As operadoras de celular no Canadá

Se você vai passar um período longo no Canadá certamente vai precisar ter um chip de celular que funcione aqui. Nesse post falo das operadoras de celular canadenses e dou algumas dicas para quem busca um plano ou chip pré-pago daqui.

Update: Se você está viajando e busca uma opção para sair do Brasil com o chip sugiro comprar um da EasySim4U (leia o post que explico em detalhes). Acho um melhor custo benefício para viajantes e há opção de fazer apenas planos de dados ilimitado.

image

Onde comprar chips de celular

Apesar de não termos máquinas de vender chips existem vários locais onde podemos comprar um (shopping, lojas de eletrônico, farmácia, supermercado, postos de gasolina, etc). Aqui, como no Brasil, eles querem saber quem está usando o número então precisamos fornecer as informações básicas. Pagamos um valor de $10 pelo chip e mais o plano pré ou pós pago que escolhermos. Para quem está de passagem, pré-pago é a melhor opção (ou a EasySim4U que falei no início do post). Em inglês chama-se pay as you go (PAYG) ou pre-paid. Algumas lojas cobram taxa de ativação mas você pode fazer gratuitamente no site da operadora.

As maiores operadoras do Canadá

O mercado é dominado por três empresas que tem cobertura em todo o território nacional: Bell, Rogers e Telus. Elas são chamadas aqui de The Big Three. O sinal delas é forte e nunca te deixa na mão. Cada uma delas possui subsidiárias que atuam em determinada parte do país e além dessas há também empresas menores ou “virtuais” (independentes que usam as torres das operadoras maiores).

As três empresas maiores e suas subsidiárias dominam praticamente 90% do mercado e essa falta de concorrência faz com que os preços dos planos de celular canadenses sejam altos. Os 10% restantes são dividos entre as empresas menores, que oferecem planos melhores. A desvantagem é que nem sempre o sinal é forte e elas tem limitações em suas áreas de cobertura.

Se pretende viajar por várias cidades sugiro o chip de uma dessas empresas grandes ou Fido, que é uma subsidiária da Rogers, com sinal ótimo e preços geralmente melhores do que as Big Three. Eu uso a Fido e estou satisfeita, só fiquei sem sinal em alguns lugares de New Brunswick. Tenho um plano antigo com ligações locais ilimitadas e SMS free para o mundo inteiro por $35. A internet é um plano a parte, tenho um flexível e pago de acordo com o uso.

Na minha experiência Rogers e Bell são as mais caras. Se vai ficar numa cidade grande como Toronto, Montreal, Vancouver ou Quebec sugiro dar uma olhada no que as operadoras menores estão oferecendo. O sinal delas é bom dentro da cidade e você só precisa se preocupar se for para cidades menores.

Outras operadoras

Preparei uma lista com as empresas mais conhecidas na região de Toronto. Destaque para a 7-Eleven, que o pessoal tem falado muito bem do sinal e dos preços. O chip está a venda em qualquer loja de conveniência deles no Canadá, exceto em Quebec.

Para ver a lista completa das operadoras de celular que atuam no Canadá, comparar os planos pré e pós pagos, ver mapa das áreas de cobertura e sumário dos tipos de aparelho oferecidos por cada uma sugiro dar uma olhadinha no site Compare Cellular.

No Wikipedia tem uma tabela com nome e área de cobertura de algumas.

image

Numa pesquisa de satisfação de clientes, a Koodo ficou em primeiro lugar. Fizeram perguntas sobre a qualidade do sinal, atendimento ao cliente, tipos de planos e telefones oferecidos.

E aí, alguém mais quer deixar uma sugestão de operadora ou tem alguma dica sobre o assunto?

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

47 Resultados

  1. Felipe Santos disse:

    Olá, muito bom post!

    Visto que faz algum tempo, tem alguma atualização sobre este tema?

    Obrigado.

  2. GUSTAVO CANDIDO DA SILVA disse:

    Olá, primeiro parabéns pelo post, muito esclarecedor. Uma dúvida, comprando o chip aqui no Brasil da easysim4u, quando chegar em Toronto, ele assumirá qual operadora ? Sabe se o sinal é bom em Toronto e pega 4G ?
    Grande abraço.

  3. Thomás disse:

    Oi Livi,

    Vou pra toronto, niagara, ottawa, mont tremblant, quebec e montreal.
    Você acha que vale mais a pena mesmo comprar pelo Brasil o easysim4U? Ele pega em todas essas cidades que eu vou?? Seria só o plano de dados mesmo, de internet ilimitada.
    Ou você acha que compensa procurar em Toronto um chip com internet??

    Obrigado
    Thomás

    • Livi disse:

      Oi Thomás,

      Acho que vale mais a pena comprar o chip da EasySim4U. Se você comparar com os planos pré-pagos oferecidos pelas empresas de celular canadense vai ver que sai bem mais vantagem.
      Um abraço

      • Thomás disse:

        Eu tinha dado uma olhada por cima mesmo dos planos pré-pagos.

        E o EasySim4U pega em todas essas cidades né??

        Obrigado pela resposta Livi.
        Bjs

        • Livi disse:

          A minha prima comprou pela segunda vez esse ano e pegou legal até na costa oeste no meio das montanhas. Enquanto estava no Canadá o celular dela usava o sinal das operadoras locais.
          Bjs

  4. Júlia Bellini disse:

    Oi Livi! Eu estou morando sozinha em Hamilton, que é perto de Toronto e preciso de um chip que possa fazer ligações, mandar mensagens de texto e com internet, mas tenho 17 anos. As companhias exigem uma idade mínima para que possa fazer um plano?

    • Livi disse:

      Oi Júlia,

      Acabei de olhar no site do governo canadense e diz que em Ontário é preciso ter 18 anos para poder assinar um contrato. Mas eu recomendo que você vá direto em alguma dessas lojas que vendem celulares pois pode ser que haja alguma outra opção.

  5. Maurício Sanches disse:

    Olá Livi, minha filha viaja para o Canadá em setembro e ficará 6 meses, região de Vancouver, cidade Nanaimo. Vai comprar um celular lá. Eles já fazem a venda com o chip? Qual recomenda para ela?

    • Livi disse:

      Oi Maurício,

      Ela pode escolher comprar com ou sem chip porém aqui no Canadá eles vendem o celular bloqueado com a operadora (tem uma lei que muda isso mas não sei quando entra em vigor). Então ela tem que ficar de olho para comprar um unlocked senão terá que pagar uma pequena taxa de desbloqueio.
      Eu recomendo qualquer plano mensal sem contrato, não pega aqueles pre-paid que são horríveis. Fido, Rogers, Koodo ou wind são boas. Sendo que as duas primeiras tem o sinal melhor mas duas últimas geralmente um custo menor. Eu uso a Fido.

  6. stephanie disse:

    Olá, gostaria de saber se eu comprar o pre-pago da Fido de $70 com 2gb e não usar toda internet no mês, eu preciso carregar todo mês para ele continuar funcionando ou ele só pára de funcionar quando eu usar toda minha cota? Eu conseguiria usar por 3 meses direto sem ter que ficar carregando mensalmente, caso eu não gaste tanto a internet?

    • Livi disse:

      Oi Stephanie,

      Dei uma olhada no site deles e as opções de pré-pago que mostram são mensais ou seja, quando acabar o mês se você não carregar perde o que tem. Pode ser que nas lojas eles ofereçam alguma coisa diferente do que está no site mas não estou conseguindo ver online.

  7. Oi Livi! Eu vou ficar 6 meses em Vancouver e queria comprar um celular novo, já com um plano que sairia mais barato… será que existem planos com contrato de 6 meses só ou são só a partir de 1 ano mesmo?

    • Livi disse:

      Oi Fernanda,

      Quando fazemos um contrato o preço do aparelho sai mais barato. Geralmente os contratos tem 2 anos. No seu caso você precisaria pagar o preço do telefone normal e depois escolher qualquer plano. Não ficaria presa num contrato. Não conheço nenhum contrato de 6 meses que ofereça a compra do aparelho mais barato.

  8. Berenice disse:

    Oie! Minha filha está indo estudar 5 meses em Oshawa, próximo a Toronto. Gostaríamos de comprar só o chip de dados (internet). É possível? Não precisa de voz, nem sms. Queremos apenas acesso a internet. As operadoras tem essa opção?

    • Livi disse:

      Olá Berenice,

      Pelo que sei as empresas aqui não vendem um chip de dados para o celular sem o plano de telefonia mas eles tem tablet data plan. Dependendo do tipo de celular o chip pode ser usado no aparelho para ter acesso a internet. Procure nas empresas que falei no post “tablet data plan”. Abs

  9. Renan disse:

    Olá livi, ótimo post! Estou me preparando para minha mudança para o Canadá que se der certo vai acontecer até o final deste ano, mas uma preocupação que eu sempre tenho é como manter contato com a família aqui. Você costuma fazer ligações para o Brasil com frequência, o custo é alto?

  10. Olá. Parabéns pelo post. Viajo para Toronto em agosto, ficarei um mês estudando. Você acha que o custo x benefício compensa para ficar um mês? Eu realmente só usaria a internet.

  11. Luana Claro disse:

    Livi, seu post era exatamente o que eu estava procurando! rs

    Você sabe me dizer se existe alguma operadora que também cobre Seattle? Estou indo para o Canadá, mas vamos esticar um final de semana nos EUA.

    Beijos e obrigada!

    • Livi disse:

      Oi Luana,

      Pelo que eu saiba os planos pré-pagos não vão te dar essa flexibilidade. Para usar nos EUA o melhor é pegar um plano de lá mesmo.
      Beijos

  12. One Immigration disse:

    Post muito legal e muito útil! Compartilhamos na página da One Immigration no Facebook. Parabéns pelo ótimo trabalho!

  13. Edmar disse:

    Olá Livi, estou com um projeto de se mudar para a cidade de FAIRBANKS, sei que é um pouco isolada. Qual operadora de celular você me aconselha para essa região remota? Verifiquei os planos da Wind e achei interessante, mas será que ela funcionará nessa região? Parabéns pelo seu blog.

    • Livi disse:

      Olá Edmar,
      Desculpe não tenho certeza de qual Fairbanks você se refere pois há várias cidades com esse nome. De qualquer forma, eu pegaria umas das empresas maiores tipo Rogers, Bell, Fido. O problema da Wind é que mesmo em cidades grandes como Toronto ela tem sinal ruim se você se afastar do centro. Das menores talvez a Koodo. Mas antes de comprar verifique se Fairbanks está na região de cobertura da empresa escolhida. Abs

  14. Tiago disse:

    Oi Livi!
    Eu vou viajar para Vancouver em Outubro e ficarei oito meses por lá estudando e estou em dúvida sobre qual tipo de plano usar na cidade. Eu queria saber se compensa eu utilizar o plano Pay As You Go ou fazer um plano pós pago, onde eu não tenha que “recarregar” como no pré pago e receba uma conta mensal ?
    Obs: Eu vou levar o meu Samsung Galaxy S6 do Brasil.

    • Livi disse:

      Oi Tiago,

      Geralmente conseguimos planos melhores quando são mensais. Como você já tem um telefone e ficará alguns meses acho que seria a melhor opção. Abs e bom intercâmbio!

  15. Karoline Lacerda disse:

    Oi, vou viajar em novembro para Toronto e estava dando uma olhada nos planos pré-pagos e me parece que a Wind está com um custo benefício ótimo, você sabe me dizer se ela é uma boa operadora? ou se a Koodo ou a Fido são melhores?
    Amei seu blog! Muito eficiente!

