Como se preparar para o primeiro dia de aula

O ano letivo canadense começa em setembro mas em julho, ou até antes, os shoppings já estão cheios de materiais e uniformes escolares. No Brasil estamos acostumados a receber uma lista de materiais enorme mas aqui no Canadá não precisamos comprar tanta coisa assim. Então, baseada na minha experiência até o Grade 3, resolvi escrever esse post explicando o que precisamos providenciar e dando algumas dicas básicas para se preparar para o primeiro dia de aula. Em séries mais avançadas a lista deve ser um pouco diferente, se alguém quiser complementar fique a vontade.volta-as-aulas-3

Lista de material

Como já falei no post sobre as escolas daqui, não é preciso levar nada para as crianças do jardim de infância mas a partir do grade 1 (em algumas escolas só a partir do grade 2) já recebemos uma pequena lista com itens básicos que as crianças precisam levar. Essa foi a que recebi da professora do Grade 1:

  • 1 estojo
  • 5 lápis apontados ou lapiseiras,
  • 1-2 borrachas,
  • 1 tesoura de ponta arredondada,
  • 1 régua 30cm (pode ser retrátil ou flexível),
  • 1 caixa de giz de cera,
  • 1 caixa de lápis de cor,
  • 1 caixa de hidrocor,
  • 2 canetas marca texto,
  • apontador,
  • Cola em bastão

Os materias podem ficar na escola ou não e serão de uso exclusivo do seu filho. As minhas filhas deixam o estojo na escola.

A escola fornece a agenda, cadernos de caligrafia, livros, apostilas e uma pasta que serve para levar o dever e a agenda para casa.

As vezes a professora pede uma contribuição única de $10 ou $20, para custear trabalhinhos e lembrancinhas especiais feitos durante o ano.

O que precisa levar para a escola?

  • Mochila
  • Lancheira, de preferência térmica
  • 2 lanches (algumas escolas fornecem, a das minhas filhas não)
  • Almoço
  • Garrafa de água (eu prefiro térmica mas vai da preferência de cada um)
  • 1 caixa de lenços de papel (mesmo que a professora não peça ela vai gostar da gentileza no primeiro dia de aula)
  • Crianças do Kindergarten: 1 saco grande tipo ziploc com uma muda de roupas (calça, camiseta, cueca/calcinha e meias). A roupa deve estar de acordo com as normas da escola. Escreva o nome completo da criança em letra de forma e num local visível. Dependendo da professora, o saco pode ficar na escola ou dentro da mochila. A professora pediu uma caixa plástica para colocar os pertences da criança. Tudo foi devolvido no fim do ano. Eu deixo uma muda de roupa na mochila das minhas filhas porque as vezes elas se molham ou se sujam brincando do lado de fora. I

O uniforme

Algumas escolas públicas e católicas possuem uma padronização de cores para o uniforme, geralmente azul e branco ou cáqui e branco. As roupas podem ser compradas em qualquer loja e não precisam obrigatoriamente ter o escudo da escola.

Há muitas opções de modelos básicos nos meses de julho e agosto, mas não precisa se desesperar. Lembro que da primeira vez me empolguei e comprei demais achando que depois não encontraria. Mas camiseta branca ou azul marinho encontramos o ano inteiro. Agora compro algumas e vou repondo ao longo do ano. Outra coisa que notei foi que as calças de moleton ou leggings mais grossas, boas para o inverno, só são vendidas a partir de setembro, depois do início das aulas.

Compre um par de tênis extra para deixar na escola. Em dias chuvosos ou com neve não é permitido entrar na sala com o sapatos que usamos do lado de fora. As crianças precisam trocar pelo indoor shoes.

Organize o lanche

Sei que isso é uma questão muito pessoal mas gosto de separar o que as meninas vão comer em cada refeição (2 lanches e almoço) para facilitar. Comprei no Walmart um kit da Rubbermaid, com vasilhas coloridas de vários tamanhos que cabe certinho na lancheira. O ice pack (azul) está incluso e serve para ajudar a conservar os alimentos. Já vi o mesmo kit à venda na Amazon, Canadian Tire, Costco, etc.

