Washington DC: Cemitério de Arlington, Lincoln Memorial e Tidal Basin
Tentamos aproveitar o máximo nosso último dia em Washington DC. Mesmo escolhendo a dedo o que iríamos visitar sabíamos que não ia dar pra ver tudo. Mas no fim tivemos uma surpresa e conhecemos muito mais do que esperávamos.
Cemitério de Arlington
A primeira parada do dia foi o Cemitério de Arlington, onde estão enterrados mais de 300 mil militares que lutaram em todas as guerras travadas pelo país desde a revolução americana até a atualidade. É lá também que está enterrado o presidente JFK.
As fileiras intermináveis de lápides brancas me causaram imensa tristeza. Só conseguia imaginar todas aquelas pessoas, suas histórias, suas famílias, a guerra, a dor e os ideais que as fizeram dar a vida por um futuro melhor. Acho que cada um que visita sente de uma forma diferente, a minha foi assim.
O cemitério é imenso e possui um ônibus para transportar os turistas de um lado para o outro. Nós não usamos o serviço, apenas caminhamos um pouco tentando digerir a coisa toda e depois saímos.
Informações úteis
Website: http://www.arlingtoncemetery.mil
Ingresso: A entrada no cemitério é gratuita.
Metrô mais próximo: Arlington Cemetery
Tickets para o ônibus dentro do cemitério: podem ser comprados no centro de visitantes na entrada principal e custam $9 (adultos), $4.75 (crianças de 3-11) e $8. Website: http://www.anctours.com/
Lincoln Memorial
Seguimos a pé em direção ao Lincoln Memorial, atravessamos a Arlington Memorial Bridge e chegamos no templo grego com a estátua gigante de Abraham Lincoln sentado. O memorial está numa das extremidades do National Mall, bem em frente ao Washington Memorial. Na hora de planejar meus roteiros sempre pesquiso sobre os fatos históricos para saber a importância de cada lugar visitado. Esse monumento em particular já foi palco de diversos discursos importantes, inclusive o de Martin Luther King “I Have a Dream”.
De todos os lugares que visitamos na cidade, foi o mais lotado. Em frente a ele tem a famosa Reflecting pool com o obelisco ao fundo, quem já viu o filme Forrest Gump com certeza vai lembrar da cena em que ele reencontra Jenny bem ali na piscina no meio da multidão 😉
Informações Úteis
Website: http://www.nps.gov/thje/
Ingresso: Free
Horário de funcionamento: 24hrs mas só existem funcionários de plantão para responder perguntas e fazer tours entre 9:30h e 23:30h
Metrô mais próximo: Foggy Bottom
Tidal Basin
Continuamos nossa caminhada até a Tidal Basin, um lagoa que fica às margens do rio Potomac. Durante o Cherry Blossom festival aqui é o lugar mais bonito, nós chegamos apenas uma semana depois e ainda vimos uma árvore ou outra com as flores rosas mas a maioria já estava verde.
Em uma das margens está o Martin Luther King Jr Memorial e na outra o Thomas Jefferson Memorial, nosso destino. É possível alugar um pedalinho para brincar na lagoa mas deixamos para outra vez porque o tempo era curto.
O Thomas Jefferson Memorial foi construído seguindo os padrões do Pantheon em Roma. Lá dentro está a estátua do terceiro presidente americano olhando na direção da Casa Branca.
Informações úteis
Website: http://www.nps.gov/thje/
Ingresso: Free
Horário de funcionamento: 24hrs mas só existem funcionários de plantão para responder perguntas e fazer tours entre 9:30h e 23:30h
Metrô mais próximo: Smithsonian
Union Station
Fizemos o roteiro a pé do Jefferson Memorial até a estação de metrô Smithsonian, no ponto onde terminamos no dia anterior. Como já passava do almoço queríamos ver a Union Station (estação de trem), fomos almoçar por lá. O local tem uma praça de alimentação com várias opções de fast food e algumas lojas mas estava tudo em reforma e não conseguimos ver quase nada no saguão principal. A fachada externa é bem bonita.
Ficamos estudando a possibilidade de ir para Georgetown mas acabamos desistindo por causa do horário e do cansaço.
Foto de Jason Quinn para o Wikipedia
Quando já estávamos indo embora apareceu uma senhora nos perguntando se queríamos tickets para um daqueles ônibus de turismo que circulam pela cidade. A princípio achei que ela estava vendendo mas ela explicou que já estava indo embora e não queria jogar no lixo pois ainda eram válidos. E assim, essa santa criatura nos deu 4 tickets que custavam $50 cada. Em todas as nossas viagens para os EUA sempre encontramos pessoas muitos educadas e gentis, pessoas que nos acompanharam metrô a dentro, que ajudaram a carregar carrinho de bebê e pararam para oferecer ajuda na rua pois estávamos com o mapa na mão. Apesar da fama de educado, é raro encontrar um canadense aqui em Toronto que pare para ajudar um turista.
Com os tickets para o Big Bus Tours, pegamos a linha amarela até Georgetown, o bairro histórico de Washington DC, passando por diversos pontos turísticos que ainda não tínhamos visitado. No próximo post conto como foi nossa experiência no ônibus de turismo.