Como tirar a carteira de motorista em Ontário + material de estudo

Se você está de mudança para Ontário ou vai ficar morando aqui vai precisar fazer provas para tirar a carteira de motorista de Ontário, mesmo se já possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Aqui o processo para tirar uma carteira de motorista tem 3 etapas. Primeiro é preciso fazer um teste teórico para adquirir a G1 e ter o direito de aprender a dirigir acompanhado de um motorista experiente ou instrutor. Depois de 12 meses (ou 8 se fizer um curso numa auto escola credenciada) pode fazer o teste de rua para receber a G2, que dá direito a dirigir sozinho com algumas restrições. Após mais 12 meses de prática podemos finalmente fazer outro teste de rua e se passarmos receberemos a carteira definitiva (full licence) G. Ou seja, o processo completo vai durar pelo menos 20 meses.

Porém, quem possui experiência dirigindo em outro país não precisa esperar todo esse tempo, se preencher certos requisitos como ter uma carteira válida a pelo menos 2 anos. Portanto se você tem a  Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida pode marcar o teste para fazer a G após adquirir a G1. Para usufruir desse direito é preciso validar a carteira de motorista brasileira perante ao consulado do Brasil em Toronto. A legalização do documento custa CAD$22.50. Veja as instruções de como pegar esse documento no site do Consulado Brasileiro em Toronto. Pegue esse documento antes de dar entrada para fazer o teste teórico da G1.

Alguns locais exigem também que a CNH seja traduzida por um tradutor juramentado. Então se informe antes de ir a um Drive Test Centre. O meu marido não precisou de tradução nenhuma, eu tive que fazer todo o processo pois não tinha carteira no Brasil.

Para iniciar o seu processo e obter a carteira de motorista de Ontário, siga os seguintes passos:

1- Estude para o teste teórico

Estude para o teste teórico usando o livro The official MTO Driver’s Handbook. Ele está disponível gratuitamente online no site do MTO ou pode ser adquirido por $ 16 incluindo taxas online ou nos drive test centres, Canadian Tire, Walmart e algumas livrarias também vendem. A biblioteca de Toronto também tem cópias para emprestar. Se você ainda não possui um cartão da biblioteca veja aqui como fazer, é gratuito.

Outros materiais de estudo que recomendo são:

  • Apostila em português de Portugal, disponível aqui.
  • MTO Driver’s Handbook em Português, disponível aqui.
  • Baixe o aplicativo G1 Genie (iTunes) que tem simulados com questões da prova, um dos melhores

Para quem não sabe o teste teórico pode ser feito em 20 idiomas, inclusive português.

2- Dirija-se a um Drive Test Centre

Vá a um Drive Test Centre e leve um documento de identidade onde conste nome completo, data de nascimento e assinatura. O passaporte brasileiro válido serve. A lista completa dos documentos que eles aceitam para comprovar a identidade está aqui. Apresente também a carteira de motorista legalizada pelo consulado, caso possua.

Faça o exame de vista lá mesmo e pague a taxa de $159.75 (se tiver que fazer todas as etapas da carteira) e $106 mais taxas do teste de rua (se for apresentar a CNH). Veja as tarifas atualizadas no site do MTO.

Pode pagar em dinheiro, cartão de crédito ou débito, money order, certified cheque e até travel cheque, dependendo do local.

3- Faça a prova para tirar a G1

O teste teórico não precisa ser marcado com antecedência, ele é feito logo após apresentar a sua documentação. Ele geralmente é realizado num computador mas alguns lugares tem provas escritas. O knowledge test possui 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 sobre legislação e 20 sobre placas de sinalização. É preciso acertar pelo menos 16 de cada tipo para poder passar no teste. Não há limite de tempo então dá para fazer o teste com bem calma. O resultado sai imediatamente.

