Como economizar no aluguel de motorhome no Canadá

Se você algum dia pesquisou sobre aluguel de motorhomes no Canadá, deve ter caído para trás com os preços. Tudo é mega caro, principalmente nesse ano de 2017, onde os parques nacionais estão com entrada gratuita. Mas e se eu te disser que não precisa ser rico para viajar de motorhome e é possível alugar um por $49 por noite, ou até menos, você acreditaria?

Pois acredite, porque foi exatamente por esse valor que eu aluguei um motorhome para passar 7 dias na costa oeste canadense. E o pacote inclui uma boa quilometragem, seguro e kits pessoais! Se você acompanha a nossa fanpage deve ter visto que postei a dica na época, para quem quisesse aproveitar. Sempre compartilho por lá dicas de descontos então aproveita para seguir 😉

Existem várias empresas que alugam motorhome no Canadá, sendo que as duas maiores são Canadream e Cruise Canada. Ambas oferecem descontos em determinadas épocas do ano, ideal para quem tem flexibilidade nas datas da viagem e no destino. Vem comigo que explico como é que funciona!

Descontos na baixa estação

Durante o inverno, início da primavera e algumas datas no outono são as épocas que as locadoras consideram baixa estação e dão bons descontos.

Se você quer conhecer o país nessas datas é uma ótima oportunidade. Mas antes de fechar a viagem lembre-se de pesquisar se atrações que você deseja visitar estarão abertas, especialmente se for no inverno. Por causa da neve nem todos os locais estarão acessíveis. Em Banff por exemplo, a estrada que leva ao Moraine Lake fica fechada até maio (siga o link para ler o post e ver fotos lindas do Moraine Lake). No inverno e primavera, as estradas perto das montanhas correm o risco de serem fechadas a qualquer momento por causa do risco de avalanche.

Em relação ao frio, não precisa se preocupar, os motorhomes são preparados para o inverno e equipados com aquecimento central. Apenas recomendo se hospedar em campings com energia elétrica, caso contrário, você precisará usar o gerador para poder ligar o aquecimento e eles cobram uma grana por isso.

Descontos para fazer remanejamento da frota

As locadoras maiores tem filiais em todo o Canadá mas as vezes o número de reservas saindo de uma cidade é maior do que o número de veículos que eles tem naquele lugar. Então é preciso  remanejar a frota de um lugar para o outro. Como incentivo para quem topar levar, as empresas dão descontos e vantagens incríveis. Eles incluem kits pessoas, seguros, quilometragem extra e não cobram taxa para devolução em outra cidade.

Normalmente encontramos esse tipo de oferta em maio, junho e até na primeira semana de julho. Por isso a questão flexibilidade é muito importante.

Nós queríamos muito fazer uma viagem de motorhome de Vancouver a Calgary,  mas quando  cotei, estava impagável (para nós pelo menos). As diárias estavam em torno de $250, fora as taxas, seguros, etc. Desistimos.

Meses depois recebi um e-mail da Canadream avisando da promoção para esse trecho por $49/dia.  Quase não acreditei e sem pensar muito fechei por $343 (+taxa) o aluguel para uma semana. A única coisa que vou pagar extra será a taxa de limpeza ($99), porque eu não quero perder tempo limpando nada e para evitar que eles peguem no meu pé na hora da devolução.

A promoção da diária a $49 nesse trecho ainda está disponível no site mas tem limite de apenas 4 noites. Diárias adicionais custam o preço normal. De qualquer forma, mesmo não conseguindo o desconto para todos os dias da viagem, ainda vale a pena. Qualquer economia é bem vinda, concordam?

A Cruise Canada está com uma promoção de $19 a diária para quem quiser levar o motorhome de Toronto até Calgary ou Vancouver. Fiquei super tentada a fazer uma road trip dessa mas infelizmente não poderíamos ficar tanto tempo viajando.

As duas empresas também estão com promoções para outros destinos e partindo de diversas cidades. Confere lá no site de cada uma.

O segredo para tirar vantagem desses preços menores é ir na aba específica que fala das promoções e fazer a cotação por lá. Se fizermos uma simulação na página principal ou qualquer outra dentro do site eles vão mostrar um valor absurdo.

Outra opção é ligar e perguntar. Quando reservei eles mandaram um email dizendo que iam verificar a disponibilidade e me ligar. Não esperei e liguei imediatamente para fechar!

Descontos de Boxing Day

Da primeira vez que fomos nas montanhas rochosas alugamos com a Canadream 7 meses antes da nossa viagem, aproveitando uma promoção de Boxing Day (26/12) onde os kits pessoais foram gratuitos e a quilometragem maior. Ainda assim gastamos no total $1400 com taxas, seguros e alguns extras, por 8 dias de aluguel de motorhome (siga esse link para ler com detalhes todas as nossas despesas). Comparando com os outros descontos acima, pode não parecer muito, porém para quem não tem flexibilidade nas datas e quer viajar no verão é uma forma de economizar alguma coisa.

Reserve com antecedência

Mesmo que você não consiga aproveitar nenhuma das promoções, é muito importante reservar o seu motorhome com antecedência. A medida que o verão se aproxima os preços sobem absurdamente.

Como falei antes, no começo do ano as diárias já estavam caríssimas, em média $250. Agora elas estão $414 (para 4 pessoas, na Canadream). Imagina quanto é que vai ficar o total dessa conta!

