Refeições no trailer ou motorhome: dicas de planejamento e organização

Viajar com um trailer ou motorhome é ótimo pois estamos levando “a casa” conosco. Temos muitas comodidades, como geladeira para guardar os alimentos e fogão para preparar refeições saudáveis para a família. Mas isso não significa que não precisamos nos planejar. Afinal, além de haver limitações de espaço num RV, ninguém quer ficar dentro do trailer cozinhando enquanto poderia estar passeando ou relaxando do lado de fora.

Trailer ou motorhome

Outra coisa importante é que nem sempre estamos conectados na rede de água e esgoto, então dependemos dos tanques do RV, que não dão para muita coisa. E toda hora que o tanque de água potável acaba ou o de esgoto chega no limite, é um saco ter que ir encher um e esvaziar o outro, principalmente se você está com um trailer e tem que prender no carro para levar.

Então aqui vão algumas dicas que aprendi com as minhas viagens de trailer e motorhome, para facilitar sua vida no quesito refeições:

Planeje as refeições que irá fazer. Escolha pratos fáceis e rápidos de preparar.

Separe os alimentos que irá usar para preparar suas refeições e não esqueça dos lanches. Nada exagerado pois o espaço nos armários é limitado. Não esqueça de levar sal e temperos.

Quanto mais coisas você puder preparar em casa, mais tempo livre terá no camping. Se estiver saindo da sua cidade, lave toda as frutas, verduras e carnes em casa. Isso vai te poupar tempo e também economizar água no caso de não estar conectado na rede de água e esgoto. O tanque do trailer é limitado e precisamos economizar para poder durar mais tempo. Eu gosto de levar tudo cortado e separado em vasilhas ou saquinhos de ziploc, pelo menos para os primeiros dias. Numa viagem mais longa, como a que fizemos para o norte de Ontário, já deixo tomate, cebola e pimentão picados e congelados num saquinho de ziploc, ajuda demais na hora de cozinhar. Dependendo da duração da viagem já levo algumas coisas prontas e congeladas. Se você vai pegar o RV em outra cidade e não tem como fazer toda essa preparação, sugiro pelo menos planejar as refeições, assim não fica perdido no supermercado sem saber o que comprar. Na época que viajamos para Alberta, compramos o máximo de alimentos semi prontos, para facilitar. Por exemplo, compramos feijão em lata, misturamos chouriça, temperos e fizemos uma feijoada básica.

O que levar? Fica difícil recomendar alimentos específicos pois é uma questão de preferência pessoal. Depende do que cada um gosta de comer. No nosso caso, gostamos muito de saladas, frutas, sopas e churrasco. As carnes já vão cortadas, o frango e o peixe temperados. Além do que já foi falado acima, nunca falta no nosso camping ovos, salsichas, café, achocolatado em pó, presunto ou salame, queijo, pão, pãonde queijo, leite, milho, biscoitos, pizza, macarrão, molho pronto e um kit S’mores. Ah e também levamos vinho e cerveja. Um luxo! 😀

Leve um garrafão de água de casa ou mineral. Nós não bebemos água direto da torneira do trailer. Apesar de enchermos o tanque com água potável nos parques, a maioria recomenda ferver antes de beber para garantir. Então por via das dúvidas, fora higiene pessoal, nós usamos a água do trailer apenas para cozinhar, para beber levamos um garrafão de água de casa (viagens menores) ou mineral (viagens mais longas). A água mineral não é a opção ecologicamente correta mas levamos um garrafão e vamos enchendo nossas garrafas individuais. Não enchemos o tanque do trailer de água em casa porque fica muito pesado para puxar. Geralmente colocamos só um pouco, para qualquer necessidade da estrada.

Dicas para quem acampa de barraca

Acampar com barraca não é a minha especialidade mas muitas dicas acima são úteis nesse caso também. E para quem tem medo de não saber se virar no camping na hora das refeições, é perfeitamente possível acampar sem cozinhar nada. É só escolher um camping próximo o suficiente de uma cidade para que você possa comprar suas refeições. Tem muitos parques provinciais assim, como o Arrowhead, e outros que possuem até lanchonetes como o Pinery e Sandbanks. Vejo muitas pessoas que saem do camping e vão comprar comida no Tim Hortons. Além de ser conveniente, isso e é uma ótima forma de testar se você vai gostar da experiência de acampar, sem ter que comprar e levar muita tralha. Depois, se gostar investe numa boa caixa térmica, churrasqueira portátil e outros utensílios para cozinhar no parque.

Outras dúvidas

Tenho recebido várias perguntas sobre acampar e sobre o trailer, então vou dividir os posts para não ficar uma leitura longa e cansativa. Para ler mais sobre nossas viagens de trailer e motorhome clique aqui.

Se você tiver alguma dúvida específica, deixe um comentário abaixo, quem sabe vira um post.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário