Resumão das férias na Bahia
Como de costume, fugimos do inverno no fim do ano e fomos de férias visitar a família na Bahia. Foram 5 semanas de praia, calor, comilança, festa e passeios. Já se passou pouco mais de um mês que voltamos e só agora consegui entrar na rotina. Hoje tirei as fotos da máquina e dei boas risadas relembrando as férias. Queria compartilhar com vocês um resumão de como foi nossa passada em terras tropicais. Depois escrevo posts falando de cada lugar.
Fizemos a viagem Toronto-Salvador pela American Airlines com uma conexão bem apertada em Miami, deu tempo apenas de sair correndo de um vôo para o outro. A vantagem é que a viagem foi bem menos cansativa. No aeroporto de Soterópolis Salvador a Receita Federal fechou a cancela do nada a declarar e estava se deliciando abrindo todas as malas dos pobres coitados que chegavam de Miami. Mesmo tendo direito a levar 2 malas por pessoa, levo apenas uma e isso tem me livrado das inspeções desagradáveis. Dessa vez parecia que não ia ter jeito, depois de um certo ponto não havia mais espaço para colocar malas abertas e começaram uma triagem. Uma mala por pessoa podiam seguir, duas malas ficavam retidos. Ufa!
Na Bahia ficamos num sítio no litoral norte de Salvador, é uma maravilha poder ficar numa área verde, tirar frutas no pé e ver os bichos. São poucos lugares no Brasil onde ainda podemos ficar o dia inteiro de porta aberta, lá é um deles.
Estamos perto das melhores praias, inclusive aquelas longe do radar turístico, frequentada em sua maioria por locais. A minha preferida é Vilas do Atlântico que fica uma tranquilidade durante a semana. A costa tem uma barreira de pedras que na maré baixa forma piscinas naturais ideais para a crianças e adultos relaxarem.
A viagem na viagem desse ano foi para a Península de Maraú, onde fica uma das mais belas praias do Brasil, Taipú de Fora. O lugar é de fato um paraíso!
A parada seguinte seria Morro de São Paulo mas a pousada, com reserva confirmada, resolveu nos pregar uma peça e ficamos na mão. Não deixamos que o perrengue estragasse o passeio e improvisamos uma visita a cachoeira da Pancada Grande. Caminhamos no meio da mata atlântica e ainda subimos para ver a paisagem lá de cima.
Terminamos a viagem em Mutá, uma praia escondida e pouco frequentada, perto da Ilha de Itaparica.
Outro ponto alto das nossas férias foi levar as meninas para conhecer o Pelourinho.
Todos que vão a Bahia não podem deixar de provar uma das iguarias mais famosas da terra, o acarajé. Gosto tanto que aprendi a fazer. Depois de muitos anos de erros e acertos eu finalmente dominei essa arte. Fiz acarajé para a família, vestida a caráter! Foram mais de 50 bolinhos, que não deixaram a desejar comparados aos das famosas Cira e Dinha (segundo os convidados).
E assim foram as férias dos baianos.