Se passar receberá a G1 provisória na hora. Esse papel é válido por 90 dias, a G1 definitiva chegará em casa pelo correio em poucos dias. Quem não passar no teste pode pagar $16 e tentar novamente.Carteira de motorista de Ontário

4- Marque os testes de rua

Quem não possui CNH brasileira, vai ter que seguir os prazos normais exigidos pelo Ministério do Transporte de Ontário.

Quando sentir que está pronto para fazer o teste da G2 ou G é só ir no site https://drivetest.ca, pagar a taxa e marcar o teste de rua.

O preço para fazer o road test da G é $91.25. Quem apresentou a carteira de motorista quando fez a G1 pode entrar no site e marcar logo, sem precisar esperar.

A diferença entre o road test para pegar a G2 e a G é a dificuldade. Eles são muito mais exigentes com quem vai tirar a G. No teste da G precisamos entrar na highway, fazer uma ultrapassagem, mudar de faixa e sair. Eu fiz o meu em Downsview, desci a Dufferin St, entrei na 401, sentido oeste, e saí na Keele St. Ambos os testes incluem baliza, 3 point turns, estacionamento de ré e virar a esquerda ou direita no semáforo.

Em Ontário, quem vai fazer o teste de rua precisa levar o carro então algumas pessoas alugam com a carteira do Brasil ou fazem o pacote para tomar aulas e depois usam o carro da autoescola. Mesmo se você já tiver experiência dirigindo no Brasil, eu recomendo fazer umas 2-3 aulas em uma auto escola para pegar os macetes para passar no teste daqui. Os examinadores avaliam certos comportamentos como por exemplo, checar o ponto cego olhando por cima do ombros, coisa que no Brasil não fazemos.

Eles olham vários pequenos detalhes e vão marcando, então se tiver muitos errinhos corre o risco de ser reprovado. Além disso existem algumas ofensas que se você cometer é reprovado na hora, como passar direto numa placa de STOP. Quando há uma placa de STOP precisamos parar completamente (não vale rolar), olhar para um lado, para o outro, e só depois seguir em frente.

Basicamente é isso que precisamos fazer para tirar a carteira de motorista de Ontário.

Até a próxima!

Leia também

Dicas para quem vai dirigir em Ontário

Dicas para quem vai dirigir no inverno

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

45 Resultados

  1. Dan disse:

    Olá! Até renovei minha CNH no Brasil para tirar aqui mais tranquilamente, porém não estava dirigindo e acabei não indo atrás, agora devido à pandemia estou sem ir ao Brasil há mais de dois anos e minha CNH venceu, sabe como funciona qdo está vencida? Pq agora estou precisando dirigir. O link do consulado no texto acima não abriu. Obrigada

    • Livi disse:

      No site do consulado brasileiro explica certinho o que eles exigem. O link acima está funcionando, acabei de testar. Talvez o site deles estivesse com algum problema quando você tentou.

  2. Adamo disse:

    Boa Noite
    Conhece algum instrutor brasileiro na região de Oakville Ontario?? Estou desesperado procurando um ??
    Grato e excelente trabalho
    Adamo

  3. Liana disse:

    Oi Livi parabéns pelo post!!! Muito esclarecedor!!! Tudo muito bem detalhado!! Foi de grande ajuda!! Obrigada mesmo!

  4. Yuri Albuquerque Queiroz disse:

    Olá Livi. Muito esclarecedor seu post. Me restaram apenas 2 dúvidas mais específicas: 1) Eu já tenho a PID (Permissão Internacional de Dirigir) que é emitida pelos DETRANS do BR…. esse documento acompanhado do extrato de pontos traduzido é aceito pelo órgão de Ontario ou ainda sim tem que fazer o processo do consulado? 2) Tenho uma tia em Toronto, posso enviar minha documentação pra ela e ela fazer essa parte inicial do consulado para quando então eu chegar já ter essa parte resolvida? Abraço e obrigado pelos esclarecimentos e conteúdo de qualidade.

