5 fatos e curiosidades sobre o inverno em Toronto

No post de hoje do projeto #VidaNaGTA falamos de um assunto que assusta a maioria das pessoas que planejam morar aqui e que é campeão de dúvidas, o inverno!

Vem comigo que vou listar 5 fatos e curiosidades sobre o inverno aqui em Toronto.

inverno

1- Toronto é uma das cidades que menos neva em Ontário

Segundo especialistas do Environment Canada, ela está numa posição privilegiada, que raramente sofre do temido lake-effect. Esse fenômeno acontece quando o vento frio sopra sobre uma superfície de água mais quente, no caso o lago, e essa umidade faz com que neve bastante (lake-effect snow). A cidade de Buffalo, por exemplo, que está ao sul de Toronto, sofre bastante com isso e recebe bem mais neve que aqui. A cidade de Cobourg e a região de Prince Edward County, leste de Toronto geralmente recebem uma maior quantidade de neve por causa desse fenômeno.

2- O tal do polar jet stream

O clima de Toronto também é influenciado por uma coisa chamada polar jet stream. Essa corrente, que flui do oeste para leste ocorre onde o ar relativamente ameno do Hemisfério Norte continental encontra o ar frio do Ártico. Portanto, o clima de inverno em Toronto tende a variar à medida que a corrente se move para o norte e o sul de nós, e as vezes temos um dia super frio e no outro temperaturas mais suportáveis.

inverno em TorontoPrevisão do jet stream publicada pelo Environment Canada

3- Os piores invernos de Toronto

Mesmo não tendo um inverno tão intenso para padrões canadenses, isso não quer dizer que Toronto não desfrute de uma mega nevasca de vez em quando. Eu fui premiada com várias no decorrer dos meus mais de 20 anos aqui.

No meu primeiro inverno (1999) tiveram 4 grandes nevascas em menos de 2 semanas e a cidade ficou um caos completo. O prefeito precisou chamar o exército para ajudar a limpar. Por causa disso a cidade virou piadinha nacional. Na primeira nevasca foram mais ou menos 40cm de neve de uma vez e no final das outras, tinham 118,4cm de neve no chão! Só para vocês terem uma ideia, Toronto recebe uma média de 125cm de neve no ano.

Depois, 2007/2008, tivemos um inverno com neve praticamente todos os dias. No final nevou um total de 194cm. Ainda assim não achei tão ruim quanto 1999 pois não caiu tudo de uma vez.

Finalmente em 2013 tivemos o inverno mais frio dos últimos 25 anos e para piorar uma tempestade de gelo que deixou várias cidades sem luz. Contei sobre ela nesse post.

4- A cidade não para no inverno!

Engana-se quem pensa que a cidade para no inverno e que não tem nada para fazer nessa época. A vida não para porque está frio, as pessoas se adaptam e aproveitam o que a estação tem a oferecer. As principais atrações da cidade continuam abertas, há diversos festivais e eventos especiais nessa época, sem falar naquelas atividades que a gente só pode fazer no inverno como escorregar na neve. Apesar de não ser a minha estação favorita, acho que o inverno pode ser tão divertido quanto o verão, é só você escolher que ele seja. Aqui no blog tem várias dicas sobre o que fazer no inverno, escolha algo que te agrade, vista-se bem e seja feliz.

5- Não há vento congelante como o de downtown

Não podia falar do inverno em Toronto sem citar a ventania que faz em downtown. Gente do céu! Os prédios altos do centro canalizam o vento e jogam aquela brisa congelante bem na nossa cara. Se você já andou no centro de Toronto no inverno vai saber exatamente do que estou falando. Se você vai para downtown, vá preparado, ou melhor, ande no PATH, que o sistema de caminhos subterrâneos que interliga os prédios do centro.


Projeto #VidaNaGTA

Agora passem lá nos outros blogs participantes do projeto VidaNaGTA para conferir os posts desse mês:

Dani | Vidal Norte
Gabriela | Gaby no Canadá
Paula | Brasileira em Toronto
Reinaldo | Vivendo em Hamilton
Sil | Mundo da Sil

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Enquanto lia o seu texto fiquei pensando que por ser o seu vigésimo (ou vigésimo primeiro) inverno por aqui, você realmente já viu de tudo um pouco. Ouço muito falarem sobre o “apagão” de 2013 e a confusão que foi com a falta de energia. Ótimo texto!

  2. Hahaha! Livi, Toronto virou piada por causa do Mel Lastman, mas vou falar que concordo com ele 😉 Bjs!

  3. Dani Vidal disse:

    Nossa Livi, vc me fez lembrar a época do college. Eu estudava na King St. e o vento ali é mtooo frio!!!
    Adorei todas as curiosidades. Beijosss

Deixe um Comentário