Diferenças entre college público e privado no Canadá

Quando pensam em imigrar para o Canadá, muitas pessoas optam por fazer college, pois acreditam ser um caminho mais fácil. Entretanto, depois que comecei a trabalhar com intercâmbio percebi que muitas pessoas tem dúvidas sobre que tipo de instituição escolher e qual diferença entre college público e privado no Canadá, assim como as vantagens e desvantagens de estudar em cada um. E como sempre fico respondendo as mesmas perguntas resolvi fazer um post explicando isso de uma forma resumida e simples, mais fácil né?

*Tudo que está nesse post refere-se a todo o Canadá, exceto a província de Quebec.*

Canadore CollegeCanadore College (North Bay-ON)

O que é college público e quais as vantagens?

Apesar do nome ser college público não quer dizer que ele é gratuito, quer dizer que a instituição recebe dinheiro do governo.

Colleges públicos são maiores, possuem mais opções de cursos, mais serviços aos estudantes e tem melhor infraestrutura, como residência, bibliotecas, laboratórios, etc. Há um mix de estudantes nativos e internacionais. O processo seletivo é rigoroso e as datas de início são fixas. Ocorrem somente em setembro, janeiro e maio, sendo que nem todos os cursos estão disponíveis para começar nessas datas. Alguns só podem ser iniciados no outono (setembro).

Durante o período de estudos, o aluno receberá permissão para estudar e trabalhar, e seu cônjuge também poderá trabalhar. Os filhos poderão estudar gratuitamente numa escola pública. Quem faz um curso, de acordo com os esses critérios da imigração, pode solicitar o Post Graduated Work Permit (PGWP). Isso permite que o estudante permaneça no Canadá e trabalhe em tempo integral, em período de até três anos após a conclusão do curso. A duração da permissão de trabalho dependerá da duração do seu programa. O estudante não precisa ter uma oferta de emprego para se candidatar e pode solicitar PGWP somente uma vez. O cônjuge e filhos poderão continuar no país, com o estudante que receber PGWP. Se você tem planos de imigrar, o college público é o mais indicado.

A anuidade nesse tipo de instituição custa uma média de CAD$13000 à CAD$20000 por ano. É preciso ter um nível de inglês mais alto do que o exigido para ingressar num college privado. A maioria pede nota de IELSTS 6 ou 6,5, mas há alguns que pedem 5,5.

Toronto School of Management (Toronto-ON)

O que é college privado e quais as vantagens?

Ao contrário do college público, o privado não recebe nenhum ajuda financeira do governo. Geralmente são instituições menores e oferecem uma quantidade limitada de cursos.

Para um estudante internacional, as principal vantagens do college privado são: exigência de um nível menor de inglês e menor preço. Os cursos são bem mais barato do um college público. No momento há cursos de 1 ano que custam a partir de CAD$6000. Porém, para um residente do Canadá, o college privado vai sair geralmente mais caro, ou o mesmo preço, de estudar num college público. Portanto o college privado tem quase que exclusivamente estudantes internacionais.

O estudante recebe permissão para trabalhar, enquanto estuda mas essa permissão termina junto com o curso, não tem direito a solicitar PGWP, salvo em algumas situações. De acordo com o site da imigração qualifica se for “uma instituição canadense privada autorizada pelo estatuto da província a conceder diplomas, como associado, bacharel, mestrado ou doutorado, mas somente se o aluno estiver matriculado num desses programa de estudos, conforme autorizado pela província, o que pode não incluir todos os programas de estudos oferecidos pela instituição privada.”

Nesse tipo de instituição o cônjuge não tem direito a receber uma permissão de trabalho, pelas leis atuais. Porém há vários casos de pessoas que deram entrada no visto de estudante para college particular no Brasil e receberam a permissão de trabalho também para o cônjuge. Mas está claro no próprio site da imigração que é preciso ser cônjuge de quem estuda em college público para se qualificar ao work permit, como vocês podem conferir aqui.

Como regra geral, seus filhos não poderão estudar gratuitamente porém em Toronto já vi vários casos de pessoas que receberam o work permit para o cônjuge, e usando esse documento, fizeram a matrícula na escola. Isso não é garantia de que todos irão conseguir, são casos isolados e vai depender muito de cada escola, cidade ou província.