  5. David Mariano disse:

    Conteúdo muito esclarecedor. Blog muito bem escrito. Claro, objetivo e com certeza está ajudando muitas pessoas como eu. Não pare, OK? Tudo de bom para você e sua família!

  6. Nathália disse:

    Oi Livi,

    Estava lendo o The official MTO Driver’s Handbook e ele fala que para realizar o road test da G full você deve preencher uma declaração de experiência dirigindo em highways… Você sabe como isso funciona pra quem está usando a CNH brasileira para pular da G1 para a G full?

    Obrigada!

    • Livi disse:

      Isso é um formulário padrão que eles pedem para todos assinarem antes de realizarem o teste de rua na highway, quem tem G2 também preenche. Eles vão te dar lá na hora. O processo para pular a é esse que expliquei no post.

  7. Almir Santana de Lima disse:

    Ola Livi,. Parabéns pelo Post, o melhor que achei sobre o assunto. Estou no Brasil e tenho CNH a 20 anos, e estou querendo imigrar através de motorista de caminhão. Eu estava querendo ir e ficar um mês para tirar a Drive License, seria um tempo bom para conseguir a Gfull? Apos esse período de 1 mês eu retornaria ao brasil para aguardar o tempo para tirar a AZ ou DZ.

    • Livi disse:

      Oi Almir,

      Impossível dizer se 1 mês seria suficiente, pois você precisa marcar a data para fazer o teste de rua depois de fazer o teórico, também precisa fazer a documentação no consulado. Nesse momento esses serviços estão parados em Ontário, então quando as coisas se normalizarem vai haver bastante gente para fazer e talvez não tenha vaga imediatamente.

  8. Vinicius Cossatti disse:

    Como Turista, posso dar entrada na carteira para emissão,uma vez que meu visto teria a validade de 6 meses? Há algum bloqueio para a emissão nesse caso ou só emitem para quem possui visto de estudo ou trabalho superior a 1 ano ou mais?

  9. Kalphat disse:

    Oi Livi, e pra quem vai tirar a AZ pra carreta, tem que passar por esse processo também??

  10. Clairton Ferreira disse:

    Livi, parabéns e obrigado por tão úteis informações. Você, ou alguém aqui com mais tempo de Canadá, Ontário, saberia se quem já tem a carteira de habilitação há mais de 20 anos no Brasil, poderia pular direto para a G “full”? Será que seria necessária uma declaração do consulado ou do Detran onde o habilitado está inscrito, para a possibilidade de considerar o tempo da habilitação do Brasil? Desde já agradeço, com os melhores cumprimentos. Clairton Ferreira

    • Livi disse:

      Oi Clairton,

      Como expliquei no texto, você pode usar o tempo de experiência sim para pular da G1 para a G. Não pode fazer a G direto, sem passar pela G1, pois G1 é o teste teórico.

  11. Wan disse:

    Menina, um espetáculo esse seu post!

  12. Anna Natividade disse:

    Finalmente um site que dá instruções a quem quer fazer tudo do zero! Eu só encontrava lugares explicando sobre o reaproveitamento da CNH brasileira. Muito obrigada!

  13. Francisco Santos disse:

    Muito obrigado!!!

  14. Fred C. disse:

    Ola Livi, tudo bem? Eu estou em troca de status aqui no Canada as a implied status. Mesmo assim posso tirar a carteira de motorista normalmente? Outra pergunta, eu perdi a minha CNH do Brasil, tem outra maneira de comprovar que dirigi por 10 ano normalmente no Brasil ou preciso comecar do zero aqui? Muito obrigado desde ja

    • Livi disse:

      Pelo que eu saiba pode fazer a carteira de motorista sim porém sem a do Brasil não terá como provar que tem experiência e vai começar do zero.

  15. Alessandra Bacon de Oliveira Moreira disse:

    Me tirem uma duvida… Ja tirei a G1 e fui direto para tirar a G. Se eu não passar??? É so remarcar uma novo teste? Paga-se novamente?

  16. Taiza disse:

    Ola, Lívia! Tudo bem? Primeiro quero parabeniza, pois eu acho o seu site o mais completo e verdadeiro, sempre indico você pra outros seguidores. Ontem de ontem fiz a G1 aqui em Milton, e como eu ja tinha ID canadense, não precisou de outro documento. O pagamento é em cartão de debito ou credito, nada de dinheiro. E so tem 4 línguas, português de Portugal, ingles, espanhol, e outra que não me lembro… Eu achei no particular, muito estranha… rsrs primeiro paguei o valor de $158,25 e como eu fui reprovada poderia fazer novamente ate acertar e pra isso pago por tentativas o valor de $15.75. Espero ter ajudado. bj

    • Livi disse:

      Oi Taiza,

      Obrigada por compartilhar sua experiência.
      Como falei no post, a forma de pagamento depende do local. A questão do idioma também muda muito, aqui tem Toronto tem vários e outras cidades somente algumas opções. Só que o teste em português é de Portugal e meio confuso para nós brasileiros pois algumas palavras são diferentes.
      Boa sorte na próxima tentativa!
      Beijos

  17. Fernabda disse:

    Livi … agora o tempo pra a legalização do documento demora 5 dias úteise não precisa traduzir nada. Apenas levar cópia e original da sua cnh (brasileira), rg e uma certidão de pontos (tirada no site do detran de sua cidade no Brasil). 🙂
    Achei ótimo o texto muito bem explicado !!!
    Beijos

  18. Arthur disse:

    Eles retém a carteira brasileira ao tirar a G1? E podemos continuar dirigindo com a carteira brasileira, ou quando tira a G1 só pode usar ela?

    • Livi disse:

      Eles não retém sua carteira brasileira. Se sstiver dentro do prazo, pode continuar dirigindo com a carteira brasileira.

      • Arthur disse:

        Obrigado!

      • Arthur disse:

        Só para atualizar, tirei minha G1 hoje em Toronto e a pessoa que me atendeu disse que não podemos continuar usando a carteira depois de tirar a G1, mesmo ainda estando nos 60 dias. Agora, só quando eu fizer o road test da full G.

        • Carlos Eduardo Marinho de Almeida disse:

          Mas eles retém a CNH brasileira ou não? Porque se você está com a carteira brasileira e está dentro do prazo dos 60 dias, em teoria não está irregular se usar a sua brasileira.

  19. Taiza disse:

    Obrigada Livi❤️

  20. Letícia Cuyabano disse:

    Olá Livi, tudo bem? No meu caso ao invés de ir no consulado eu entrei no site do DetranSP e pedi (por internet mesmo) um documento chamado “histórico certidão CNH”. Esse documento foi traduzido por um tradutor juramentado da provincia (Ontario) e então aceito pleo MTO como prova de experiência para poder fazer a prova do G1 e depois direto a do G (sem passar pela G2) – também precisei levar minha carteira de motorista internacional (que tinha tirade no BR antes de vir para cá)
    Beijos
    Letícia

  21. Mariana disse:

    Oi Livi,

    Parabéns pelo post! Muito úteis as informações que você colocou aqui.
    Uma dúvida: quando você agendou o teste de rua, havia datas próximas para a realização do teste ou você teve que esperar bastante entre o agendamento e o teste? Se sim, mais ou menos quanto tempo você esperou?

  22. Cecilia Paes disse:

    Eu nao sabia que dava pra fazer a prova pratica em outras linguas. Ja tenho da G1, mas me apavoro soh de pensar em saber os nomes dos equipamentos do carro em ingles… por isso ainda nao fiz o road-test… rsrr. Obrigada pelas dicas.

    • Livi disse:

      Oi Cecilia,
      Dá para fazer apenas o teste teórico em outro idioma. O road test é em inglês mas é super tranquilo pois eles falam apenas os comandos tipo turn right, turn left, change lanes, take the next exit, park here, etc. Pode ir sem medo! Beijos

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.