Coisas do Canadá: leitura do medidor de água

O post de hoje é sobre uma curiosidade do meu dia-a-dia. Meu medidor de água fica dentro de casa, no porão. Muitas casas em Toronto são assim. Aí você pergunta: como é que fazem a leitura todo mês?

Na verdade quem faz a leitura somos nós. Três vezes por ano recebemos um papel como esse da foto para ler o medidor e devolver pelo correio ou ligar e informar a medição.

NIK_5313

Existem um prazo para mandar a informação e se não enviarmos eles fazem uma estimativa do consumo (sempre para mais). Quando eles receberem o valor da medição fazem o ajuste, para mais ou para menos. Se continuarmos sem fazer leitura ou mandando valores muito baixos vem um fiscal. Então não compensa ser desonesto.

Só para vocês terem uma idéia, o valor da água é Cad$3.3626 por metro cúbico e em 119 dias usamos 54m3.

A prefeitura está em fase de implantação de medidores automáticos em todas as casas, daí não precisaremos mais fazer a leitura. Por enquanto ainda não fui notificada de quando será trocado o meu.

O meu medidor de gás era interno, mas um tijolo de vidro permitiam que eles fizessem a leitura pelo lado de fora. Na época que reformarmos o basement eles trocaram e agora o medidor está lá fora. O medidor de luz é inteligente (automático) e envia as informações direto para a companhia elétrica.

Adoro essa praticidade e honestidade daqui. Será que daria certo no Brasil?

* Valores atualizados em 2016

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Janete disse:

    Estou planejando imigrar para o canada e adorei seu blog.
    Parabéns.

  2. Ola! Cheguei aqui atraves de um comentario seu no post “Por que viajar com criancas?”, no blog da Luciana.
    Moro na Inglaterra e aqui eh mais ou menos como aih, luz e gas sao dentro de casa (nao temos porao), nos mesmos medimos e mandamos pra cia (via site). De vez em quando eles mandam uma pessoa checar, soh pra garantir que as pessoas nao estao passando medidas erradas. A agua eh na rua mesmo. Nao sei se existem lugares com sistemas mais modernos, mas sei que existe opcao de “pay as you use”, onde se tem uma chave para colocar credito e quando o credito acaba, a luz da casa desliga.
    P.S.: Meu blog no Colagem eh o em ingles (pra familia do marido e amigos), mas escrevo um em portugues tambem (www.theskyisgrayagain.blogspot.com).

    • Oi Chris,
      Dei uma passada no Miss Lazy, adorei seu jeito de escrever. Vou conferir o blog em português também.
      Que doido isso de “pay as you use” para a luz, se esquecer de botar crédito tá lascado. Do jeito que sou esquecida ia viver no escuro hahaha

  3. kkkkkkkkkkk, aqui isso NUNCA daria certo. Quer dizer, os brasileiros iriam adorar, quem iriar odiar seria a cia. de água.
    Agora me fala uma coisa, vcs só medem três vezes no ano?!?! Imagino que a água seja então bem barata né?

    • Oi Tati,
      Adorei da sua visita! Sim medimos três vezes por ano, assim há economia na emissão de contas. A água aqui custa aproximadamente $3.434 por metro cúbico, não sei se isso é caro ou barato em relação ao Brasil. Para padrões daqui acho barato. Ah tem uma coisinha que esqueci de falar, se não fizermos as leituras ou ficar mandando valores muito baixos vem um fiscal. Então não compensa ser desonesto 😉

  4. ginapsi disse:

    Aqui essa moda não pega. Ia ser prejuízo na certa! Ou será que o povo já alcançou essa consciência?!

Deixe um Comentário