De qualquer forma, o college privado pode ser interessante se você ainda não tem dinheiro ou nível de inglês necessário para ingressar num público, mas quer vir para o Canadá estudar e trabalhar. Também serve como aperfeiçoamento profissional, se o seu plano é voltar ao Brasil. Nada impede que depois dele, você faça um curso num college público. A graduação também pode lhe conceder pontos extras no express entry.

Não foque apenas no PGWP, há inúmeras outras formas de imigrar e pelo fato de você estar aqui estudando e com uma permissão de trabalho, pode aparecer alguma oportunidade que não surgiria caso estivesse no Brasil.

Resumindo

A tabela abaixo mostra as principais diferenças entre colleges públicos e privados.

PÚBLICO PRIVADO
Preço Média entre CAD$13 à 20 mil por ano Média entre CAD$6 à 12 mil por ano
Nível de inglês Varia de acordo com a instituição – a partir de 5,5 Menor que no público
Datas de início Janeiro, Maio e Setembro. Todos mês ou a cada 2 meses
Horário de aula Varia a cada semestre Horário fixo
Processo de seleção Rigoroso Mais simples
Direito a PGWP Sim Não, salvo em alguns casos mencionados acima
Pontuação extra no Express Entry pela educação no Canadá Sim Sim, dependendo da graduação
Visto de trabalho para o estudante Sim Sim
Visto de trabalho para o cônjuge Sim Não, mas há vários casos de pessoas que conseguiram
Filhos podem estudar gratuitamente Sim Não, mas há vários casos de pessoas que conseguiram

Mais alguns detalhes importantes

Dois detalhes importantes que você deve saber para evitar dores de cabeça no futuro.

O que é designated learning institution?

Uma designated learning institution (DLI) é uma escola aprovada pelo governo para receber estudantes internacionais. O governo canadense concede permissão de estudos somente a estudantes matriculados nessas instituições de ensino designadas.

Todas elas possuem um número (DLI #) e você pode consultar a lista no site do governo canadense. Esse site contém TODAS as escolas de idiomas, colleges e universidades que são DLI. A lista não inclui escolas de ensino fundamental e médio, pois todas elas são DLI.  É muito importante ficar de olho nisso na hora de comprar seu intercâmbio ou college. Pois se você comprar um curso numa instituição não designada, você não se qualificará para obter um visto de estudante.

Como saber se um college dá direito a PGWP?

Eu vejo muita gente que compra cursos em colleges, achando que terão direito a PGWP e se desesperam ao descobrir que o curso não qualifica para isso.

No mesmo site que você confere se uma instituição é DLI, você vai notar que do lado direito da tabela está sinalizado se a instituição oferece programas que qualificam para PGWP. Então fica fácil buscar uma lista de instituições por província ou conferir se aquele college que você está pensando é fazer vai qualificar para o PGWP.

Bem, é isso pessoal, espero que tenha dado para entender a diferença básica entre os dois. Ah e para quem ainda não sabe, a minha agência é a Easy Intercâmbio e eu sou especialista em colleges. Se você tem planos de estudar no Canadá e precisa de assessoria educacional gratuita, fale comigo.

Leia também: O que é pathway e como esse curso pode te ajudar num college canadense

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Jéssica Poliseli disse:

    Muito obrigada por dedicar seu tempo para ajudar o próximo!

  2. Vivian Coginotti disse:

    Olá Livi, minha família é um caso de exceção que comentou acima. Estou na Oxford College que é privada, meu marido recebeu Work Permit e conseguimos matricular nosso filho sem problemas em uma escola católica! Gostaria de saber como é sua assessoria educacional gratuita pois como minha college é de 1 ano, talvez eu me inscreva em outro curso futuramente. Obrigada

    • Livi disse:

      Oi Vivian,

      Que bom que conseguiu tudo pelo college privado heim! Eu trabalho como qualquer agência de intercâmbio e posso te ajudar na escolha de um college, curso, matrícula e dicas gerais relacionadas. Fique à vontade para me mandar um email no info@easyintercambio.com ou marcar um horário para uma consultoria inicial por telefone através desse link.

      Eu não cobro do aluno esse serviço pois recebo comissão dos colleges.

Deixe um Comentário