Cachoeiras Webster e Tew, em Hamilton

No último domingo fizemos um bate-volta para Hamilton, a cidade das cachoeiras. Ela ganhou esse apelido pois possui mais de 100 quedas d’água catalogadas. A viagem até lá é curta, apenas 70km e se o trânsito pela QEW estiver insuportável, vá pela ETR407 que é paga e nunca está engarrafada (foi o que fizemos).

O tempo estava lindo então queríamos mesmo era aproveitar o lado de fora e fazer hiking com as meninas. Escolhemos a trilha que liga a Tew Falls à Webster Falls, por ser bem fácil e kid-friendly.

As duas cachoeiras ficam dentro de uma área de conservação ambiental e portanto é preciso pagar para entrar. Há dois estacionamentos, um perto de cada cachoeira e se você não curte fazer hiking dá para ver uma cachoeira pegar o carro e seguir para a outra. Paramos o carro bem no meio entre as duas cachoeiras, numa área dentro do parque. O estacionamento, que fica a apenas 100 metros da Tew Falls estava lotado e nem olhamos o outro, afinal queríamos andar.

Do ponto onde paramos eram 500m para a Webster Falls e 400m a Tew Falls. Só há uma trilha e não tem tem como se perder, o caminho é largo e tem escadas em alguns lugares. Mesmo assim algumas árvores na trilha são marcadas de azul para referência, vai que alguém acha que o caminho certo é montanha abaixo…
hamilton-cachoeira-1hamilton-cachoeira-webster-tew-3hamilton-cachoeira-webster-tew-5hamilton-cachoeira-webster-tew-6

Antes de se aventurar nessas trilhas, especialmente com crianças, eu recomendo passar repelente, usar calça comprida e sapatos fechados por causa de poison ivy (hera venenosa). Já tinha lido que tinha muita na região então melhor não vacilar. Elas causam uma irritação na pele bem pior do que a urtiga! Também aviso as meninas para não tocar nas plantas. Fizemos um jogo durante a caminhada de quem conseguia achar as poison ivies para distrair e evitar as famosas reclamações “tô cansada”.hamilton-cachoeira-2 hamilton-cachoeira-webster-tew-4Em pouco minutos já estávamos de frente para a Webster Falls, com 22m de altura e 30m de largura. Primavera é a melhor estação para ver as cachoeiras pois o volume de água é maior. No verão algumas delas até secam.
hamilton-cachoeira-webster-tew-7 hamilton-cachoeira-webster-tew-10Seguimos o resto da trilha para chegar mais próximo da cachoeira. Há um outro caminho que desce para a base mas estava fechado. Algumas pessoas pularam a cerca e desceram mas nós preferimos não arriscar.hamilton-cachoeira-webster-tew-11 hamilton-cachoeira-webster-tew-12 hamilton-cachoeira-webster-tew-13 hamilton-cachoeira-webster-tew-14O caminho da volta também foi bem tranquilo e logo chegamos da Tew Falls, que tem 41m de altura e 9m de largura. Ela é quase da altura de Niagara Falls, só não tem o mesmo volume de água, claro! Há dois pontos de observação, essa é a vista do primeiro.hamilton-cachoeira-webster-tew-15 hamilton-cachoeira-webster-tew-16 hamilton-cachoeira-webster-tew-17E aqui é a vista do segundo.hamilton-cachoeira-webster-tew-18 hamilton-cachoeira-webster-tew-19 hamilton-cachoeira-webster-tew-20No caminho de volta uma paradinha para brincar na água gelada. Quem quiser pode continuar na trilha da Tew Falls por 1,1km até o Dundas Peak, que tem uma vista panorâmica da região. Não fizemos desta vez.hamilton-cachoeira-webster-tew-21

Como terminamos esse passeio bem cedo, seguimos para o Destroyer HMCS Haida, que fica ancorado em Hamilton.

Informações Úteis

Coordenadas para o estacionamento da Tew Falls: 43.281700, -79.979735

Coordenadas para o estacionamento da Webster Falls: 43.277167, -79.980775

Ingresso: $5 por pessoa acima de 5 anos.

Estacionamento: $10

Outros passeios para fazer na região

O belo Dundurn Castle em Hamilton

Um pouco da França e Holanda no sul de Ontário

Niagara-on-the-Lake, a cidade mais charmosa de Ontário


Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza, Twitter @BaianosNoPN e Google Plus Livi Souza

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário