8 cachoeiras incríveis para visitar em Hamilton

Hamilton é conhecida como a City of Waterfalls pois possui mais de 100 cachoeiras e cascatas no seu território. Esse privilégio se dá ao fato de a cidade ser cortada por uma cadeia montanhosa chamada Niagara Escarpment. Uma coisa curiosa em relação as cachoeiras de Hamilton é que muitas delas são praticamente do lado de estacionamentos ou estradas e não precisamos fazer quase nenhum esforço para vê-las. Algumas possuem até mirantes de observação! Nesse post separei as 8 que acho mais bonitas e de fácil acesso para fazer num bate-volta rapidinho a partir de Toronto.

A melhor época para visitar as cachoeiras é na primavera pois o volume de água está maior. No verão, quando está mais seco, algumas das cachoeiras ficam apenas com um filete de água. Esse ano como tivemos muita chuva as cachoeiras estão no auge da sua beleza!

Outra dica é que algumas cachoeiras ganham iluminação especial em certas datas, confira o calendário aqui. Esse site também contém uma lista com explicações detalhadas de como chegar nas principais cachoeiras de Hamilton. Tem algumas que deixei de fora do post pois são mais complicadas para chegar,  como a Chedoke Falls e a Borer’s Falls

1-Albion Falls

Essa é a cachoeira mais famosa de Hamilton, com 19m de altura e 18m de largura. Existem duas plataformas de observação que ficam pertinho do estacionamento, mais ou menos 200 metros.

Coordenadas: 43.2004 N / 79.8196 W

Como chegar: Vindo pela QEW, saia na Red Hill Valley Parkway South e vire a direita na Stone Church Road East. Depois vire a direita na Pritchard Road e a esquerda na Mud St. O estacionamento onde ficam os mirantes é o segundo na Arbour Rd.

2-Buttermilk Falls

Essa cachoeira, de 23m de altura, fica bem próxima da Albion Falls. Há um mirante de observação na parte de cima, a apenas 200 metros do estacionamento. O único porém é que as vezes eles não podam as árvores e a vista fica parcialmente obstruída. Para ver de baixo não há uma trilha marcada e é preciso descer até o nível do rio mais a frente e depois retornar. Nunca fiz, então não posso oferecer mais detalhes.

Coordenadas: 43.2053 N / 79.8196 W

Como chegar:  Vindo pela QEW, saia na Red Hill Valley Parkway South e vire a direita na Stone Church Road East. Depois vire a direita na Pritchard Road e a esquerda na Mud St. Continue na Mountain Brow Blvd. O estacionamento fica na a direita logo depois da Limeridge Rd. East. Siga a trilha até o mirante.

3-Tew Falls

Ela tem 41m de altura e fica numa área de conservação, portanto precisamos pagar uma taxa para entrar. Há vários estacionamentos perto da Tew Falls, sendo que o mais próximo fica a apenas 100m do primeiro mirante. Para acessar o segundo mirante basta seguir a trilha e subir mais algumas escadas.

A Tew Falls ficana mesma área da Webster Falls e o passeio pode ser combinado. Já escrevi sobre esse passeio e você pode ler os detalhes nesse post: Cachoeiras Webster e Tew, em Hamilton

Coordenadas: 43.2807 N / 79.9783 W

Como chegar: Vindo pela HWy 403, saia na Hwy 6 N (Guelph) e dirija aproximadamente 3 km até a Hwy 5 E. (Dundas St. E.). Vire a esquerda na Hwy 5 E. e a esquerda na Brock Rd. Vire a esquerda na Harvest Rd. e siga até Spencer Gorge/Webster Falls Conservation Area. A trilha é larga e não tem erro, mas não dá para ir com carrinho de bebê pois tem escadas.

4-Webster Falls

A Webster Falls fica do lado da Tew Falls e tem 22m de altura. Dá para andar de uma cachoeira para outra, como fizemos, ou dirigir até lá e parar no estacionamento que fica do lado. O post que falei acima contém informações detalhadas sobre o local.

