O que fazer em Huntsville, Ontário
A primeira vez que fui em Huntsville foi em 2010 num fim de semana de dia das mães. De lá para cá a cidade cresceu um pouco mas em essência não mudou quase nada, continua um lugar bem pitoresco para visitar e cheio de paisagens belíssimas ao redor.
Ela está a pouco mais de 200km norte de Toronto, na região de Muskoka. Dá para fazer num bate-volta, se sairmos cedinho. Nós já fizemos, mas sinceramente acho que vale muito a pena separar um fim de semana para aproveitar com calma esse lugar tão lindo.
Desta vez ao invés de nos hospedarmos num hotel, acampamos no Arrowhead. Provincial Park (clique para saber todos os detalhes sobre o parque). Fomos numa sexta à noite e voltamos no domingo a tarde
Neste post vou mostrar as atrações da região.
Centro de Huntsville
Eu adoro Huntsville, principalmente no fim da tarde pois ela fica super tranquila. Gosto de caminhar pela rua principal e olhar as lojinhas, cheias de coisinhas diferentes.
A principal rua do centro é a Main St, sendo que a parte entre a West St e a ponte é a mais movimentada turisticamente falando. É nesse trecho que estão as lojinhas tradicionais, vários restaurantes e também o Algonquin Theatre. A partir da Main St. é possível acessar o River Mill Park e uma pequena marina com um calçadão de madeira. Lá atrás tem uma pracinha onde acontecem eventos durante o verão, playground para as crianças e estacionamento gratuito para os carros (coisa difícil hoje em dia).
Onde comer em Huntsville
Há vários tipos de restaurantes e lanchonetes tipo fast-food em Huntsville. Nós gostamos muito do restaurante The Mill on Main então acabamos indo lá novamente. O lugar é super simpático e tem um estilo pub com ambiente bem descontraído.
Na parte de trás tem até um pátio com vista para a marina. Eles possuem menu adulto e infantil, o que facilita muito a nossa vida.
Lions Lookout
Antes de voltamos para o camping fomos num mirante que é pertinho do centro, chamado Lions Lookout. A vista lá de cima é incrível! Nós subimos de carro mas quem tiver animado pode ir caminhando (1,3Km). Tentei achar um endereço mas não tem. Mas se procurar no Google Lions Lookout vai encontrar o caminho certinho.
O mirante é virado para a cidade e não tem muita coisa além de árvores que já estavam começando a mudar de cor. A vista é essa da foto acima.
Porém quando caminhamos para o outro lado, a vista é incrível! Ficamos de queixo caído olhando para o lago!
Algonquin Park
Huntsville fica a 30 minutos da portaria oeste do Algonquin Park, o parque mais antigo da província. Então se você estiver na cidade, dá para fazer um passeio por lá.
Como era outono, a nossa intenção era apenas dirigir e parar em alguns pontos estratégicos. Durante o outono eles cobram $21 por carro nos fins de semana mas você pode usar um passe de outro parque provincial da região se ainda estiver válido. Nós já tínhamos o permit do Arrowhead, já que estávamos acampando lá, então não precisamos pagar novamente. Se você já tiver um passe válido, siga pelo lado esquerdo e não pegue a fila na portaria.
Essa época do ano é super movimentada no Algonquin e se não chegar cedo, fica difícil aproveitar.
Apesar da proximidade com Huntsville, as árvores do Algonquin mudam de cor antes.
Na entrada do Algonquin eles fornecem um mapa com informações sobre pontos de interesse e trilhas. Um ponto negativo para mim foi o fato deles terem fechado uma das trilhas mais populares nos fins de semana, a Hardwood Lookout. Ela é super fácil e oferece uma vista bonita, do alto. É ideal para fazer com crianças ou para quem não tem o costume de andar muito.
Para quem pensa em passar o dia, sugiro levar lanches pois não há muitos lugares dentro do parque para comprar e as coisas são distantes umas das outras.
Arrowhead Provincial Park
O último dia da nossa viagem ficou reservado para aproveitar o parque. Ele tem uma variedade de trilhas que podem ser feitas a pé ou de bicicleta e assim como qualquer parque provincial, tem canoas e bicicletas para alugar. Ele também funciona no inverno e transforma parte de suas trilhas numa enorme pista de patinação ao ar livre. Nós caminhamos ao redor do nosso camping, na beira do lago e fizemos novamente a trilha para ver a cachoeira pois as meninas já não lembravam mais como era. Nessas caminhadas vimos uma raposa vermelha, coelhos e muitos esquilos chipmunks, daqueles que parecem o Tico e Teco.
Revisitamos também o Big Bend Lookout, O acessado fica a menos de 100 metros do estacionamento, nem considero isso uma trilha.
As árvores estavam apenas começando a mudar de cor, e não estavam tão amarelas como da outra vez. Acredito que na semana do Thanksgiving ele estará perfeito para fazer aquelas fotos clássicas de outono. Para acompanhar e saber a porcentagem de árvores que já mudaram de cor leia esse post.
Já visitamos o Arrowhead inúmeras vezes, mas a minha época favorita é o outono. Escrevi um post bem completo sobre ele, com muitas fotos e explicando detalhadamente sobre as trilhas. Confere aqui.
Outras opções de hospedagem em Huntsville
De outras vezes nós já nos hospedamos no Best Western Muskoka, que oferece café da manhã gratuito, e foi tudo ótimo. Agora fomos mais aventureiros e ficamos no nosso trailer dentro do Arrowhead Provincial Park. Veja a disponibilidade do camping nos parques provinciais aqui.
Para quem não curte camping, tem várias opções de hospedagem mais aconchegantes em Huntsville, inclusive pequenos resorts. Dá uma olhadinha no Booking.com.
Antes de ir não esqueça de checar a previsão do tempo para não ser pego de surpresa. Lá geralmente é mais frio que em Toronto. Eu recomendo o app The Weather Network.
O Baianos no Polo Norte é parceiro do Booking.com e recebe uma pequena quantia pela indicação. Reservando com eles você tem a garantia de menor preço, cancelamento gratuito e ainda nos ajuda a continuar criando conteúdo. Não há nenhum custo adicional para você, quem nos paga é o Booking.
A paisagem é linda em qualquer época!