Desfile do Papai Noel

Hoje foi dia de levar a baixinha para ver seu primeiro desfile do Papai Noel. Esse desfile é tradição aqui desde 1905 e marca a chegada oficial de Santa Claus na cidade. Se bem que a cidade já está decorada para o Natal e o bom velhinho já começou a trabalhar nos shoppings para ganhar um $ extra tirando fotos com a criançada 🙂

O tempo colaborou e não estava tão frio, uns 10C quando chegamos e uns 5C quando saímos. Nem foi preciso usar o cobertor que levei. O percurso do desfile é de 8km e a duração do evento é de umas 2 horas. Fui com Elena e o Jaime ficou em casa com Sophia.

Melhor lugar para ficar

Quando chegamos, por volta das 12:40h, o desfile já havia começado. Descemos na estação de metrô que ficava perto do começo do percurso e me arrependi. Estava tão cheio que era impossível se mexer e não dava para ver nadica de nada. Fiquei logo estressada com aquele mundo de gente me empurrando.

Decidi então voltar para o metrô e descer numa estação perto do fim do percurso. Perfeito! A multidão lá era bem menor e conseguimos ficar bem na frente da rua, ao alcance de tocar as mãos de todos os palhaços que passavam. E ainda demos sorte de ficar bem no lugar onde todos davam aquela paradinha estratégica para saudar o público.

No próximo ano já sei onde ficar e não posso esquecer de levar uma cadeira, como o pessoal daqui faz. Aliás eles levam tuuudo, cadeiras, lanches, garrafa térmica com bebidas quentes, cobertores e a família inteira.

E para quem vai ficar no final do percurso, chegue um pouco mais tarde pois o desfile demora em média 1,5h do início ao fim.

image

O desfile

Achei lindo! Voltei a ser criança assistindo os carros alegóricos coloridos (floats) e as bandas que precediam cada carro. Elena ficou encantada. Ela ainda não entende o que é Natal ou Papai Noel mas adorou a folia. Ela sorria e apontava alguma coisa que reconhecia em cada um dos floats. Teve Barbie, Happy Feet, ursos, girafas, Toy Story, cavalos, palhaços, princesas, elfos, perdi a conta.

O desfile do Papai Noel em Toronto é o maior do país, esse ano foram 26 carros alegóricos (alguns puxados por lindos Mercedes), 22 bandas tocando músicas de Natal e centenas de voluntários fantasiados, distribuindo sorrisos e balinhas de Natal (aquela que parece um cabo de guarda chuva). Carreguei minha pequena a maior parte do tempo, mas consegui tirar algumas fotos para guardar de lembrança.  🙂

No fim veio Papai Noel, todo high tech tirando fotos das multidão, que serão postadas online no site do desfile.

No Flickr tem uma coleção de fotos de desfiles de Papai Noel, dos anos 50 até à atualidade. Super legal!

Dicas

  • Website: http://www.thesantaclausparade.ca
  • Vá bem agasalhado.
  • Leve um cobertor e cadeiras de acampamento (aquelas que desmontam e são fáceis de carregar).
  • Leve lanches e garrafa térmica com alguma bebida quente (não alcoólica).
  • Leve as cartas das crianças para o Papai Noel, elas são coletadas pelos elfos durante a festa.
  • Use o transporte público.
  • Fique próximo ao fim do percurso (algumas quadras), evitando a multidão na rua e no metrô.
  • Compre e use um nariz vermelho, custam $2 cada ou 3 por $5. O dinheiro é doado para instituições que ajudam jovens cadetes.
  • Marque suas fotos no Instagram com as hashtags #TOSanta, #santaclausparade e #Santa

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Jorge disse:

    Quando estive por aí também assiti ao desfile de Papai Noel e me senti criança novamente. O brilho nos olhares das crianças é igual ao brilho do olhar de Elena. Imitando um antigo comercial : O primeiro desfile de Papai Noel a gente nunca esquece.

  2. celmartin disse:

    Livi querida,
    Natal bom é Natal com as crianças, ainda pequenas. Aí sim a gente pode se largar e curtir toda a criancice do mundo. Por aqui, não tem desfile, mas tem os mercados de Natal que são bem lindinhos. Mas ainda estou enroladérrima com a mudança, e nem to passeando tanto.
    Elena para variar, totalmente apertável, lindinha!!!

  3. Marina disse:

    Acho que a arquibancada era perto do ROM na Bloor, nao sei exatamente onde. Ano que vem vou ver se me atrevo. Valeu pelas dicas! 🙂

  4. Gina disse:

    Lindoooo! Tem muita novidade pra ver por aí. Só ficando o ano inteiroooo! kkkkk

  5. Marina disse:

    Livi, a balinha de Natal e’ uma bengala e nao cabo de guarda-chuva! kkk
    Voce e’ corajosa de ter ido para o desfile. Eu odeio a multidao, fico doidinha… Em que parada voces desceram na segunda vez? Uma amiga minha conseguiu ingressos para a arquibancada e me chamou, mas o desfile e’ justo na hora da soneca dos meninos, ai’ nao deu. 🙁 Vou tentar ano que vem ja’ que o Nixon esta’ parando com a nap. Vale a pena?

    • Livi disse:

      Ah é mesmo Marina rsrsrs, vixe não sei nada de balinha de Natal. Primeiro eu desci na St. George e depois na segunda tentativa desci na St. Andrew e andei até Wellington leste da University. Estava bem tranquilo lá. O lugar é bom pois vários prédios tem escadas na frente e todo mundo pode ver. Onde é que tem arquibancada? Que maravilha que o Nixom ainda dorme a tarde, a Elena não dorme mais. Acho que vale a pena ir sim, pelo menos uma vez para ver como é, principalmente se o tempo tiver bom como ontem. Se tiver um friozão é melhor ficar em casa 🙂 Bjs

Deixe um Comentário