Como encontrar um médico de família em Toronto ou província de Ontário

Aqui no Canadá, não podemos simplesmente marcar uma consulta em qualquer médico como no Brasil. Todas as pessoas precisam ter um médico de família, que é o clínico geral que nos acompanaha por anos e anos. E sem uma indicação do clínico geral também não podemos ir num especialista como ortopedista, cardiologista, ginecologista, etc.médico-família-Canada-Toronto-1

Arranjar um médico de família nas cidades grandes, como Toronto, não é nada fácil. Tem gente demais e médicos de menos.

Eu que já moro aqui há tanto fiquei nessa situação de ter que arranjar um médico de família no mês passado e vou compartilhar minhas dicas de como encontrei outro em poucos dias.

Ralei muito para encontrar a minha antiga médica e depois de sair de licença maternidade ela resolveu se mudar para Oakville. Por causa da distância, nunca fui no seu novo consultório. No mês passado, 1 ano depois da mudança, tentei marcar uma consulta e fui informada que não sou mais paciente dela. Ou seja, tive que começar o processo de busca por um médico de família novamente.

Health Care Connect

O governo de Ontário tem um programa que te ajuda a procurar um médico de família chamado Health Care Connect, onde você se cadastra e espera que eles encontrem um profissional disponível para te aceitar. Porém, isso pode demorar um tempão e você não tem controle sobre quem eles vão escolher. É uma opção legal mas no meu caso, nunca me retornaram. Sei que o programa passou por algumas mudanças e está mais eficiente agora. A desvantagem ao meu ver  é que não dá para escolher um médico.

Eu prefiro escolher meu próprio médico baseada em referências de quem já se consultou. Afinal, mudar de médico depois é outro problema pois ninguém quer aceitar para não “tomar” o paciente do colega. O meu método dá um pouco mais de trabalho e envolve uma pesquisa em vários sites, mas lhe dá a opção de escolher.

Médicos aceitando novos pacientes

Comece pelo site RateMDs para ver os médicos que estão aceitando novos pacientes. A opção de “Accepting New Patients” aparece nos resultados de busca quando procuramos as avaliações. Sempre bom ler as reviews antes de escolher qualquer profissional.

Uma segunda alternativa é o site Opencare, onde podemos escolher vários parâmetros de busca como o sexo do médico, proximidade e disponibilidade. Os resultados aparecem em grupos de 3 e você precisa ficar clicando para ver outros profissionais.

A última alternativa é o site MyDoctors.ca, que também mostra uma lista de médicos e clínicas em todas as províncias canadenses.

Os três sites mostram informações diferentes pois cada médico precisa informar se está aceitando novos pacientes ou não e nem sempre eles fazem isso em todos os lugares. Dos três o RateMDs é o meu favorito.

Anote os nomes dos médicos e vá ao site do Ontario College of Physicians, para checar informações básicas como: nome, especialidade, endereço atualizado, idiomas que ele é fluente, faculdade e ano de formação. Esse último para mim é o mais importante e vou explicar a razão.

Escolhendo um médico

Antes de começar a procurar entenda que a maioria dos médicos que estão aceitando pacientes são recém formados ou bem mais velhos. Vou explicar a minha experiência com ambos.

A minha primeira médica de família era mais velha e tinha ótimas reviews, eu nem pensei duas vezes e a escolhi por causa da sua experiência. Ela era ok mas achava que sabia tudo e nem prestava atenção no que falávamos. Só que um ano depois que me tornei sua paciente, ela se aposentou e fiquei novamente sem assistência.

Agora prefiro escolher um médico de família com pouco tempo de formado pois eles gastam mais tempo na consulta, prestam atenção no que estou falando, usam mais tecnologia nos seus consultórios e estão longe de se aposentarem.

Infelizmente dei azar por causa da mudança de cidade da minha segunda médica, que era ótima.