Não ganho nada para falar de nenhuma empresa e o custo das nossas viagens é bancado por nós. Recomendo baseada na minha experiência. Se não achasse legal jamais indicaria para ninguém.

Essas promoções não duram muito, é preciso ficar ligado para pegar assim que elas aparecem. Eu assino as newsletters deles e recebo tudo em primeira mão.

Deixe um comentário se tiver qualquer dúvida ou sugestão de assuntos que você gostaria de ver abordado no blog.

Já estou contando os dias para nossa viagem…

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Cecilia disse:

    Livi, tambem amamos essa vida de trailer, comecamos nossa vida em barraca, logo fomos pro pop up e finalmente um travel trailer. Acabamos de voltar de uma viagem dos sonhos, para comemorar os 10 anos do meu filho fomos ate orlando de trailer e acampamos no fort wilderness que eh o camping da Disney, maravilhoso!!

  2. MARCELA SOUSA disse:

    Livi, que legal que vcs vão viajar de motorhome de novo!!! E por esse preço!!

    Usei muito seus posts quando fomos pras Rochosas em 2015, logo depois de vocês (mas fizemos de carro!). Aliás, foi naquela viagem que a nossa vontade de alugar um motorhome aumentou mto, vendo o tanto de gente viajando desse jeito… Aí decidimos que nas férias seguintes ia ser de motorhome!! E assim fomos, ano passado, pro Alasca!!

    🙂

    Foi maravilhoso e definitivamente é um lugar pra se fazer de motorhome, especialmente pela economia com comida (já que lá tb não é em qq lugar que tem restaurantes e quando tem é caro) e a flexibilidade de parar, mudar de planos, ficar mais um dia… Lá a gente tb fez mto free camping (tem mtas rest areas nas estradas, super boas pra parar) e ficamos em campings lindos que são do próprio governo, no meio do nada… O preço definitivamente não foi barato (ainda mais pq ficamos por 20 dias) mas a empresa de lá era ótima e pudemos ir fazendo pré pagamentos ao longo dos meses, então foi aos poucos, ficou mais pagável!

    Gostamos tanto da experiência que esse ano vamos de motorhome pra Islandia e Noruega!! Depois de viajar assim fica mto chato fazer do jeito tradicional, não é!?

    hahaha

    Beijão!

  3. Geane disse:

    Adorei a dica, sempre quisemos alugar um motorhome mas os precos nos assusta. Alias no verao e incrivel como tudo fica muito caro. Ano passado queriamos ir para Nova Scotia mas dai os precos dos hoteis eram de cair o queixo, sem contar que eram bem mediocres. Ano passado queriamos alugar um cottage mas o precos eram de CAD 1500 pra cima por 1 semana. Entao fizemos o seguinte: Achamos um hotel supimpa em Orlando (Hilton Tuscany) nos custou 800 Canadenses para ficar 8 dias! Hotel maravilhoso com piscinas, sala, cozinha, maquina de lavar e secar roupas. Dai alugamos um carro pelo Costco (450 CAD) para 15 dias. Eu comprei o livro Along Interstate 75 by Dave Hunter (super detalhista e cheio de historia) e dai fomos dirigindo de Kitchener para Orlando! Levamos 2 dias e meio para chegar em Orlando mas foi uma viagem que ate hoje as criancas comentam com saudades. Com este livro nos planejamos nossas paradas,(que e super importante para se divertir na viagem) um dos lugares que ficamos encantados foi o National Museum of the USAF em Ohio. Se voce gosta de aviacao e historia e um prato cheio. Eu nunca tinha visto um aviao da segunda guerra mundial, misseis, drones etc. O museu e gratuito e o estacionamento tambem. Uma aula de historia, as criancas andavam livremente pelo enorme museu e alguns avioes vc pode entrar! Ficamos 3 horas la! Cada Estado que cruzavamos era uma aventura, sotaques diferentes, culinaria e etc. Em Orlando nos pegavamos o carro e iamos para Siesta Key Beach que fica mais ou menos a 1 hora e meia de Orlando. Iamos cedinho e passavamos o dia la farofando (levamos nosso guarda sol e cadeiras daqui do Canada ). Nao fomos para a Disney pq ja conheciamos e tb nao queriamos gastar muito. Na volta fizemos outro caminho e passamos pelas Montanhas da Virginia que sao lindissimas. A cidade que mais gostei foi Savannah com uma arquitetura divina, parques maravilhosos e as arvores com Spanish Moss…Agora com a sua dica do motorhome fico imaginando uma viagem daqui para Nova Scotia… quem sabe… ou entao para Vancouver, mas dai precisaria mais de 15 dias…Este ano vamos para Paris e Roma com as criancas. Nos custa muito menos do que ir para o Brasil! ficaremos em airbnb, eu cozinho, lavo e e assim que economizamos e viajamos. Sera mais uma aventura, mas vale a pena…abracos!

    • Livi disse:

      Geane,

      AMEI seu roteiro de carro até Orlando, nós temos muita vontade de fazer isso. Vou comprar esse livro que você sugeriu.
      Eu fico sempre caçando formas de economizar porque esses preços absurdos realmente estão fora da minha realidade. E gosto sempre de compartilhar as dicas para que outras pessoas também possam aproveitar.
      Beijos

Deixe um Comentário