    • Livi disse:

      Olá Karoline,

      Todas funcionam bem dentro da cidade, se estiver muito afastada dos centros urbanos as vezes a Wind não pega. Fora isso, é tranquilo.
      Abraços

  16. Oi, tudo bem! Gostaria de saber quanto aos celulares comprados sem plano (no term), as operadoras desbloqueiam eles sem pestanejar ou ha dificuldade?
    Quero saber isso para quando eu voltar para o Brasil e poder usar com o chip brasileiro.

  17. Alessandra A Verardi disse:

    Li amiga me ajuda, tenho meus pais que vao passar uns dias de ferias no Cana mas NAO FALAM NADA em ingles, e ele ta com medo de se perder então queria fazer do iphone dele, usando um aplicativo, de GPS, existe algum plano de internet ilimitada?

    • Livi disse:

      Olá Alessandra,
      Os planos pré-pagos oferecidos mudam com frequência, precisa olhar o que cada empresa está oferecendo na época que eles vierem. Dei uma olhada nas principais e não vi nenhum plano ilimitado, mas eles podem sempre adicionar mais se quiserem ou comprar algum app que não precisa de internet para usar o GPS, nesse caso é só fazer o download dos mapas antes e usar normalmente na rua, sem precisar de internet. Acho que o app Tom Tom faz isso, dá uma olhadinha no app store. Um abraço

  18. Franklin disse:

    Oi boa noite a todos vcs , sou franklin da cidade de Teresopolis região serra do eestado do rio de janeiro brasil , a única cidade pentacampeã do mundo, tenho uma dúvida vou viajar no mês de julho para a cidade de Quebec no Canadá , gostaria de saber se tem restrições se eu levar o chip do Brasil?

    • Livi disse:

      Oi Franklin,
      Não há restrições a chips de outros países porem o pacote que irá utilizar será o do Brasil, tem que ver com a sua operadora se compensa e se tem cobertura no Canadá. Celulares desbloqueados também podem ser usados sem problemas. Um abraço

  19. Luciana disse:

    Oi Livi! Estou em Toronto e ficarei por 4 meses.
    Na escola e em casa tenho internet a vontade, mas na rua, ônibus e metrô fico completamente sem!
    Preciso dela, principalmente pra me comunicar e checar os mapas.
    Sabe me dizer qual a melhor operadora pra eu comprar um chip bom!? No meu caso é melhor um pré-pago!?
    Obrigada

    • Livi disse:

      Oi Luciana, todas essas que falei no post são boas na cidade. As maiores e com melhor sinal são Bell, Rogers e Fido. A questão é ver qual está com o melhor plano no momento. Olha no site de cada uma.
      Na parte underground do metrô, geralmente o sinal de nenhuma pega mas em algumas estações do centro já possuem free Wi-fi

  20. Gostei do post estou indo ao Canadá ano que vem e ficarei um mês e estave na dúvida sobre chip pré pago e realmente me parece que a Fido em relação a preço me parece muito melhor que as outras, só queria saber se funciona mesmo? e quando adicionamos o pacote de dados ao plano escolhido quando eu for embora ele é excluídos automaticamente? Obrigado

    • Livi disse:

      Oi Junior,
      Se você comprar o chip e for colocando créditos/ pacote de dados tudo vai parar de funcionar quando os créditos acabarem mas se fizer um plano é preciso ligar para cancelar. De qualquer forma é sempre bom tirar a dúvida na hora que estiver ativando. Eu tenho Fido e como disse no texto, só tive problemas de sinal no interior de New Brunswick.

      • Obrigado Livi, eu vou para região da Nova Scotia pelo que vi acho que pega bem o sinal por lá, como vou ficar um mês achei melhor comprar um chip pré pgao lá pra usar nesses 30 dias que estiver por lá, meu interesse maior mesmo é no pacote de dados e ligação dentro da Canadá caso precise me comunicar com alguém por lá e também se não tiver sinal wi-fi por perto também. Obrigado pelas dicas aqui.

  21. Adorei… compratilhei lá no Mikix Intercâmbio 🙂
    bjão

Deixe um Comentário