Encontrei outra médica com um ano de formada na época. Ela trabalha numa clínica, junto com outros médicos. O legal é que eles tem um esquema de atender depois do horário normal, em caráter de emergência, para que o paciente não precise ir numa walk-in clinic. Outra coisa que gostei foi que posso mandar mensagem online se quiser tirar alguma dúvida ou perguntar sobre resultados de exames. Continuo com essa médica até hoje, ela atende toda a nossa família.
UPDATE: Várias pessoas me mandam mensagem pedindo o nome da minha médica mas infelizmente ela NÃO está mais aceitando pacientes. Se houver alguma mudança atualizo aqui.

Seguindo essas dicas dá para conseguir um médico de família rapidinho.

E você, tem mais dicas? Compartilha aí nos  comentários.


Foto: domínio público

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

33 Resultados

  1. Maira disse:

    Super obrigada pelas dicas, como sempre! Só queria dizer que ontem fiz o cadastro no Health Care connect e hoje mesmo já me ligaram, com uma opção de médica perto da minha casa. Achei muito bom o serviço! 🙂

    • Livi disse:

      Que ótimo Maira, eles reformularam o programa e agora está bem mais eficiente do que na época que precisei. Aproveitei e atualizei o texto. 😉
      Beijos

  2. Patrícia disse:

    Oi Livi, iremos para Toronto em Março e o seguro saúde do College não dará cobertura para minha família. Estou muito preocupada pois minha filha tem 5 anos e, eventualmente, precisará de cuidados médicos. Você teria algum seguro saúde para indicar?
    Confesso que pesquisei muitas empresas, mas não tenho ideia qual seria o mais apropriado.
    Obrigada !
    Patrícia

    • Livi disse:

      Oi Patrícia,
      Tudo bem?
      Nesse caso eu recomendo dar uma olhada na Real Seguros pois eles trabalham com diversas seguradoras. Você pode cotar online e comparat as coberturas.
      Beijos!

      • Patrícia disse:

        Oi Livi!
        Pesquisei no site que indicou, mas eles possuem somente seguro viagem para, no máximo, 365 dias. No nosso caso, iremos ficar pelo menos 2 anos e não teremos acesso ao OHIP, pois meu marido trabalhará como “self employed “ e eu estudarei full time college.

        Estamos à procura de um plano que tivesse uma cobertura similar ao OHIP, pois encontramos planos somente para emergências ou para medicamentos.

        Por acaso teria alguma indicação?

        Obrigada!

  3. Joelma disse:

    Oi Livi. Mudarei para Waterloo, ON em Agosto/18. Entendo que nos 3 primeiros meses nao terei direito a medicos gratuitos. Em caso de emergencia, deve-se ir a uma clinica Walk-in? Ou hospital? Da[i paga a consulta particular, eh isso?

    • Livi disse:

      Oi Joelma,

      Enquanto espera a cobertura do OHIP começar você pode fazer um seguro de saúde ou terá que pagar particular mesmo. Além dos locais que falou alguns médicos de família também aceitam pacientes que pagam a consulta.

  4. Leticia disse:

    Oi Livi, tudo bem? Faz 3 meses que estou no Canada (morando no interior de Ontario) e estou comecando a busca por um medico de familia. Pelo site RateMDs, infelizmente nao ha medicos de familia aceitando novos pacientes na minha cidade.Posso procurar medicos de familia em cidades proximas, ou necessariamente precisa ser na cidade em que resido? Me disseram que nao ha medicos de familia para todos e que a fila de espera pode demorar anos…

    • Livi disse:

      Oi Letícia,

      Essa questão da dificuldade em achar médico de família é verdade sim. Mas você pode ir em walk-in clinics ou emergência se precisar ser atendida e não tiver médico.

      Pode procurar um médico em cidade próxima, não tem problema mas antes eu ligaria diretamente nos consultórios médicos da sua cidade para perguntar pois as vezes demoram a atualizar o RateMDs (já que não são os próprios médicos que fazem. Olhe os que tem a melhor review e ligue.

