Como fazer geléia de morango caseira

Plantamos morango no quintal e a produção está surpreendendo. Uns poucos pezinhos e tiramos em média 2 xícaras por dia. Não há quem coma tanto morango e como eu não suporto desperdício esses dias comeremos tudo de morango. Para quem não conhece um pé de morango, olha as fotinhas.

Resolvi fazer geléia pois dá para guardar, aliás aqui é super comum as pessoas fazerem geléias com as frutas da estação. Essa receita é super fácil de fazer e fica mais gostosa do que a geléia que compramos no supermercado. Foi a primeira vez que fiz, pois sempre o Jaime que faz, mas deu certo! Segue a receita que eu usei.


Rendimento: Aprox. 2 xícaras

Ingredientes

4 xícaras de morangos picados

1 xícara de acúcar

2 colheres de sopa de suco de limão

Coloque os morangos picados, o suco de limão e o açúcar numa panela e leve ao fogo médio-alto, mexendo sempre até o açúcar derreter. Diminua para fogo médio e deixe  ferver, mexendo ocasionalmente. Quando ferver e engrossar (+ ou – 1 hora) desligue.

Quando a geléia esfria endurece um pouco, mas a textura vai depender de quanto você deixar engrossar. Se gostar de uma geléia mais mole não deixe engrossar muito. Outra coisa se não gostar de geléia com pedaços de frutas, amasse os morrangos com um garfo ao invés de picá-los (como eu fiz). Essa geléia dura 3 semanas na geladeira.

 

Para consevar por mais tempo é preciso colocar os frascos de vidro em banho maria para esterelizar. Aqui vende frascos especiais para conservas, mas acho que qualquer um serve. Depois despeje a geléia ainda quente nos frascos, tampe, coloque tudo em banho maria novamente e deixe ferver por uns 10 minutos até a tampa afundar. Deixe os frascos na água até tudo esfriar. Vai ficar igual frasco de conserva que quando abrimos faz “ploc”e a tampa sobe.  Se depois de tudo a tampa não afundar e continuar fazendo “ploc” em cima quando você aperta com o dedo, terá que repetir o proceso de fervura em banho maria. Dessa forma a geléia dura meses (não sei exatamente quantos, mas com certeza acabará antes).

 

Agora é só comer!!! Hummmmm

 

Importante: Essa receita só dá certo com morango pois cada fruta tem uma quantidade diferente de pectina, que faz dar o ponto de geléia.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. conrado disse:

    me da um pe desses que coisa mais linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.