Explicando como funciona o OHIP Plus e quem pode pegar remédios gratuitamente
A partir do dia 1 de janeiro de 2018 todas as pessoas com até 24 anos, residentes de Ontário e que possuem o cartão de saúde OHIP passaram a ter direito a pegar remédios sem pagar nada. Por enquanto, esse é o único programa do tipo em todo o Canadá e chama-se OHIP Plus.
A grande diferença do OHIP Plus em relação a outros planos de ajuda para comprar medicamentos, é que todos podem usar, independente da condição financeira. Não precisa de aprovação para nada, apenas ter a idade e ser coberto pelo plano de saúde da província.
Essa notícia foi muito bem vinda pois o custo de remédios é bem alto no Canadá. E além disso há a taxa cobrada pelas farmácias para separar a quantidade exata de remédios que vamos usar. Aqui se o médico diz que você vai tomar 30 comprimidos, a farmácia vende 30 contadinho. Os medicamentos vem com uma etiqueta com o nome do paciente, médico e instrução de como tomar. Para fazer tudo isso as farmácias cobram entre $3.95 e $12.
Algumas pessoas tem um seguro particular que cobre parte ou o valor total dos medicamentos. Mas fica bem puxado para quem não tem. Eu mesma já precisei tomar um remédio que custava $500 por mês, durante 3 meses. Ainda bem que o meu seguro particular. cobriu.
Com o novo programa não pagaremos nada para ter acesso a maioria dos remédios, nem a taxa das farmácias.
Como o OHIP Plus é novo, vou explicar como funciona e esclarecer algumas dúvidas mais comuns.
Precisa se cadastrar no OHIP Plus?
Não, a cobertura é automática para quem tem OHIP e tem até 24 anos. Quem não se qualifica para ter o cartão OHIP não pode usufruir desse benefício.
Ao completar 25 anos a pessoa não estará mais coberta pelo OHIP Plus mas pode se qualificar e receber ajuda financeira para comprar remédios através de outros programas provinciais.
Que tipos de remédios estão cobertos?
O OHIP Plus cobre o custo de mais de 4400 remédios que estão listados no Ontario Drug Plan. Alguns exemplos são: antibióticos, anticoncepcionais, bombinha para quem tem asma, insulina, EPIPENs, antidepressivos, etc.
No site do Ministério da Saúde de Ontário há uma ferramenta para buscar o nome dos medicamentos que são cobertos.
Caso o medicamento não seja financiado pelo OHIP Plus há outros programas que o paciente pode recorrer, inclusive os seguros particulares.
O que precisa para pegar o remédio na farmácia?
Apenas levar a receita médica em qualquer farmácia de Ontário, juntamente com o cartão do OHIP ou apenas o número do cartão de saúde.
Se o medicamento estiver na lista de cobertura, ele será inteiramente gratuito.
E se o paciente precisar viajar?
Como o programa é válido apenas em Ontário, é preciso retirar o remédio em alguma farmácia da província antes da viagem.
A receita médica canadense especifica a quantidade total de remédios que o paciente vai tomar durante o tratamente e pode incluir refil. Geralmente só podemos pegar o refil depois de acabar a primeira rodada. Mas quem vai viajar ou estudar no college/universidade fora de Ontário pode retirar tudo de uma vez. Para isso basta levar na farmácia uma carta explicando que o paciente vai viajar (pode ser escrita pela própria pessoa).
O OHIP Plus cobre um estoque de até 200 dias, dependendo do caso. Mais informações aqui.
Leia também
Como conseguir um médico de família em Toronto
Nomes de remédios no Canadá e seus equivalentes em português
Ótimo post Livi! Eu não estava sabendo os detalhes!
Valeu!
Beijos
Adri