Dicas para visitantes que vão dirigir no Canadá

Se você vai visitar o Canadá e pretende alugar um carro, precisa se familiarizar com as leis de trânsito antes de dirigir porque algumas regras são diferentes do Brasil. Sempre recebo várias perguntas de leitores em relação ao assunto e portanto tentarei responder a essas dúvidas.

Ao contrário do Brasil, aqui cada província possui suas próprias leis de trânsito então é importante pesquisar especificamente sobre o seu destino. Nesse post tem algumas regras gerais sobre o Canadá e outras específicas de Ontário, que é a província onde moro. Deixe um comentário no fim do artigo caso tenha mais alguma dúvida.

Posso dirigir com a carteira do Brasil em Ontário? E no Canadá?

Em Ontário, se você for visitante pode dirigir com a carteira de motorista do Brasil por até 90 dias. Se permanecer além desse período é preciso ter uma carteira internacional (International Driver’s Permit).  Mais detalhes aqui.

Como regra geral para turistas, a carteira de motorista do Brasil pode ser usada em todo o Canadá, já que ambos os países fazem parte da Convenção de Viena. O prazo, entre 60 dias e 1 ano, vai de acordo com cada província. Algumas pedem que seja sempre combinada com uma carteira internacional, como Alberta por exemplo (essa informação está  aqui).

Alugando um carro no Canadá

Alugar um carro no Canadá é muito simples, desde que sua carteira de habilitação esteja dentro do prazo de validade e você possua um cartão de crédito. A reserva pode ser feita online em qualquer uma das locadoras (listadas aqui) ou em sites como Expedia ou Rental Cars.

As estradas canadenses são muito tranquilas e possuem uma ótima infra-estrutura. Mas recomendo alugar um carro apenas se você pretende fazer uma road trip ou visitar as regiões fora do centro das grandes cidades. No centro, o transporte público é mais barato, rápido e conveniente.

Menores de 25 anos geralmente pagam uma taxa extra em cima  do valor do aluguel.

É permitido virar a direita no sinal vermelho

Em todo o Canadá, excluindo a cidade de Montreal, é permitido virar a direita no sinal vermelho, exceto quando indicado de outra forma. Os motoristas precisam parar o carro antes da faixa, dar preferência aos pedestres e quando for seguro podem virar a direita. Fique também atento aos ciclistas, que as vezes passam pela direita.

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, em Quebec é permito sim virar a direita no sinal vermelho, exceto em Montreal. Essa lei foi aprovada em 2003 mas muitas pessoas que não moram na província ainda acham que não pode em lugar nenhum.

Como se comportar numa placa de Stop

A placa de Stop (pare) é usada em várias situações e em todas elas o motorista precisa parar o carro completamente, não vale apenas diminuir a velocidade. Numa interseção onde todos os lados tem uma placa, o carro que parou primeiro é o primeiro a seguir. Numa interseção onde apenas uma das ruas tem a placa, é preciso parar e entrar na pista somente quando for seguro.

Em francês essa placa é Arrêt.

Cinto de segurança e cadeirinhas do carro

O uso do cinto é obrigatório em todo o Canadá assim como o uso de cadeirinhas para bebês e crianças pequenas. Leia esse post completo com as regras sobre tipos de cadeirinhas e quem precisa usar.

Crosswalks

Crosswalks são locais onde os pedestres atravessam a rua. Há um botão que podemos apertar para sinalizar que queremos atravessar mas algumas pessoas simplesmente colocam o pé e atravessam. Por isso, é preciso ter muita atenção ao redor de um crosswalk. O pedestre tem sempre a preferência e o carro precisa ficar parado até que a pessoa atravesse completamente a pista.

Street Cars em Toronto

Os bondes de Toronto andam na faixa da esquerda, em alguns locais a faixa é exclusiva e os pontos de ônibus ficam resguardados dos carros. Entretanto, a maioria dos pontos ainda está na calçada, então quando um bondes para no ponto, os carros precisam parar 2 metros atrás da porta traseira, assim as pessoas podem desembarcar com segurança. Jamais ultrapasse um street car com as portas abertas!

Sobre fumar dentro do carro

Em Ontário e várias províncias canadenses, como British Columbia, Alberta e Quebec, é contra lei fumar dentro do carro quando há menores de idade no veículo.

Faixas exclusivas

Em alguns centros urbanos, como Toronto, há algumas faixas exclusivas para bicicletas ou para um determinado tipo de veículo. Geralmente há um desenho no chão indicando, como um losango ou desenho de bicicleta.

Algumas faixas marcadas com um losango só podem ser usadas por carros com 2 ou mais pessoas, ônibus, motos e taxis. Nesse caso, há uma placa ao longo da rodovia com a indicação dos horários e dias da semana que essa regra é válida. Nos outros horários, é uma faixa normal.

Limites de velocidade

Siga os limites especificados nas placas. Se não houver sinalização indicando o limite de velocidade, siga a regra de 50km/h em zonas urbanas. Nas highways e estradas secundárias, o limite pode variar entre 80 e 120km/h. Confirme no site da província que você pretende visitar (no fim do post tem uma lista).

Em Ontário, o limite é de 100km/h nas highways e 80km/h em estradas rurais.

Como é a cobrança de pedágios nas estradas de Ontário

Em Ontário, todos os pedágios são eletrônicos e a conta vai direto para casa, ou no caso de aluguel, vai para as locadoras. As estradas com pedágio são marcadas como ETR (Express Toll Route). Ao redor de Toronto há apenas duas, a HWY 407 e a HWY 412.

Nas pontes na fronteira entre Canadá e EUA há uma pessoa fazendo a cobrança dos pedágios . 

Ônibus escolar

Quando o ônibus escolar está parado, com as luzes piscando e a placa de stop acionada, todos os carros devem parar até que a(s) criança(s) tenham desembarcado e o ônibus desligue a sinalização. Se você estiver atrás do ônibus é preciso parar pelo menos 20 metros de distância (em Ontário). Se houver uma ilha, dividindo as pistas, os carros no sentido oposto não precisam parar.

Estacionamento nas ruas

As placas com um círculo e um P são de estacionamento. Elas informam se é permitido ou não parar, horários e dias em que a regra se aplica. Todas as placas do país são em inglês, a exceção fica por conta de Quebec, que é em francês.

Algumas regras gerais sobre estacionamento em Toronto:

  • Em ruas principais não é permitido estacionar nos horários do rush pela manhã e no fim da tarde. Então mesmo naqueles locais com máquinas é preciso ficar atento a isso. As máquinas novas não recebem dinheiro num horário que não é permitido estacionar. Aquelas antigas, onde colocamos as moedinhas e ela conta o tempo, aceita. Então, verifique os horários antes de pagar.
  • É proibido deixar o carro pernoitar na maioria das ruas. Em algumas ruas residenciais há opção de pagar por uma permissão especial (permit) para poder estacionar durante a noite. Em algumas ruas principais é permitido pernoitar mas é preciso tirar o carro antes das 7 da manhã. Fique atento à sinalização.
  • Não há exceção para as regras de estacionamento em feriados ou fins de semana a menos que a informação esteja na placa. Por exemplo, se diz que é proibido parar de segunda a sexta de 7am-10am, não importa se é feriado ou não, a menos que esteja escrito “except holidays”.

Infrações de estacionamento que não são sinalizadas

Algumas regras de estacionamento não são sinalizadas. Umas são óbvias, como não parar em frente a uma garagem,  bloquear uma saída ou parar em cima da calçada.

Na dúvida, pense assim: se o seu ato vai causar inconveniência para outra pessoa, provavelmente será passível de multa. Acho que é uma regrinha que salva qualquer pessoa.

Outras coisas são menos óbvias para quem não mora aqui, como:

  • É proibido estacionar em frente a um hidrante. É preciso deixar uma vaga imaginária de 3 metros em frente a ele.
  • O tempo máximo permitido para estacionar nas ruas da cidade é de 3 horas, exceto quando sinalizado de outra forma.
  • O carro deve ser estacionado paralelo à calçada numa distância inferior a 30 cm. Se parar torto ou muito afastado vai levar multa.
  • É proibido estacionar em pontes.

Mais detalhes sobre essas infrações aqui.

Entenda a diferença entre “no stopping”, “no standing” e “no parking”

  • “No stopping” – Proibido parar no local. Não parar para alguém descer/ subir no veículo ou carregar/ descarregar mercadorias.
  • “No standing” – Proibido permanecer no local. Você pode fazer uma parada para alguém descer ou subir mas não pode ficar lá esperando.
  • “No parking” – Proibido estacionar.

Nunca ultrapasse o caminhão que limpa neve

Sempre mantenha uma distância segura dos caminhões que fazem a limpeza da neve por questões de segurança.

Leia mais nesse post com dicas para quem vai dirigir no inverno.

Veículos de emergência

Sempre que ambulâncias, carros de bombeiros ou viaturas da polícia estiverem se aproximando, com a sirene ligada você deve deixar o caminho livre para eles passarem.

  • Na highway – mude de faixa para a sua direita, deixando a esquerda livre. Se possível fique na última faixa da direita, mas nunca no acostamento. Isso é válido quando o veículo está na mesma parte da pista que estamos usando, se estivermos em outra parte, que é separada por barreiras de concreto, não precisamos fazer nada.
  • Numa rua comum – Mude para a direita, ficando o mais perto possível da calçada, pare o carro completamente, sem bloquear interseções.

Em Ontário, quando o veículo de emergência está parado no acostamento da highway, prestando assistência, há uma lei que obriga os motoristas a diminuirem a velocidade e, se possível, saírem da faixa imediatamente ao lado do acostamento. Essa lei vale para ambulâncias, viaturas da polícia, caminhão de bombeiros e também reboques.


Informações úteis

Manual completo com as regras de trânsito em Ontário

Mais sobre regras de trânsito em todas as províncias e territórios canadenses:


Fotos: Anton Bielousov, Quirkyjazz, Ian Muttoo, Ken Lund, Bricoleurbanism, Daren, Government of PEI via Flickr Creative Commons

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Janice disse:

    Livi adorei seu blog. Você é detalhista e vejo que dá as dicas com gosto, Parabéns

  2. Sergio disse:

    Olá, recebi multa em Montreal, mas agora 18/set estou em Ottawa. Como posso pagar? Em banco? Se puder me ajudar, desde já te agradeço. Sérgio

  3. Joseae disse:

    Oi Livi, Obrigada pelo post, vai nos ajudar muito quando chegarmos ai.
    Adoro o seu blog.
    Beijos

Deixe um Comentário