Como e quem pode pedir o Canada Emergency Response Benefit (CERB)

Canada Emergency Response Benefit (CERB) é um apoio financeiro temporário, que o governo canadense dará aos trabalhadores que precisaram parar de trabalhar por causa do COVID-19. Com esse benefício, o trabalhador irá receber um pagamento de $2000 a cada 4 semanas, por até 16 semanas. Ele será pago retroativo a 15 de março. Esse dinheiro não é tax-free e deverá ser declarado no seu imposto de renda no ano que vem.

Emergency Responde Benefit

Várias pessoas estão me perguntando sobre o assunto, principalmente se eu sei quem pode pedir e como solicitar. Então preparei esse post, com base nas informações fornecidas no site do Governo do Canadá. Tentei simplificar mas sugiro que você leia todas as informações em inglês no site oficial aqui e aqui.

Quem pode pedir o Emergency Response Benefit?

Para ser elegível é preciso:

  • residir no Canadá e ter pelo menos 15 anos de idade e Social Insurance Number válido
  • ter parado de trabalhar por causa do COVID-19 ou é elegível para o EI regular ou sickness benefits ou já usou todos os benefícios do EI.
  • ter recebido renda de pelo menos $5000 em 2019 ou nos 12 meses anteriores à data da solicitação.
  • não ter saído voluntariamente do emprego

A renda de pelo menos $5000 pode ser de qualquer uma ou combinação das seguintes fontes: emprego, trabalho autônomo, maternity/parental benefits e/ou benefícios similares pagos em Quebec (Quebec Parental Insurance Plan).

O CERB está disponível apenas para indivíduos que deixaram de trabalhar por motivos relacionados ao COVID-19. Se você estava sem trabalhar ou não parou de trabalhar devido ao COVID-19, não é elegível para o benefício.

Para ser elegível, o indivíduo não pode ter recebido mais do que CAD$1000 durante 14 dias consecutivos, dentro de um período de 4 semanas.

É preciso ser cidadão ou residente permanente para ter direito ao Emergency Response Benefit?

Trabalhadores temporários e estudantes internacionais podem ser elegíveis para receber o benefício se cumprirem com os outros requisitos de elegibilidade.

Como solicitar o Emergency Response Benefit?

O benefício pode ser solicitado a partir de 6 de abril, online ou por telefone.

No telefone você liga para 1-800-959-2019. Tenha o seu SIN em mãos.

Para fazer a solicitação online é precisto ter uma conta no site da Canadian Revenue Agency (CRA My Account). Caso você ainda não tenha, basta se cadastrar. Certifique-se que todas as suas informações bancárias e endereço estão corretas, antes de prosseguir com a solicitação.

Uma vez que você fizer o login no CRA My Account, vá para “COVID-19: Canada Emergency Response Benefit” em destaque no topo da página. Selecione o período correspondente a sua solicitação e depois confirme. Lembrando que devemos fazer uma nova solicitação a cada 4 semanas.

Não se surpreenda se o site o telefone ficarem congestionados, o volume de pessoas pedindo será imenso.

Para tentar evitar que o sistema fique muito sobrecarregado, foram estabelecidos dias específicos para solicitar, de acordo com o mês de nascimento. Veja a tabela abaixo.

Dia para solicitar o Canada Emergency Response Benefit (CERB)
Mês do seu nascimento Dia da semana para solicitar O primeiro dia para solicitar
Janeiro, Fevereiro e Março Segundas 6 de abril
Abril, Maio e Junho Terças 7 de abril
Julho, Agosto e Setembro Quartas 8 de abril
Outubro, Novembro e Dezembro Quintas 9 de abril
Qualquer mês Sextas, sábados e domingos

Quanto tempo demora para começar a receber?

O dinheiro será pago via depósito em conta ou cheque. Quem escolher depósito recebe em 3 dias úteis após enviar a solicitação e quem escolher cheque, receberá em aproximadamente 10 dias úteis.

Espero que o post esclareça as principais dúvidas de vocês em relação ao Emergency Response Benefit. Leia mais sobre COVID-19 no blog.

Foto: Freepik

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário