CN Tower: vale a pena ou não?
A CN Tower é um ícone na paisagem de Toronto, a torre de 553.33 metros pode ser vista de praticamente qualquer lugar na cidade e serve de ponto de referência para os que ainda não estão familiarizados com a região. Muita gente pergunta se é uma atração que vale a pena visitar e, em minha opinião, vale sim! Outra dúvida comum, ela é kid-friendly? E a resposta é: muito!
Um pouco da história
A torre abriu suas portas para o público no dia 2 de junho de 1976 e, na época, era a estrutura mais alta do mundo. Ela conseguiu segurar esse recorde por 34 anos. A CN Tower é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Um fato curioso é que na época da inauguração eles fizeram uma cápsula do tempo, onde guardaram uma carta do Primeiro ministro Pierre Trudeau (pai do atual ministro Justin Trudeau), cartas dos representantes de todas as províncias canadenses, cartas de crianças, moedas, jornais, entre outros tesouros. Em 2076, quando a torre completar 100 anos a cápsula será aberta.
Ao longo dos anos a CN Tower passou por diversas reformas para aumentar a segurança e também proporcionar novas experiências aos seus visitantes, como a caminhada pelo lado de fora Edge Walk.
A visita
O ingresso normal e o do Toronto City Pass te dá direito a ir no primeiro nível de observação, onde fica o LookOut, o terraço e o chão de vidro e os restaurantes, Horizons e 360. O elevador, com vista panorâmica e parte do chão de vidro, demora 58 segundos para te levar para o LookOut Level, que é o andar com janelas de vidro. Ele fica a 346m de altura. Descendo as escadas você chega no onde fica o chão de vidro e na parte onde é possível ficar no terraço, SkyTerrace, sentindo a brisa do alto da cidade.
Se você decidir que 346m não é alto suficiente pode pagar um extra e subir até o SkyPod. Só fui lá em cima na primeira vez que visitei a torre, em 1998. Lembro que na época ficamos super impressionados como apenas 100 metros fizeram uma enorme diferença.
Como evitar a muvuca
Por ser uma atração tão famosa, ela está sempre lotada e algumas pessoas reclamam que não aproveitaram por causa disso. Mas há alguns segredos para fugir dessa muvuca e subir rapidinho na torre.
Primeiro, evite o horário de pico, entre 11h e 16h. Mais gente significa mais tempo para subir e também mais tempo para descer. Além de ficar tão cheio lá em cima que fica difícil curtir a experiência.
Segundo, compre ingressos online ou o Toronto City Pass. Antes de subir você terá que enfrentar 3 filas, uma para comprar o ingresso, outra para passar pela segurança e outra para subir o elevador. Se comprar o ingresso online ou tiver o Toronto City Pass evita uma delas. No último verão chegamos lá bem no horário que abriu e em menos de 20 minutos já estávamos no topo de Toronto. Outra vantagem é que em ambas as opções você economiza no valor do ingresso. Lembrando que o ingresso online precisa ser comprado com pelo menos 24h de antecedência.
Terceiro, você pode evitar as filas e não pagar a subida se fizer reserva para comer no restaurante 360. O lugar é family-friendly e possui menu infantil (não está no site mas tem). Há uma consumação mínima por pessoa para ter direito a visitar a torre depois da refeição.
Por fim há uma opção de ingresso VIP que você pode passar na frente da fila e custa $89 (+taxas) por pessoa independente da idade. A quantidade de ingressos desse tipo é limitada e só são vendidos no local. Essa eu acho que não vale a pena.
O Parquinho da CN Tower
Na base da torre há uma loja de souvenirs e restaurante. Tem vários animais de pelúcia gigantes espalhados que fazem a alegria da criançada.
Se você sair pela loja sem passar pelo restaurante não vai ver que tem um parquinho para as crianças brincarem, escondido ali. Eu mesma não sabia dele e só descobri pois resolvemos comer no Le Café. As meninas testaram e aprovaram o KidZone.
Deixe a CN Tower por último
Já subi na torre diversas vezes acompanhando visitas do Brasil e a cada visita aprendo algo novo ou noto algo que não tinha visto antes.
Acho que a experiência é melhor aproveitada quando já conhecemos uma pouco da cidade para poder procurarmos pontos de referência na paisagem. Por isso recomendo deixar a subida na CN Tower para o fim da sua visita ou pelos menos depois que já tiver passeado pela cidade e visitado alguns pontos mais importantes.
Se você já subiu em torres similares ou prédios altos em outras cidades e gostou, vai curtir a CN Tower também. Se ainda não subiu a experiência vai ser ainda mais legal.
Informações Úteis
– Website: http://www.cntower.ca
– Endereço: 301 Front St. West
– Metrô: Union Station – procure as placas indicando o Skywalk e siga até chegar na CN Tower.
– Confira a previsão do tempo, dias nublados ou excessivamente quentes geralmente não oferecem boa visibilidade.
– Eles passam um filme sobre a construção da CN mas é meio chato para crianças.
– Aqui no Canadá não há fila de prioridade nas atrações. Todos pegam a mesma fila.
– Combine o passeio da CN Tower com um passeio pelo aquário, que fica ao lado.
– Se você curte cerveja não deixe de visitar a cervejaria Steam Whistle (http://steamwhistle.ca) que fica bem em frente a torre. Lá você pode fazer degustação e aprender sobre o processo de fabricação da cerveja.
Boa noite… eu de novo fazendo pergunta entao… eu comprei o City Pass. Consigo comprar avulso a subida ao Skypod? Se sim, aonde faco isso, por favor? (Tenho que pegar a fila la embaixo, ou tem uma bilheteria exclusiva pra isso na parte de cima). Obrigado mais uma vez… seu blog é incrivel!
Oi Pedro,
Pode comprar avulso sim, tanto na parte de baixo, quanto na parte de cima.
Ola! Excelente o post, so que fiquei com uma duvida… Pq nao vale a pena o valor pre definido de 85 dolares?
Oi Marcelo,
Achonque se é para pagar $85 só para subir, melhor comer no restaurante e ter direito a subir de graça. Além do mais se você comprar onticket normal pela internet, ou tiver o City Pass, já evita boa parte da fila.
Excelente dica! Obrigada