15 comidas típicas que você não pode deixar de provar no Canadá
Para mim, provar da culinária de um país é tão importante quanto visitar suas atrações turísticas. No Canadá, a culinária sofre influência contínua dos imigrantes e sempre aparecem pratos diferentes que se tornam sensação todos os anos, como chimney cone.
Mas existem aquelas bebidas e comidas típicas que já viraram tradição e foram adotados como símbolos da nação. Para conhecer realmente o Canadá temos que provar também dessas coisinhas e nesse post eu escolhi 15 itens que estão na minha lista de must-try.
Existem muitas outras comidas típicas daqui mas essas são as que eu acho que tem mais cara de Canadá!
Foto Melanie Reed via Flickr CC
1- Poutine
É um prato original de Quebec mas servido em todo o país, acho que é uma das comidas típicas canadenses mais famosas e conhecidas no mundo inteiro!
O poutine é feito com batata frita, gravy e queijo. Há variações gourmet que adicionam outros coisas em cima. As minhas favoritas são o poutine com salsa mexicana e a com pulled pork (carne de de porco desfida). Nem um pouco calórica…
2- Maple Syrup
O xarope produzido pela árvore de bordo é paixão nacional e é usado como ingrediente principal na preparação de tortas, biscoitos, carnes, defumados ou servido como calda de panquecas, french toast, waffles e sorvetes. Durante a primavera há vários festivais de Maple Syrup pelo país.
Eu já usei como calda na nossa receita de pudim de leite e ficou delicioso.
Foto CutiePieNYC via Flickr CC
3- Butter Tarts
Uma sobremesa com uma massa doce, Como a massa das tortas de frutas, com um recheio a base de açúcar, manteiga e ovos. Geralmente eles adicionam nozes, noz-pecã ou passas. A que eu mais gosto é a que leva noz-pecã, que em inglês chama-se pecan tart.
Foto Danny Kim via Flickr CC
4- Montreal Smoked Meat
Carne defumada com temperos especiais. Criada em Montreal e popular no país inteiro. Geralmente consumida num sanduba bem grandão.
Foto Sea Turtle via Flickr CC
5- Nanaimo Bar
É uma sobremesa criada na costa oeste que se tornou típica em todo o país. As barrinhas básicas tem 3 camadas, a primeira com biscoito misturado com nozes e côco, a segunda de creme e por cima uma de chocolate. Há algumas variações que levam amêndoas, manteiga de amendoin, menta, etc. É super fácil de fazer e nem precisa ser assada.
Foto Norio Nakayama via Flickr CC
6- Beaver Tail
O Beaver Tail é uma espécie de massa de donut (rosquinha) frita, em formato achatado como um rabo de castor. Pode ser servida com açúcar e canela, chocolate, nutella, banana, etc.
Foto Snowpea&Bokchoi via Flickr CC
7- Peameal Bacon
É um tipo de bacon inventado no Canadá feito com o lombo do porco coberto com farinha de milho. Esse bacon é usado num sanduíche que é marca registrada de Toronto e vendido em vários locais dentro do St Lawrence Market.
Foto Morag Riddell via Flickr CC
8- Mac N Cheese/ Kraft Dinner
Para meu paladar é meio sem graça mas geralmente as crianças adoram. Então se você tem filhos eu recomendo testar.
Dá para preparar em casa ou provar uma versão mais aprimorada nos restaurantes. Geralmente é parte de quase todos os menus infantis.
Há uma versão canadense do Mac & Cheese que é vendida numa caixinha chamada Kraft Dinner e acreditem, é a comidinha de preparo rápido mais consumida pelos jovens quando eles vão morar nos dormitórios da universidade. Dá para inventar e colocar verduras ou frango mas o pessoal daqui gosta é puro mesmo.
Foto Cacaobug via Flickr CC
9- Coffee Crisp
É um chocolate muito parecido com o nosso Bis, só que no creme de chocolate tem café. O gosto é imperceptível, até eu que não bebo café gosto da barrinha de chocolate. O interessante é que aqui não é comum dar café para crianças mas essa barrinha elas podem comer.
Foto Tim Lun via Flickr CC
10- Canadian Pizza
Pizza com recheio de pepperoni, mussarela, bacon e champignon. À venda nas pizzarias fast-food e em versões mais gourmet nos restaurantes.
Foto Sarah R via Flickr CC
11- Tourtière
Pense num empadão com um recheio um pouco diferente. Essa torta de carne moída criada na província de Quebec é geralmente servida no Natal mas há locais que servem o ano inteiro, mesmo aqui em Ontário. O recheio pode levar uma mistura de carne bovina e suína ou apenas uma delas. O tempero é levemente apimentado e é super saborosa.
Foto Jeff M via Flickr CC
12- Café do Tim Hortons
O café do Tim Hortons é o favorito dos canadenses.
O que vem com duas colheres de chá de açúcar e duas colheres de chá de creme, apelidado de “Double-Double”, é o mais vendido em todo o país e o que eles tomam todos os dias. Por ser bem doce não agrada o paladar de todos, especialmente de quem prefere café forte e amargo, mas acho que vale a pena testar e decidir se vai amar ou odiar.
O Tim Hortons também oferece opções de lattes que mudam de acordo com a estação do ano.
Foto Justin Campbell via Flickr CC
13- Canada Dry
Existem duas versões de refrigerante de gengibre, uma mais doce e com cor amarela escura, inventada por um americano e outra mais suave com cor clara, inventada por um canadense.
O Canada Dry também pode ser encontrado nos EUA e outros países mas é original daqui. Adoro!
Foto James Joel via Flickr CC
14- Ice Wine
O Ice Wine é um vinho doce, feito da uva congelada. Ótimo para tomar saboreando alguma sobremesa. Apesar de não ser uma invensão canadense, o país é o maior produtor dessa iguaria no mundo!
Foto Albert Lynn via Flickr CC
15- Caesar
Essa é considerada a bebida nacional, como a caipirinha é pra o Brasil. É um coquetel que leva vodka, suco de tomate e mais uns molhos que eu não sei direito. É parecido com o Bloody Mary só que mais apimentado. É servido num copo com a borda de sal, uma rodela de limão e um pedaço de aipo dentro.
Dicas anotadas!