Processed with Moldiv

Aqui em casa as meninas preferem comer comida no almoço, sanduba só de vez em quando, então uso vasilha térmica da marca Thermos que mantém a refeição quente por algumas horas (à venda no Walmart, Canadian Tire, Toys R Us, Kitchen Stuff Plus, Amazon). A caixinha com o talher comprei na Pottern Barn Kids.

volta-as-aulas-2

No caso de crianças do jardim de infância, vale lembrar que tudo que eles não comerem vai retornar dentro da lancheira para que os pais saibam se o filho se alimentou ou não. Então se você mandar um iogurte e a criança deixar a metade, isso pode voltar aberto dentro da lancheira (depende do professor). Eu ficava chateada no começo quando minha filha trazia a lancheira toda suja. Depois que descobri o motivo, comecei a mandar tudo em vasilhas com tampa para evitar a sujeira.

Uma dica para as crianças que vão a escola pela primeira vez é fazer um test drive uns dias antes, servindo as refeições nas vasilhas para ver como elas se viram.

Comunicação com o professor

Normalmente os professores são bem abertos e comunicam qualquer necessidade ou problema imediatamente. O método de comunicação vai depender de cada profissional, alguns preferem trocar bilhetes, outros uma conversa informal na saída e há os que querem conversar com hora marcada. A partir do grade 1 os alunos já trazem uma agenda para casa e podemos colocar recados nela.

Uma vez alguém falou que no Brasil algumas escolas tem um formulário que é preenchido diariamente pelo professor e enviado para casa mas isso não é prática comum nas escolas públicas canadenses.

Outras dicas

  • Coloque o nome e sobrenome de sua criança em tudo, inclusive nas roupas. Eu uso caneta nas etiquetas das roupas, marcador permanente no material e adesivos a prova d’água para as as vasilhas e sapatos. Comprei uns adesivos fofos da Stuck on You e são ótimos. Não pense que estou exagerando, coloque nome em tudo porque se perder fica mais fácil para encontrar.
  • Verifique seu email pois algumas escolas enviam instruções para o primeiro dia de aula por correio eletrônico. Sempre recebo o “Welcome Back to School” do diretor alguns dias antes e fico sabendo onde as crianças de cada sala devem esperar pelos professores.
  • Lembre-se, eles esperam que as crianças sejam independente e façam praticamente tudo sozinhas, então simplifique!

Bem, é isso. E você tem mais dicas do que fazer para se preparar para o primeiro dia  de aula numa escola canadense.

Foto “Back to School” by Pam Lane via Flickr Creative Commons


Acompanhe nossos passeios, viagens e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte e fotos no Instagram @Livi_Souza.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Rosana Silva disse:

    Oi Livi,
    Tudo bem?
    Nos mudamos pra Toronto há um mês e seus posts tem me ajudado muito.
    Minha filha tem cinco anos e iniciará no kindergarten dia 09.
    Tenho dúvidas sobre os lanches que devo mandar e tbm o tipo de mochila.
    No Brasil as crianças usam mochilas de rodinhas, aqui não tenho ideia. Qual modelo devo comprar e onde encontro mochilas legais?
    Como são os dois lanchinhos que devo mandar?
    Completos, com biscoito e frutas cada, ou algo menor?
    Agradeço muito sua ajuda.
    Beijos, Rosana.

    • Livi disse:

      Oi Rosana,
      No Kindergarten a sua filha não vai precisar de uma mochila de rodinhas pois só vai carregar mesmo os lanches dela e comunicados que a professora manda pra casa de vez em quando. Mas claro que se você quiser comprar não tem problemas mas lembre-se que aqui tem neve e é ruim pra puxar no inverno. Eu comprei mochilas na loja da Disney com a lancheira combinando mas nessa época vc não encontrar mais (talvez no Vaughan Mills). Uma opção é olhar na Amazon ou lojas que vendem malas.
      Em relação as refeições, as crianças tem dois lanches de 15 minutos. Manda algo que ela goste mas que coma rapidinho, uma frutinha ou biscoitos. No almoço as crianças tem 30 minutos pra comer. Eu alterno o que mando, mas elas preferem comida no almoço então eu coloco na térmica feijão com arroz, carne, frango ou macarronada. Sempre coisas que elas gostam e fáceis de comer. De vez em quando mando sanduíches. Mande coisas que você sabe que ela come sem precisar ninguém insistir pois aqui se a criança não comer fica com fome. As professoras não forçam ninguém a comer.
      Beijos

  2. Fabrícia Luz Farias disse:

    Olá Livi,
    Excelente seu post!!!
    Uma dúvida, em Toronto, as crianças que ainda não estão no Grade 1 (Junior Kindergarden ou do Kindergarden), ficam de 8:00 às 15:00 na escola? Obrigada.
    Abs
    Fabrícia

  3. ginapsi disse:

    Como mãe e professora ia achar ótimo todo esse cuidado com as crianças e o material delas. Ótimas dicas!

Deixe um Comentário