toronto porque além das lindas flores, fonte e pérgola, o jardim está num ponto que oferece uma vista espetacular do Lago Ontário.

Onde: 5 Glen Everest Rd, Toronto

3- Jardins do Osgoode Hall

Ao lado da prefeitura de Toronto, atrás de um muro de metal, ele quase passa despercebido. Muitas pessoas acham que é uma propriedade particular e que não é permitido a entrada. Mas tanto os jardins quanto o prédio do Osgoode Hall são abertos ao público. O jardim tem vários canteiros de tulipas e as árvores de crabapple florescem num tom de rosa ainda mais forte do que as cerejeiras.

Onde: 130 Queen St W, Toronto

4- Humber Arboretum

O Humber Arboretum fica do lado do Humber College North Campus e é considerado um dos melhores exemplos de floresta urbana em Toronto. Ele está localizado numa área muito especial e é habitat para várias espécies como veado, raposas, coelhos, tartarugas e pássaros. Eu acho o local super relaxante e uma delícia para passear.

Onde: 205 Humber College Blvd., Etobicoke

5- James Gardens

Com lindos jardins e escondido no subúrbio, o James Gardens é pouco conhecido pela maioria das pessoas. Faço passeio por lá todas as primaveras e nunca me canso. O local é super concorrido pelas noivas, para fazer fotos de casamento.

Onde: 61 Edgehill Rd, Etobicoke

6- High Park

Esse dispensa apresentações né? É o parque mais famoso de Toronto, onde acontece o festival da floração das cerejeiras. Há vários canteiros lindos, inclusive um onde as flores vermelhas formam uma folha de maple gigante. Esse é um dos pontos mais conhecidos do parque mas goda a área ao redor tem canteiros e jardins lindíssimos. Vale fazer um passeio de trenzinho para conhecer todo o High Park.

Onde: 1873 Bloor St W, Toronto

7- Os jardins da University Ave.

Apesar de não ser um parque, os canteiros da University Ave, norte da Richmond St. W até o Queen’s Park, onde fica a Assembléia Legislativa, são incríveis e repletos de tulipas no início da primavera. Acho a avenida super charmosa e se você for caminhando nesse trecho não deixe de conferir os jardins do Osgood Hall (esquina da University com a Dundas).

No Queen’s Park, olhando para o sul

8- Toronto Music Garden

Com o paisagismo inspirado na primeira Suíte para Violoncelo Solo de Bach, esse jardim está a oeste do Harbourfront, bem na beira do lago. As formas arredondadas, como se fossem notas musicais, nos dá a impressão de uma melodia e transmite muita tranquilidade. Sem falar na vista da CN Tower ao fundo. Aproveite o passeio para caminhar pela orla e termine no Amsterdan Brewhouse, que é um restaurante ótimo.

Onde: 479 Queens Quay W.

9- Jardim Botânico e Edward Gardens

Localizado na parte norte da cidade, o Jardim botânico de Toronto possui 17 jardins temáticos, trilhas para caminhar e ainda é possível ver diversos animais que vivem no parque, como pássaros, marmotas, tartarugas e esquilos.

Onde: 777 Lawrence Ave E, North York

10- Aga Khan Park

A área em frente ao Museu Aga Khan, onde estão os jardins é pública e qualquer pessoa pode visitar. O lugar é único por causa da combinação de piscinas, plantas e arquitetura moderna.

Onde: 77 Wynford Drive, Toronto

11- Guild Inn Gardens

Os jardins do Guild Inn são em minha opinião um dos mais diferentes de Toronto por causa das estátuas e fachadas de prédios antigos dispostas em todo o parque. O local está passando por um processo de revitalização e acredito que ficará ainda melhor. Esse é um dos poucos lugares dentro de Toronto onde ainda é possível ver veados, nós já vimos dois bem pertinho!

Onde: 201 Guildwood Pkwy, Scarborough

12- Jardins da Ilha de Toronto

A Ilha de Toronto é um enorme parque e dentro dela há diversas áreas com jardins, inclusive um infantil baseado no personagem Franklin, da escritora Paulette Bourgeois. No início da primavera também é possível ver a floração das cerejeiras. A ilha oferece ainda uma vista espetacular do centro de Toronto.

13- Allan Gardens

Quer se sentir dentro de uma floresta tropical sem sair do centro de Toronto? Então visite o Allan Gardens, que fica dentro de uma estufa climatizada. Ele funciona o ano inteiro então se estiver na cidade no inverno e quiser mudar a paisagem, dê uma passadinha por lá. Curioso é que parte da “coleção” de plantas muda de vez vez em quando, como se fosse uma exposição de arte.

Onde: 19 Horticultural Ave, Toronto

14- Centenial Park Conservatory

Outro jardim coberto que vale a visita é o Centenial Park Conservatory, no oesta da cidade. Principalmente se for um dia meio frio ou chuvoso.

Onde: 151 Elmcrest Rd, Etobicoke

15- St. James Park

Esse parque está localizado bem no centro de Toronto, ao lado da catedral de mesmo nome. Adoro o contraste do jardim com a arquitetura gótica da catedral, rende fotos lindíssimas. E aproveite para dar uma olhadinha na parte interna da igreja, garanto que não vai se arrepender. É uma parada ideal para sorvete se você estiver caminhando pelo centro.

Onde: 120 King St East.

E você que conhece Toronto, indica outro jardim público que não está no post?


Crédito das fotos sem logo do blog: Rosetta Mcclain Gardens – Jason Pari , Toronto Music Garden – John Piercy, Centenial Park Conservatory – Torontofiredancer, Humber , Allan Gardens – Viv Lynch, St. James Park – Kajesh Kumar. Compartilhadas sob licença Creative Commons . Osgoode Hall – Divulgação Osgoode Hall, Arboretum – Divulgação City of Toronto.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário