Washington DC: Biblioteca do Congresso, Suprema Corte e Capitólio
No segundo dia da nossa aventura em Washington DC visitamos a Biblioteca do Congresso, a Suprema Corte, o Capitólio e caminhamos pelo National Mall até o a estação de metrô Smithsonian.
Tinha minhas dúvidas em relação a visitar a cidade no fim de semana de Páscoa, pensei que estaria bem cheia por causa do feriado mas na realidade foi o contrário. Tivemos muita sorte e não enfrentamos fila praticamente em lugar nenhum.
Biblioteca do Congresso
Nossa primeira parada foi o Thomas Jefferson Building, o mais velho dos três prédios da Biblioteca do Congresso, construído entre 1890 e 1897. A Biblioteca do Congresso é usada principalmente pelos membros do Congresso americano mas qualquer pessoa que preencha os requisitos para ter um Reader Card pode fazer pesquisas lá. Os turistas não podem entrar nas salas de leitura. As fotos falam por si, o prédio é um espetáculo!
Nessa Biblioteca está um dos exemplares da Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro impresso em prensa móvel no ocidente. É uma das três cópias em papel velino que ainda estão intactas. As outras duas estão em Paris e Londres. Meu lado tipógrafa falando.
Suprema Corte
Saimos da biblioteca e fomos na Suprema Corte que fica ao lado. Como era sábado, estava fechado para o público. O templo de justiça, contruído entre 1932 e 1935 possui a fachada toda de mármore e impressiona pela sua grandeza. Me transportei mentalmente para a Grécia. 😉
O Capitólio Americano
Em frente aos dois prédios está o Capitólio, sede do congresso americano.
Exploramos a parte externa e a fachada leste. Oficialmente o Capitólio possui duas frentes, não tem fundos.
Com direito a fotos jacu e tudo. Para quem não sabe o que é, veja o post que escrevi sobre foto jacu.
Seguimos para o centro de visitantes, que fica na parte de baixo do Capitólio. Uma das rampas de acesso está em frente ao prédio da Suprema Corte. Geralmente a visita é bem concorrida e é preciso agendar um horário com 2-3 semanas de antecedência (o site para agendar está no fim do post). Como a viagem foi planejada de última hora não consegui ingressos mas li que eles disponibilizavam uma cota diária para quem não tinha agendado. Já estávamos convecidos que não ia dar para visitar mas resolvemos arriscar e para a nossa sorte estava vazio! Tivemos que comer uma parte do nosso lanche e jogar o resto fora para poder passar pela segurança. Não deixam entrar nadica de nada.
A grande estátua branca é um molde de gesso usado na confecção da estátua de bronze no topo do Capitólio, seu nome é Liberdade.
Lá dentro não havia fila para pegar o ingresso e nos deram um passe preferencial pois estávamos com carrinho de bebê. Antes do tour entramos num cinema para assistir um documentário histórico sobre Washington DC e o Capitólio. Durou uns 15 minutinhos. Passamos na frente de todos na entrada do cinema pois tínhamos o passe preferencial. Não canso de repetir: sortudos, sortudos, sortudos!
Normalmente a Rotunda faz parte do tour mas infelizmente estava fechada para reforma. Valeu mesmo assim. Começamos pela sala onde funcionou a Suprema Corte entre os anos de 1810 a 1860.
Depois seguimos para a Cripta, uma sala arredondada que está diretamente embaixo da Rotunda. Ela serve apenas como um museu com estátuas de figuras importantes na história americana e outros artefatos.
Almoçamos no restaurante a quilo de lá mesmo, a comida era boa e variada. Saimos para explorar o outro lado do Capitólio e o National Mall, parque que se estende até o Lincoln Memorial. Os principais museus e monumentos de Washington DC estão concentrados ao redor dele.
Pena que não deu para visitar nenhum dos museus por dentro. Mas é uma desculpa para voltar lá um dia. Próximo ao Castelo Smithsonian tem um carrossel e as meninas pediram para brincar. Depois, como nossas pernas já não aguentavam mais, voltamos para nosso hotel Residence Inn Arlington Rosslyn.
Leia outros posts dessa viagem
Roadtrip de Toronto a Washington DC
Washington DC: Museu Espacial, Obelisco e Casa Branca
Washington DC: Cemitério de Arlington, Lincoln Memorial e Tidal Basin
Washington DC: Georgetown e Big Bus Tours
Washington DC: onde ficar e como se locomover
Informações Úteis
Biblioteca do Congresso
Website: http://www.loc.gov
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 8:30 às 17:00 exceto no Natal, Ano Novo e Thanksgiving.
Ingresso: Gratuito
Suprema Corte
Website: http://www.supremecourt.gov/visiting/visitorservices
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 8:30 às 16:30 exceto feriados nacionais
Ingresso: Gratuito
Capitólio
Website: http://www.visitthecapitol.gov
Website para agendar o tour: http://tours.visitthecapitol.gov
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 8:30 às 16:30 exceto no Natal, Ano Novo e Thanksgiving. Os tours ocorrem das 8:50 às 15:20
Ingresso: Gratuito
National Mall
Website: http://www.nps.gov/nacc/
Trip Planner do metrô
Website: http://www.wmata.com/rider_tools/tripplanner/
Que maravilha essa viagem e a oportunidade de conhecer essa cidade!Me surpreendeu! Gostei muito daquela parte: “ingresso gratuito”!Rs. Geralmente a gente paga horrores para visitar o interior de alguns pontos turísticos. Vcs são verdadeiramente, sortudos!Rsrs