Coordenadas: 43.2762 N / 79.9809 W

Como chegar: Ver Tew Falls.

5-Sherman Falls

Essa cachoeira de 17 metros é um pouco mais longe do estacionamento do que as outras mas vale a caminhada de mais ou menos 500 metros.

Coordenadas: 43.2381 N / 79.9729 W

Como chegar: Vindo pela Hwy 403, saia na Rousseaux St e siga vire a direita na Wilson Street No primeiro semáforo, vire a esquerda na Montgomery Drive e direita na Old Dundas Road. Siga direto pela Lions Club Road e vire a direita na Artaban Road até o estacionamento da Hamilton Conservation Authority (no Google Maps é marcado como Parking Spot).

6-Great Falls

Também conhecida como Grindstone Falls, ela possui 10m altura e fica praticamente do lado do estacionamento.

Coordenadas: 43.3305 N / 79.8872 W

Como chegar: Vindo da HWY 403 saia na Hwy 6 N (Guelph) e vá até a Hwy 5 E. (Dundas St. E.). Vire a direita na Hwy 5 E. e a direita novamente na Mill St. antes dos trilhos do trem. Após a ponte, o estacionamento da Smokey Hollow Resource Management Area estará a sua direita.

7- Felker’s Falls

Cachoeira linda com 22m de altura e distância de apenas 30 m do estacionamento. Fica bem próxima da Albion Falls e da Buttermilk Falls.

Coordenadas: 43.2035 N / 79.7902 W

Como chegar:  Vindo pela QEW pegue a Red Hill Valley Parkway South. Mantenha a esquerda e siga pela Mud St. Vire a esquerda na Paramout Drive, a direita na Ackland Dr. e siga até o estacionamento. Vá pela trilha na Peter Street atravesse o parque até o mirante, que fica depois da cerca de madeira. Esse é o caminho para ver a cachoeira de cima.

8-Tiffany Falls

Existem duas Tiffany Falls, uma mais baixa e outra mais acima no rio. Eu recomendo visitar a primeira, pois o acesso é mais fácil, apenas 400m do estacionamento até a plataforma de observação.  O acesso para a segunda é por uma trilha mais difícil e considerada perigosa. A cachoeira fica bem cheia na primavera ou em épocas de fortes chuvas. No verão a quantidade de água pode diminuir significativamente ou até secar. A Tiffany Falls tem 21m de altura

Coordenadas: 43.2382 N / 79.9581 W

Como chegar: Vindo da Hwy 403, saia na Lincoln Alexander Parkway e mantenha a direita para entrar na Rousseaux St. Na interseção vire a direita na Wilson St. E. Siga as placas, estacione e siga na trilha por 5 minutos até a cachoeira.

Outros passeios para fazer na região

O belo Dundurn Castle em Hamilton

Um pouco da França e Holanda no sul de Ontário

Niagara-on-the-Lake, a cidade mais charmosa de Ontário

Destróier HMCS Haida, em Hamilton

Canadian Warplane Museum, um museu de aviação em Hamilton

As melhores fazendas de lavanda próximas de Toronto

Um pouco da França e Holanda no sul de Ontário

Se você conhece a região e tem outras dicas, deixa aí embaixo nos comentários!


Fotos: Albion Falls e Felker’s Falls by Jason Miles via Flickr CC; Sherman Falls e Buttermilk Falls by Nhl4Hamilton – domínio público via Wikipedia Commons; Tiffany Falls by Saffron Blaze via Wikipedia Commons, Great Falls by Hamilton Conservation Authority via Flickr CC, Tiffany Falls na chamada no post by John Pierce via Flickr CC

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Aline Pessôa disse:

    Que lindas!!!!!!!! Amo cachoeiras!!!!!!!!!!!!

Deixe um Comentário