      Beijos

      Beijos

  5. Eli disse:

    Oi Livi, tudo bem?
    Obrigada por compartilhar as informações!
    Poderia me passar o nome da sua family doctor?

  6. barbara disse:

    Ola Livi, parabéns pelo blog!
    Estou morando em downtow Toronto e busco por um medico para poder fazer os exames de rotina de ginecologista voce saberia me dizer se preciso ir no family doctor primeiro e ai ele ve a necessidade de consultar com um especialista? se sim teria como vc me passar o nome da sua medica. muito obrigada ! abraço

    • Livi disse:

      Oi Bárbara,

      Geralmente os exames de rotina são feitos pelo family doctor mesmo. Quando há algum problema ou estiver grávida aí será indicada para um ginecologista. Minha médica não está em downtown e sim no oeste da cidade, serve?

  7. Maly disse:

    Oi Livi, tudo bem ? voce poderia me dar o nome da sua medica ?
    Agradeço sua ajuda

  8. Marcela disse:

    Olá tudo bem?
    Vc poderia me falar o nome da sua family doctor?
    Obrigada

  9. Isadhora disse:

    Oi, Livi!
    Muito legal seu post!
    Só fiquei com uma dúvida: quais são os pré requisitos pra se ter direito a um médico de família?
    É obrigatório ter PR?
    É obrigatório ter OHIP?

    Obrigada!

  10. Rafaela disse:

    Oi Livi, adorei o post! Se importa de enviar-me o nome do seu médico? Estou procurando por um mas não conheço ninguém para me indicar. Obrigada!

  11. Cristina Martins disse:

    Livi, tudo bem? Vc se importa de me dizer o nome da sua Family Doctor?

  12. Helena disse:

    Oi Livi, chegamos há um mês em Richmond Hill e estou com o mesmo dilema para conseguir pediatras para meus filhos ( 5 anos e um baby de 5 meses) Procurei no RateMDs aqueles que aceitavam new pacientes, liguei pra 7 e ninguém aceitou . Vou continuar tentando, pois preciso dar as vacinas no pequeno. Falando nisso, onde posso encontrar o calendário de vacinas para ver as equivalências?
    Muito obrigada, teu blog tem nos ajudado muito nessa chegada à Ontario.
    Helena Dall Pizzol
    (Porto Alegre, RS)

  13. Fernanda disse:

    Oi, Livi! Muito boas as suas dicas, com certeza vou usar esses sites. Só uma dúvida (meio básica, talvez, mas nunca procurei informações sobre isso): uma vez que você escolhe seu médico por meio desses sites, você pode fazer o procedimento para que ele se torne seu médico de família com ele mesmo ou precisa envolver a Health Care de qualquer forma? Obrigada!

    • Livi disse:

      Oi Fernanda,
      Você sempre precisa ir no médico assinar os formulários e fazer uma consulta. A diferença é que no Health Care eles te indicam um. Você pode procurar sozinho, como fiz, sem usar o programa.
      Beijos

  14. Katarina disse:

    Excelente dica! Vejo poucos posta sobre saúde na internet. Estou indo em breve para Toronto. Vamos com visto de estudo e trabalho e inicialmente não teremos direito ao serviço de saúde público. Queria sua ajuda pra entender como funciona nos casos de plano de saúde. Teremos direito a um plano pelo College que atenderá nossa família. Será que nesse caso teremos também que ter um médico da família? Agradeço de antemão sua ajuda.

    • Livi disse:

      Oi Katarina,
      Não tenho certeza pois não sei o tipo de plano que você terá pelo College. Se for só para emergências você não precisará ter um family doctor. Se precisar de médico poderá ir em walk-in clinics ou hospitais. Um abraço

  15. Solange disse:

    Gostei demais de suas dicas

  1. 01/03/2017

    […] lugar você pode pesquisar sites online com notas dos médicos. O blog Baianos no Pólo Norte tem um texto bem completo com uma lista de vários websites onde você pode procurar por médicos de […]

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.